Pela terceira vez presente, neste ano, a marca de beleza mais amada do Brasil*, é apoiadora oficial do Círio de Nazaré, patrimônio cultural imaterial, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Com o intuito de reforçar sua conexão com os paraenses e levando ao público ativações especiais que buscam valorizar as tradições locais, por meio da campanha “O Boticário e Círio: o amor do reencontro”. Em 2022, após dois anos sem a celebração presencial, um público recorde é esperado e já é chamado de “Super Círio de Nazaré”. Além de manifestações religiosas, é marcado pela apresentação do folclore, da arte e da cultura do Estado.
Para celebrar a grandeza da arte paraense, o Boticário se une à cantora, compositora, atriz e multi-instrumentista paraense, Fafá de Belém, para levar alegria e emoção ao povo neste ano de tantos reencontros. “A importância do Círio de Nazaré para a história do povo do Pará, falando de uma paraense como eu, é fundamental. Nós nascemos nos braços de Nazaré, assistimos ao primeiro Círio no colo de alguém e nunca mais deixamos de ser devotos a este ser de luz. Porque para nós, Nossa Senhora de Nazaré não é distante, é Naza, Nazinha, Nazoca, Nazarezinha, nossa irmã, nossa confidente maior”, explica a cantora.
O filme da campanha, “Amor do Reencontro”, estrelado por Fafá de Belém e veiculado nas mídias digitais, além de outras peças publicitárias, reforça os momentos de concentração, transbordando a expectativa do reencontro para a grande celebração nas ruas. Fafá reforça o tanto que gosta de estar conectada ao público, ela compartilha a emoção de retornar à sua terra natal para o movimento. “Foram mais de dois anos guardando esse amor dentro do peito… E agora, estamos prontos pra ganhar a rua de novo, pra agradecer, celebrar e fazer uma linda festa.”, diz para a câmera.
O vídeo, que celebra o reencontro após momentos tão difíceis enfrentados pelo país, também apresenta a coleção Amor pelo Círio, uma homenagem ao trabalho das artistas paraenses, Aline Folha, Renata Segtowick e Julia Leão, que criaram peças autorais e exclusivas, inspiradas na festa. Com os temas Amor pelo Pará, Amor pelo Povo e Amor pela Cultura, os quadros vão ser disponibilizados por meio de ação “compre e ganhe” e podem ser adquiridos nas compras a partir de R$250 reais nas lojas físicas ou WhatsApp, durante todo o mês de outubro, em diferentes cidades do Pará: Belém, Castanhal, Marabá, Parauapebas e Santarém.
“Nós concordamos quando Fafá diz que o Círio de Nazaré é uma celebração da cultura paraense. Aqui, queremos reforçar que o Boticário está de braços abertos à brasilidade do nosso povo, à nossa cultura e às nossas tradições. Queremos nos conectar com o consumidor local valorizando a cultura e identidade de cada cantinho do nosso país. E, no Pará, estamos no Círio que é a maior manifestação no estado, uma celebração democrática que se conecta ao público local e, também, atrai milhares de turistas. Temos o compromisso de colocar os paraenses no centro da campanha, como protagonistas e construindo os projetos junto conosco. Por meio de nossa campanha e da parceria com essas artistas tão importantes para o estado, queremos falar de reencontro, reforçando a emoção, o amor e a alegria que esse momento representa no coração de cada paraense”, complementa Jacqueline Tobaru, diretora de Marketing Regional do Boticário.
O Boticário está presente em três ações realizadas pela artista: o Sarau da Fafá, que abre as comemorações com uma programação artística e gastronômica; na Varanda da Fafá, ação preparada para o momento de Transladação da imagem, que ocorre em uma procissão à luz de velas; e o momento de emoção com o encerramento do Círio, quando, também da Varanda, Fafá canta para o público, junto a artistas paraenses. “Fazer parte disso é fazer parte dessa história, ser parceira de uma marca que olha para o Pará, que olha para a Amazônia, não apenas como uma peça, mas olhando para o seu povo e para os seus artistas. Nós somos meio que uma coisa distante do Brasil e eu fico muito feliz quando uma marca como o Boticário se dedica a olhar para a nossa maior manifestação de fé e paraensismo cultural e nos abraça assim”, completa a cantora.
Reforçando essa conexão com a cidade, o Boticário será o apoiador oficial da Casa de Plácido, importante local em Belém que acolhe os romeiros durante o Círio. Pensando no bem-estar do público, a marca doou produtos como loções hidratantes, sabonetes líquidos, álcool gel e outros, para atender os romeiros na Casa. “Estar presente nessa grandiosa manifestação, valorizar a cultura e os artistas da região é uma forma que o Boticário tem de reconhecer e retribuir todo o carinho que a marca recebe dos paraenses”, finaliza Jacqueline Tobaru, diretora de Marketing Regional do Boticário.
FICHA TÉCNICA FILME
Agência: Ideia 3
Título: Amor do Reencontro
Direção de Criação: Wilton Oliveira
Redação: Pedro Cajueiro, Luriana Moraes
Direção de Arte: Paulo Germano, Belizza Santana, Victor Fernandes
RTVC: Rafael Picón
Atendimento: Hanne Rischard, Janaina Lanes, Nathalie Vallini, Leticia Fekete, Julyanna Santos
Planejamento: Renata Schubach, Ive Deonísio, Jô Barros
Mídia: Eder Galindo, Moisés Silva, Rodrigo Stabolito, Lorena Oliveira, Sarah Almeida, João Braz
Produtora de vídeo: Clarté Filmes
Produtora de áudio: Back2Back Produções Sonoras
Rosto da Campanha: Fafá de Belém
Diretor / Diretor de Fotografia: Thiago Pelaes
Diretor de Fotografia / Operador de Câmera: Igor Amaral
Operador de Câmera Making-of: Diego Carvalho
Assistente de Câmera 1: Paulo Castro
Assistente de Câmera 2: Vinícius Silva
Técnico de Som Direto: Victor Kato
Coordenação de Produção: Tayana Pinheiro
Coordenação de Produção de Base: Brenda Silvestre
Produtor de Base e Logística: Renato Lima
Produtor de SET: Wilson Paz
Assistente de Produção: Alice Paz, Thays Pinheiro
Make e Moda: Neto Navarro
Equipe Elétrica e Maquinária: Axson Félix, Angelo Conte, Luis Celso, Joaquim Tavares
Produtor de locação: Robson Campbell
Direção de Arte: Patrícia Gondim
Assistente de Arte: Marillac Rocha, Fernanda Melo
Aprovação: Rafael Marconi, Jacqueline Tobaru, Anderson Carvalho, Suellen Scharchak, Fernanda Gomes, Tatiane Vasconcelos