Início Notícias Microsoft e Ministério da Educação firmam acordo para oferecer o Office 365...

Microsoft e Ministério da Educação firmam acordo para oferecer o Office 365 Educacional A1 e Microsoft Teams online e gratuitamente

Iniciativa visa atender servidores, professores e estudantes de escolas públicas municipais, estaduais, institutos e universidades federais de todo o País. Estimativa é atingir mais de 38 milhões de pessoas

378
0


A Microsoft e o Ministério da Educação (MEC) firmaram um acordo de cooperação para oferecer o Office 365 Educacional – versão A1 – que inclui o Teams, para todas as secretarias municipais, estaduais, institutos e universidades federais. O objetivo é garantir que todos os alunos e professores do setor público do País, estimados em mais de 38 milhões de brasileiros, tenham acesso à plataforma gratuitamente, oferecendo diversos recursos para o processo de ensino-aprendizagem mediado por tecnologia, incluindo a possibilidade de ensino híbrido, reflexo do novo cenário educacional após a pandemia de Covid-19.
O Office 365 Educacional A1 é gratuito e funciona na nuvem, possibilitando um ambiente de aprendizagem online, colaborativo e que pode ser realizado em qualquer lugar e em diferentes dispositivos. Ele auxiliará na transformação digital das mais de 130 mil escolas públicas espalhadas pelo território brasileiro, servindo de apoio para as instituições adequarem a ferramenta à realidade do estudante, além de aprimorar e fortalecer a prática pedagógica inclusiva, que respeita os processos de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos, eliminando barreiras e promovendo a plena participação de todos, incluindo alunos com algum tipo de deficiência ou necessidade especial, em todos os cenários de ensino.
“A Microsoft acredita que a tecnologia é uma importante ferramenta de apoio à educação. Com este acordo iremos beneficiar instituições de ensino e estudantes de todo o País com acesso a plataformas e softwares como Word, Excel, PowerPoint, OneNote e Outlook, que já se tornaram exigências no mercado de trabalho. Somadas ao Microsoft Teams, que é utilizado por milhões de estudantes e professores no Brasil e em diversas outras regiões do mundo, será possível criar um ambiente colaborativo para o desenvolvimento de aulas no formato remoto ou híbrido e estimular o trabalho em grupo entre os estudantes”, afirma Alessandra Karine, vice-presidente de Vendas do Setor Público, Saúde e Educação da Microsoft Brasil.
A parceria também impulsionará a implementação das ações do Programa de Inovação Educação Conectada (Piec), do Ministério da Educação, que tem o objetivo de apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade, por via terrestre e satelital, e fomentar o uso de tecnologia digital na Educação Básica. O Programa foi elaborado com quatro dimensões: visão, formação, recursos educacionais digitais e infraestrutura que se complementam e devem estar em equilíbrio, para que o uso de tecnologia digital tenha efeito positivo na educação.
”O grande desafio da educação brasileira reside na equalização do ensino e acesso ao contexto digital. Atualmente, agravado pela pandemia. Ao mesmo tempo que precisamos nos preocupar com infraestrutura básica estrutural e conectividade, não podemos nos furtar a gerar resultados rápidos em sequência para aqueles que avançaram e continuam avançando, sendo capazes de recepcionar a jornada digital no ciclo de aprendizagem. Estamos buscando consolidar uma visão de transformação digital vertical do ensino, desde a base da conectividade, passando pela gestão acadêmica e informacional, alcançando novas experiências e habilidades digitais, incluindo a inovação no ensino”, pondera André Castro, Subsecretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério da Educação.

Artigo anteriorNatura tem mais de 50 vagas disponíveis para candidatura gratuita na Catho
Próximo artigoContinental Pneus apresenta novo novo head de marketing
Editor Executivo do Portal CidadeMarketing.com.br > Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Sergipe. Possui MBA Executivo em Administração com ênfase em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - Rio de Janeiro. Consultor, Palestrante e Pesquisador sobre Empreendedorismo, Marketing, Redes Sociais e Negócios Digitais. Professor, Palestrante TedxTalks e Campus Party. Twitter: @ThalesBrandao

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui