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Em campanha para evitar golpes, WhatsApp lança “teste de DNA” em ação bem-humorada com João Kleber e Christina Rocha

Criada pela Media.Monks em parceria com o Creative X, campanha traz Christina Rocha e João Kleber para ressaltar a importância de comprovar a origem de pedidos recebidos no app

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Reprodução

O WhatsApp lançou ontem (18) uma nova ação no Brasil com foco em segurança, dessa vez chamando a atenção para as tentativas de golpes que podem acontecer no aplicativo quando uma pessoa tenta se passar por algum conhecido para pedir dinheiro ou solicitar informações importantes. 

Com uma linguagem bem-humorada, a ação “teste de DNA – Duvide No Ato” traz dois personagens icônicos da televisão brasileira, os apresentadores João Kleber e Christina Rocha, que instigam os usuários a confirmarem a veracidade das solicitações recebidas por meio de ferramentas da própria plataforma como câmera, imagens, figurinhas e áudio. Juntos, eles ressaltam a importância de exigir uma confirmação caso o usuário receba um pedido de

dinheiro urgente de alguém que afirma ser um amigo ou familiar.

“O WhatsApp é um aplicativo super seguro, mas sabemos que algumas pessoas agem de má fé para aplicar golpes por meio de engenharia social. Então, essa ação tem o intuito de abordar um tema sério de forma leve, para conscientizar os usuários e mostrar que eles estão no controle e podem se proteger contra golpes e fraudes”, afirma Taciana Lopes, head de Marketing para o WhatsApp. 

“Tem tanta gente tentando se passar por alguém da sua família, que não teria melhor maneira para chamar a atenção do público brasileiro do que um bom teste de DNA. E nada mais apropriado do que trazer Christina e João, nossos especialistas, para dar uma ajuda”, destaca Luciana Haguiara, Diretora Executiva de Criação da Media.Monks. 

Os apresentadores são as estrelas do filme, que pode ser visto no Facebook e no Instagram, além de estarem presentes nos tutoriais com dicas para que os usuários fiquem atentos às tentativas de golpes. A campanha também conta com ações com influenciadores, participação de João Kleber no podcast PodPah no YouTube, GIFs para Instagram que podem ser utilizados para avisar sua rede do golpe, e o lançamento de um pacote de figurinhas que estará à disposição em um BOT de WhatsApp para que o usuário “Duvide No Ato” quando uma mensagem atípica chegar, desde as imagens mais diretas, até as mais divertidas. 

Esta ação faz parte de um esforço maior do WhatsApp, iniciado em março de 2020, com diversas campanhas educativas anti-golpes para conscientizar e ajudar seus usuários a se protegerem no aplicativo, trazendo dicas de segurança e informações sobre os recursos disponíveis na plataforma. As ações buscam atingir um público diverso, que reflete o perfil dos usuários do aplicativo, e abordar temas sérios de forma divertida para chamar a atenção da audiência.

Pacote de figurinhas (link para o BOT) – https://wa.me/551127705032?text=Quero%20minhas%20figurinhas%20para%20Duvidar%20No%20Ato%20dos%20golpes!🤩

Ficha Técnica 

WhatsApp

Head de Consumer Marketing Brasil; WhatsApp, Facebook e Instagram: Beatriz Bottesi

Head de Marketing, WhatsApp, Brasil: Taciana Lopes

Consumer Marketing Manager, WhatsApp, Brasil: Andrea Faccio

Consumer Marketing, WhatsApp, Brasil: Beatriz Cury

Head of Marketing Research; WhatsApp, Facebook e Instagram: Fabio Roberti Pulga

Strategic Media Planning; WhatsApp, Facebook e Instagram: André Gramorelli

Strategic Media Planning; WhatsApp, Facebook e Instagram: Ligia Mattos Olimpio

Marketing, Facebook, Brasil: João Pedro Ernandes

Co-Criação 

Vice President, WhatsApp Creative X: Amanda Goodspeed

Global Head of Creative, WhatsApp Creative X: Rodrigo Moran

Global Creative Director, WhatsApp Creative X: André Felix e Lucas Heck

Production Strategist, WhatsApp Creative X: Fernanda Fonseca 

Agency: Media.Monks
Executive Creative Director: Luciana Haguiara e Bruno Prosperi

Creative Director: Paulo Yanaguizawa

Head of Art: Bruno Bacci

Copywriters: Deco Artilheiro, Mayara Ribeiro e Ygor Silva
Art Directors: Bruno Bacci e Tieri Wince
Account Lead: Alex Amorim e Rafael Rizzo

RTV: Paula Mazini e Bruno Silva

Produtora de imagem: Sugarcane Filmes

Direção geral: Diego Locatelli

Assistente de Direção: Beatriz Salati

Produtor executivo: Igor Selingarde

Atendimento: Beatriz M Biasillo

Coordenador de produção: Murilo Paiva

Diretor de fotografia: Victor Alencar

Diretor de Arte: Thiago Cusack

Figurinista: Silvana Moura 

Diretores de produção: Fellipe Zamberlan e Murilo Paiva

Gaffer: Deda Brito e Jailson de Castro Lessa

Maquinista: Alan Reis

Maquiadora: Iris Bittencourt 

Montador: Felipe Bartorilla   

Coordenador de pós: Giovanna Ohl

Finalizador: Felipe Bartorilla

Motion Graphics: Gabriel Fontenele, Henrique Trendo e Júlio César de Albuquerque

Color Grading: Júnior Xis

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Editor Executivo do Portal CidadeMarketing.com.br > Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Sergipe. Possui MBA Executivo em Administração com ênfase em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - Rio de Janeiro. Consultor, Palestrante e Pesquisador sobre Empreendedorismo, Marketing, Redes Sociais e Negócios Digitais. Professor, Palestrante TedxTalks e Campus Party.

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