Início Eventos 16° Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo

16° Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo

O programa do evento inclui painéis com temas relevantes sobre a imprensa brasileira e internacional, de novas técnicas de apuração às iniciativas que estão mudando o estado da arte da reportagem.

0

O comunicador digital e influencer Felipe Neto, e o senador e relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL) estão entre as atrações principais do 16° Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, promovido pela Abraji a partir da próxima segunda-feira, dia 23. O evento contará com 30 convidados estrangeiros, além de jornalistas nacionais, e abordará temas como ataques à imprensa, modelos de negócios e sustentabilidade, assédio judicial, segurança digital, meio ambiente, riscos à democracia, racismo, pandemia e desinformação. As inscrições gratuitas podem ser realizadas pelo link https://eventos.congresse.me/congressoabraji

Prepare-se para acompanhar o maior evento de jornalistas do país entre os dias 23 e 27 de agosto de 2021. O 16º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji será realizado virtualmente, pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia de covid-19. Estão programados também para o mês de agosto o VIII Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo (28 de agosto de 2021) e o 3º Domingo de Dados (29 de agosto de 2021)

A cobertura desta 16ª edição será comandada pela redação laboratório do Projeto Repórter do Futuro, da Oboré Projetos Especiais. O blog desse trabalho colaborativo estará disponível em breve para o público.

O programa do evento inclui painéis com temas relevantes sobre a imprensa brasileira e internacional, de novas técnicas de apuração às iniciativas que estão mudando o estado da arte da reportagem. O Seminário de Pesquisa mostra trabalhos acadêmicos realizados pelas universidades brasileiras e, este ano, incluirá debates sobre questões atuais que interessam a professores, pesquisadores e estudantes. O Domingo de Dados fornece ferramentas para lidar com dados abertos, transparência, ciência de dados e demais tecnologias.

Pelo segundo ano consecutivo, em decorrência da conjuntura de crise econômica, que impactou de forma significativa nas redações e nas diversas atividades desempenhadas pelos profissionais de imprensa, o 16º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo será gratuito.

A Abraji, no entanto, depende da contribuição dos participantes para continuar atuando em defesa do jornalismo e promovendo encontros e eventos que garantam o fortalecimento da imprensa. A organização do evento convida aqueles que tiverem condições a contribuírem com qualquer valor ao fazer a inscrição.

Assim como em 2020, na versão digital do Congresso haverá palestras gravadas e ao vivo. O formato é parte de um esforço para garantir qualidade, bem-estar e tranquilidade tanto para os palestrantes quanto para os participantes.

A interação entre a audiência na plataforma, durante o congresso, é muito bem-vinda. Além disso, os participantes terão a oportunidade de contribuir para os debates ao vivo com o envio de perguntas. Para enviar perguntas aos palestrantes dos painéis gravados, é preciso nos acompanhar no Twitter, Facebook e Instagram. Durante o período de gravação, entre os meses de julho e agosto, a Abraji solicitará, nas redes sociais, o envio de perguntas que poderão ser respondidas pelos nossos convidados do Brasil e do mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui