Início Notícias Lula critica o empreendedor Elon Musk, afirmando que ele “não produziu um...

Lula critica o empreendedor Elon Musk, afirmando que ele “não produziu um pé de capim neste país”

No domingo passado (7), Alexandre de Moraes tomou a decisão de incluir o empreendedor no inquérito sobre as Milícias Digitais.

0
Reprodução/Gov

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou críticas contundentes ao empreendedor Elon Musk durante um evento no Palácio do Planalto nesta quarta-feira (10). Embora sem mencionar diretamente o nome de Musk, dono da rede social X (antigo Twitter) e da SpaceX, Lula expressou sua preocupação com a ingerência de figuras estrangeiras nos assuntos internos do Brasil, especialmente no que diz respeito ao sistema judiciário e à soberania nacional.

Durante seu discurso, o ex-presidente lamentou a postura do empreendedor, ressaltando que ele não possui vínculos com o Brasil além de seus interesses comerciais. “Se a gente quer viver em um regime democrático ou não. Se a gente vai permitir que o mundo viva a xenofobia e o extremismo, que é o que está acontecendo, com o crescimento do extremismo de extrema-direita. Eles se dão ao luxo de permitir que um empresário americano, que não produziu um pé de capim neste país, ouse falar mal da Corte brasileira, dos ministros brasileiros e do povo brasileiro”, afirmou Lula.

As críticas de Lula surgem em meio a um contexto político turbulento, no qual a postura do empreendedor em relação ao Judiciário brasileiro, sistema eleitoral e atual presidente do Brasil tem sido alvo de intensos debates.
Este não é o primeiro embate público entre Lula e o empreendedor que comanda a plataforma X (anteriormente conhecida como Twitter) e a SpaceX, empresa de exploração espacial.  Na semana passada, Lula disse que “tem bilionário tentando fazer foguete” e que terá que “aprender a viver” na Terra.

No domingo passado (7), Alexandre de Moraes tomou a decisão de incluir o empreendedor no inquérito sobre as Milícias Digitais, após uma série de postagens críticas do bilionário na plataforma, contestando as decisões do Judiciário brasileiro e insinuando desobediência às medidas judiciais determinadas.  Em mensagens publicadas em sua conta oficial no X, o bilionário descreveu Moraes como um “ditador”, alegando que o ministro do STF tinha “Lula na coleira” e fez ameaças de desbloquear perfis suspensos no Brasil.

O embate envolvendo Elon Musk, o judiciário brasileiro e o governo atual do país está gerando uma repercussão mundial, destacando-se como ponto central do debate a questão da liberdade de expressão, a influência das redes sociais na esfera pública, movimentos políticos, decisões judiciais, limite do poder judiciário e o público brasileiro que utiliza a internet, sendo este último um dos principais alvos de atenção financeira e de audiência para a plataforma X (antigo Twitter).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui