Início Notícias 5 erros de marketing comuns que podem ser evitados com as ferramentas...

5 erros de marketing comuns que podem ser evitados com as ferramentas corretas

As estratégias de marketing mudam com o passar do tempo. De maneira similar, as ferramentas associadas também evoluem e se desenvolvem, trazendo novas possibilidades para os negócios.

0
Foto de Designtoasty por Unsplash

As novas tecnologias facilitam trabalhos cotidianos em qualquer área do mercado. Além dos auxílios mais óbvios, como a eliminação de tarefas repetitivas, existem também os usos criativos, dentre os quais destacam-se as (cada vez mais frequentes) inteligências artificiais. As possibilidades são infinitas.

Isso significa também que o contrário, quando não aproveitamos das novas tecnologias para tarefas profissionais, pode trazer resultados catastróficos. Em um mundo que não para, estar preso a estratégias de mercado defasadas representa a diferença entre o sucesso e o fracasso da empreitada.

A fim de evitar esses e outros reflexos negativos, é importante conhecer os principais erros cometidos durante todas as etapas de projetos de marketing e suas estratégias. Para este texto, vamos nos focar em 5 erros de marketing comuns que podem ser evitados com o uso das ferramentas corretas.

1 – Desconhecer o público-alvo do negócio
A primeira etapa de qualquer estratégia de marketing envolve conhecer o público-alvo para quem a mensagem (e o produto ou serviço sendo ofertado) é destinada. Isso pode ser feito utilizando ferramentas das redes sociais, disponíveis em plataformas como o X, o Facebook e o Instagram.

Quando uma campanha é criada sem esse conhecimento, não somente a eficácia da mensagem vai por água abaixo, como também os recursos investidos nos projetos. Além disso, o direcionamento correto aumenta a proximidade entre o público-alvo e a marca, aumentando a fidelização e as vendas.

2 – Desorganização nas tarefas
No item anterior nós falamos que o conhecimento é uma das primeiras etapas de uma estratégia de marketing, mas precisamos elaborar que ela faz parte de algo maior, que é o planejamento. Esse planejamento só é possível com a ajuda de ferramentas de gestão de projetos adequadas às tarefas.

O Kanbanize (by Businessmap) é uma dessas ferramentas. Trata-se de um software destinado às mais variadas tarefas de organização de projetos, permitindo que sejam estabelecidos cronogramas, trabalhos com times integrados, acompanhamento de etapas e automação, facilitando o desenvolvimento no marketing.

É interessante destacar também a interface da plataforma de software, ideal para profissionais de diferentes setores, nas situações em que a gestão opte por integrar colaboradores de outras áreas fora do marketing. Levando em conta a importância do planejamento, o programa tem valor irrefutável.

3 – Não estudar resultados de campanhas anteriores
Ao final de uma campanha de marketing, os resultados obtidos com o auxílio de ferramentas devem ser registrados e analisados, a fim de que se leve em conta o que foi aprendido em campanhas prévias. Os negócios que falham em realizar esse tipo de reflexão têm maiores chances de falhar futuramente.

4 – Falta de comunicação direta com clientes
O mau atendimento é uma das principais reclamações de clientes de qualquer setor do mercado. Desde e-commerce que vendem produtos até negócios que oferecem serviços pela internet, falhar na comunicação com o público-alvo tem prejuízos catastróficos para a imagem de uma marca.

Uma solução simples, mas muitas vezes ignorada, é a automação de algumas tarefas, o que permite que os profissionais que antes gastavam tempo com atividades que não exigiam pensamento crítico possam dedicar-se à comunicação direta com os clientes, observando suas reclamações e desejos.

5 – Ser inflexível nas estratégias de marketing
O marketing digital muda a cada dia, o que significa que as empresas devem mudar de acordo. E isso envolve muito mais do que conceitos abstratos, tratando também de novas redes sociais que surjam e mudanças de paradigmas em questões sociais. Ser inflexível com o marketing é um tiro no pé.

Considerando que o marketing digital é essencial para a sobrevivência de um negócio online, vale investir nas ferramentas adequadas. A partir de lições aprendidas no passado ou observadas em concorrentes, fica mais fácil saber como conduzir estratégias de marketing e minimizar os erros.


Autor do Artigo: Niccolas Paganini
E-mail: niccolas.paganini@gmail.com
Foto de Designtoasty por Unsplash

“As opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade de seus autores, e não necessariamente refletem a opinião do CidadeMarketing e de seus editores sobre o assunto.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui