Início Notícias Pesquisa de Mercado Consumidores sentem no bolso o aumento do preço do queijo

Consumidores sentem no bolso o aumento do preço do queijo

Das sete regiões metropolitanas analisadas pela Kantar, o Rio de Janeiro é o que mais consome um único tipo de frios durante as refeições.

0
Foto: Thales Brandão

Com o crescimento de preço expressivo – alta de 26,3% em valor na comparação entre o segundo trimestre de 2022 e o mesmo período deste ano –, os brasileiros estão fazendo render mais o queijo comprado – aumento de 6,4% em ocasiões de consumo. Isso significa que estão deixando de comer, em média, meia fatia por refeição para conseguir manter os frios no carrinho.


Os dados da Kantar, líder em dados, insights e consultoria, apontam que o queijo fatiado é o único formato que apresenta crescimento em volume na variação estudada – aumento de 3%. A contribuição para a alta é puxada pela muçarela (+2,5%), sendo que prato é o único tipo que contribui negativamente (-1,8%) com a categoria.

Em relação ao perfil de comprador, os Heavy Buyers (consumidores assíduos) são os que mais contribuem com a categoria. Os clientes fazem parte das classes D e E, têm mais de 50 anos de idade, compram no varejo tradicional e são residentes de regiões metropolitanas do Sul (Curitiba e Porto Alegre) e de São Paulo.

É válido destacar que, apesar do incremento nas ocasiões de consumo, o queijo sofre perda de espaço para o presunto. Com menor repasse de preço (+12,8% no segundo trimestre de 2023 em comparação com o mesmo intervalo de 2022), os brasileiros estão comprando mais desse embutido e incrementando suas refeições com aumento de volume médio (+12%).

 

Das sete regiões metropolitanas analisadas pela Kantar, o Rio de Janeiro é o que mais consome um único tipo de frios durante as refeições: 88% das ocasiões são feitas com um ingrediente, sendo que metade delas são apenas com queijo. As outras cidades que fazem parte do estudo são Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui