De acordo com o dicionário, “empreender” significa “decidir realizar” e “tentar”. E como parte das comemorações de 51 anos do Sebrae, a nova campanha publicitária da instituição, criada pela Artplan, traz o foco para aqueles que, ao enxergarem as oportunidades, colocam seus projetos em execução. O conceito da comunicação busca valorizar as iniciativas dos empreendedores de micro ou pequenos negócios, que muitas vezes não se reconhecem como agentes transformadores.
Donos de carrinhos de vendas, barracas, salões, entre outros, são homenageados, de uma forma leve e bem-humorada. No filme, um narrador dialoga com diversos proprietários de pequenos negócios para evidenciar o perfil singular destes empreendedores e toda contribuição deles à economia.
Além do filme principal, que traz três versões de 90”, 60” e 30”, a campanha contará com ativação nas redes sociais, com conteúdos específicos em cada post. A comunicação também salienta o dia 05 de julho, data do aniversário do Sebrae, com veiculação em diversos meios de comunicação, especialmente em TV e internet.
“O Sebrae, nestes 51 anos, sempre foi o grande parceiro dos micro e pequenos empreendedores. Mas que, na maioria das vezes, nem se reconhecem e se dão conta da importância real que têm. Essa campanha é sobre e para os milhões de Donos espalhados pelas nossas ruas. Aqueles que se viram e colocam a mão na massa todos os dias, sempre com sorriso no rosto e com a garra natural do brasileiro”, comenta Gustavo Tirre, diretor executivo de Criação da Artplan.
Ficha Técnica
Agência: Artplan Comunicação
Cliente: Sebrae
Campanha: Aniversário de 51 anos
Aprovação no Cliente: Henrique Souza, Eduardo Duarte e Marcelo Porlan
Diretor-Geral: Duda Moncalvo
Diretor Executivo de Criação: Gustavo Tirre
Diretores de Criação: Gustavo Dois e Thiago Diniz
Diretor de Arte: Gustavo Dois
Redator: Thiago Diniz
Gerente de Conteúdo: Nara Grilo
Equipe de Conteúdo: Maria Elisa Medeiros, Paula Ribeiro, Gabriela Magalhães
Diretora de Atendimento: Cacá Malta
Equipe de Atendimento: Clara Bianchi, Gabriel Moura
Gerente de Projetos: Fernanda Barbosa
Diretor de Planejamento: Fernando Torres
Equipe de Planejamento: Ana Reis e Ana Quintiliano
Diretora de Mídia: Maíra Orempuller
Equipe de Mídia: Thayse Arruda, Fellipe Freitas, Filipe Braga, Juliana Lopes
Diretor de Creative Data: Diogo Bobsin
Equipe de Creative Data: Larissa Alves, Fernanda Melo, Rafael Melo e Wilas Santos
Diretor de Produção: Daniel Oda
Equipe de Produção e RTV: Sayuri Hirako, Daniela Crystinne, Amanda Nobre, Adriana Berquó e Rafael Toscano
Produtora de Vídeo: Sentimental Filmes
Diretores de Cena: Irmãos Meirelles
Diretora de Fotografia: Ju Dutra
Produtor Executivo: Marcos Araujo
Atendimento produtora: Amanda Arcaro e Wanda Tigre
Diretora Operacional e de Atendimento produtora: Renata Pimenta
Head de Produção: Renata Picheco
Coordenação de Produção: Chélide Texeira
Diretor de Arte: Leticia Bueno
Pós-produção: Anita Nadai e Thaiz Rosalino
Montador: Sérgio Diniz
Color: Psycho
Produtora de Áudio: Elos Estúdio
Direção Musical: Dito Martins e Flávio Morgade
Atendimento produtora: Dito Martins e Flávio Morgade
Produção Executiva e Produção: Flávio Souza, Dito Martins e Flávio Morgade