Início Notícias Martinho da Vila tem especial no programa Samba na Gamboa da TV...

Martinho da Vila tem especial no programa Samba na Gamboa da TV Brasil

Produção da emissora pública presta homenagem ao célebre artista

0
Crédito: Kamyla Abreu / TV Brasil

Para celebrar a vida e a obra do experiente sambista Martinho da Vila, bamba que comemora 85 anos neste domingo (12), a TV Brasil apresenta uma edição especial do Samba na Gamboa com o veterano ao meio-dia. O homenageado festeja a trajetória e o legado artístico com sucessos do seu repertório em um animado encontro com o também cantor e compositor Diogo Nogueira, apresentador do programa.

Anfitrião e convidado revisitam a carreira do irreverente artista e destacam sua importância no universo do samba com muita música, histórias e risadas. Martinho da Vila e Diogo Nogueira entoam clássicos do sambista que marcaram época e fazem parte do cancioneiro do gênero como “Canta, canta minha gente”, “Ex-amor” e “Disritmia”.

Ao longo da atração, Martinho da Vila demonstra seu gosto pelo partido alto e sua relação com a África. A importância desse vínculo para celebrar a ancestralidade negra tão presente em sua obra é expressa em diversas faixas de sua longa discografia.

O sambista fluminense natural de Duas Barras revela a Diogo Nogueira que seus laços com a folia já pareciam predestinados: nasceu em um sábado de carnaval. Tão afeito ao tema, Martinho José Ferreira carrega em seu nome artístico a escola de samba do coração.

De 1938 para cá, porém, não foi só de samba que o bamba viveu. O também escritor teve formação variada e diversos trabalhos, mas para alegria dos amantes da cultura, decidiu se dedicar exclusivamente à carreira musical. Ainda na juventude Martinho apurou o gosto pelas letras, acordes e sons em blocos.

Sobre a produção

No ar desde 2008, o programa musical Samba na Gamboa é uma produção da TV Brasil apresentada pelo bamba Diogo Nogueira que recebe personalidades consagradas e artistas em início de carreira para papo e cantoria na telinha da emissora pública. A atração destaca talentos de várias vertentes da música nacional.

A nova geração está representada por jovens como Arlindinho, Juninho Thybau, Mingo Silva e Nego Álvaro, entre tantos outros. Já a turma com bagagem de sobra reúne a saudosa Beth Carvalho e astros como Zeca Pagodinho, Sombrinha, Teresa Cristina, Roberta Sá, Xande de Pilares, Pretinho da Serrinha e Nilze Carvalho, além dos grupos Fundo de Quintal, Amigos do Pagode 90 e Casuarina.

Produzido pela TV Brasil em parceria com a Giros, o Samba na Gamboa tem direção geral de Belisário França. A banda que acompanha Diogo Nogueira no programa é formada por Alceu Maia (produção musical e cavaquinho), Cacau de Castro (surdo), Carlinhos de Castro (pandeiro), Daniel Félix (percussão), Victor Neto (sopros) e Wallace Peres (violão sete cordas).

Com janela semanal na programação do canal público, aos domingos, ao meio-dia, o programa Samba na Gamboa também pode ser acompanhado sob demanda pelo app TV Brasil Play. As edições da atração ainda estão no site e nas redes sociais da emissora.

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

Serviço

Samba na Gamboa – domingo, dia 12/2, às meio-dia, na TV Brasil

Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil

Twitter – https://twitter.com/TVBrasil

Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil

YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil

TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui