Início Notícias “CNN Nosso Mundo” debate o bem-estar da mulher no trabalho

“CNN Nosso Mundo” debate o bem-estar da mulher no trabalho

Pesquisa mostra que o trabalho tem impactado negativamente a saúde mental das mulheres

0
Divulgação


No “CNN Nosso Mundo” deste sábado, 18 de junho (23h45), a jornalista Viviane Duarte, fundadora e CEO da consultoria sobre gênero e diversidade Plano Feminino e presidente do Instituto Plano de Menina, fala sobre as mulheres e o bem-estar no mercado de trabalho. Ela debate o tema com as apresentadoras Glória Vanique, Letícia Vidica, Rita Wu e Lia Bock.

O episódio comenta o recém-criado índice de bem-estar das mulheres no trabalho, que apresenta os primeiros resultados nada animadores. O índice foi lançado este ano a partir de uma pesquisa da plataforma digital Todas Group, voltada para impulsionar as jornadas profissionais das mulheres. O estudo mostra que 70% das participantes estão preocupadas ou deprimidas em função do trabalho e 45% têm confiança de que podem conquistar tudo que desejam na empresa. No entanto, 53% alegam não acreditar no apoio genuíno das empresas no desenvolvimento de lideranças femininas. A pesquisa também identificou que o trabalho tem impactado negativamente a saúde mental das mulheres, prejudicando o sono e a rotina de atividades físicas. “Saúde mental é tudo. A gente cuidar da nossa cabeça nos ambientes corporativos, onde tem muita competição, é muito importante”, alerta Viviane.

A CEO justifica os resultados da pesquisa pelo tipo de tratamento que as mulheres ainda recebem. “A gente muitas vezes é invalidada, invalidam os nossos sonhos, as nossas ideias, de qualquer lugar que a gente possa ter nascido”, afirma, Segundo ela, é muito importante que o poder seja democratizado para encorajar o sexo feninino, principalmente no mercado de trabalho.

Viviane fala sobre as imposições culturais atribuídas ao sexo feminino. “A gente vai crescendo numa caixinha e na hora de falar sobre poder parece que a gente embarga a voz. Então, precisamos trabalhar mais a nossa autoestima e olhar para as nossas potências”, destaca Ela apontando, ainda, outros padrões de comportamento que afetam o desenvolvimento profissional: “Parece que as mulheres não podem falar de dinheiro, mas mulheres precisam ser business, sim”, afirma.

O “CNN Nosso Mundo” vai ao ar aos sábados, às 23h45, pela CNN Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui