Início Notícias CNN Brasil lança projeto especial sobre 100 anos do Modernismo

CNN Brasil lança projeto especial sobre 100 anos do Modernismo

Produtos em diversos formatos estreiam no dia 14 de fevereiro

0
Divulgação


Para celebrar o centenário da Semana de Arte Moderna, a CNN Brasil lança um projeto especial com produtos em diversos formatos. Uma série para a televisão, um podcast, conteúdo para o site, YouTube, redes sociais e CNN Rádio serão exibidos entre os dias 14 e 18 de fevereiro.

A série com cinco episódios é comandada pelo jornalista Renan Fiuza, que a cada dia da semana entrará, ao vivo, no “Prime Time”, de um lugar da capital paulista. Na estreia, ele estará no Theatro Municipal de São Paulo, onde foi realizada a Semana de Arte Moderna de 1922. A manifestação organizada por intelectuais e artistas rompeu com o tradicionalismo cultural, defendendo uma nova estética, independente das correntes europeias e mais associada à cultura brasileira. Os principais nomes do movimento são Anita Malfatti, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Graça Aranha, Victor Brecheret, Plínio Salgado, Menotti Del Picchia e Guilherme de Almeida.

Com participação de artistas de várias áreas, pesquisadores, escritores e arquitetos, as reportagens falam de história, representatividade e do legado do Modernismo. Entre os entrevistados estão o jornalista Ruy Castro, o artista muralista Eduardo Kobra, a dupla Os Gêmeos, a bailarina Ingrid Silva e Tarsilinha sobrinha-neta da pintora Tarsila do Amaral, um dos principais artistas do movimento, autora do quadro “Abaporu”.

Renan Fiuza conta a história da Semana de Arte Moderna, visita os locais frequentados pelos integrantes do movimento e constrói uma reflexão sobre a importância do evento para a cultura brasileira, incluindo as transformações da arquitetura de São Paulo, que possui inúmeros edifícios modernistas. A série também aborda diversidade, representatividade, avanços culturais e as perspectivas para a arte do futuro.
Simultaneamente à exibição na tv, algumas das entrevistas da série serão transmitidas pela CNN Rádio. No dia da estreia, o maestro João Carlos Martins também estará ao vivo na rádio, às 10h20, com Thais Herédia e Sidney Rezende.
Conteúdo digital

O site da CNN Brasil vai expandir o conteúdo da série, publicando no site da marca todos os episódios, com novos textos de Renan Fiuza. As entrevistas com os especialistas e as personalidades ouvidas, que precisaram ser editadas para inclusão nas reportagens, vão ser reproduzidas na íntegra pelo site, como conteúdo extra.

Podcast nas plataformas de streamings
O podcast “Semana de 22: bem mais que o modernoso” terá cinco episódio lançados ao mesmo tempo, no dia 14 de fevereiro, nas principais plataformas de streaming de áudio e no site da CNN Brasil. A série, comandada pela repórter e apresentadora Paula Martini, faz uma reflexão sobre a herança do movimento cem anos depois.

O conteúdo revisita o passado, questiona o impacto nos dias atuais e o que a Semana de Arte Moderna representa para a cultura do país. Os episódios contam com entrevistas do escritor e jornalista Ruy Castro, da historiadora Mary Del Priore, da professora do Instituto de Estudos Brasileiros da USP, Ana Paula Cavalcanti Simioni, da cineasta Sabrina Fidalgo, da doutora em História da Arte Regina Teixeira de Barros, da professora da FAAP e organizadora do livro “Modernismos 1922 – 2022, Gênese Andrade, do filósofo Luiz Armando Bagolin e do escritor Jeferson Tenório.

Todo o conteúdo do projeto da CNN Brasil sobre o centenário da Semana de Arte Moderna de 22 ficará disponível sob demanda (VoD) no canal do YouTube da CNN Brasil.

O projeto especial sobre os 100 anos do Modernismo será exibido de 14 a 18 de fevereiro em todas as plataformas da CNN Brasil: tv, rádio, site, Youtube e redes sociais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui