Início Notícias Digital Site Otimizado: O que é SEO e tráfego orgânico

Site Otimizado: O que é SEO e tráfego orgânico

Por que investir em SEO?

282
0
Foto: Freepik

Muito se ouve falar de “site otimizado”, mas, na prática, o que é isto? Como fazer? As respostas se resumem a um termo em inglês: Search Engine Optimization; também conhecido como SEO.

O termo “site otimizado” nada mais é do que deixar seu site legível para os buscadores. Se isso acontecer, quem fizer buscas no Google – O maior buscador de todos – poderá encontrar seu site.

Vamos entender a fundo?

O que é SEO?

SEO é uma série de práticas que você faz em cada página do seu site para que os buscadores consigam ler e entender qual é o conteúdo do seu site. Para ficar mais fácil visualizar, ao invés de falar em “buscadores”, vou mencionar o Google diretamente, pois tenho certeza que você o usa para realizar suas pesquisas na internet, não é verdade?

A principal prática de SEO é utilizar palavras-chaves. É com elas que o Google entende exatamente o conteúdo de cada página do seu site.

Então, se você está considerando criar um site, você deverá classificar cada página com uma palavra-chave foco, e criar o conteúdo em volta dela. Repeti-la várias vezes (de forma relevante), incluí-la logo no início das suas páginas, etc.

Se você conseguir criar um conteúdo relevante para suas palavras-chave, você obterá um bom ranqueamento.

O ranqueamento no Google serve para que o seu site seja indicado nos primeiros resultados de pesquisa quando alguém faz uma busca contendo sua palavra-chave.

Digamos assim: montei um negócio digital de camisas polo. A página principal do meu site está classificada com a palavra-chave “camisa polo”.

Logo, se meu conteúdo for bom e meu site, como um todo, for bem otimizado, minha loja aparecerá nos primeiros resultados quando alguém busca por “camisa polo” no Google.

Você consegue imaginar o quão relevante isso é? A média de buscas diárias no Google é de 3,5 bilhões, e cerca de 90% dos usuários não saem da primeira página.

O tráfego dos sites em primeiro lugar para as palavras-chave mais buscadas do mundo é inimaginável se você ainda está concebendo o que é SEO. De qualquer forma, espero que tenha ficado claro o conceito e o quão importante a otimização de sites é.

O que é tráfego (Web)

Tráfego ou tráfego web é o fluxo de pessoas que visitam um site. Este número pode ser medido diariamente, quinzenalmente, mensalmente… você escolhe.

O fato é que para ter chances de vender online, as pessoas precisam acessar seu site de alguma forma.

Então, é tido como consenso na internet que SEO é a técnica de marketing digital mais eficiente para gerar tráfego para um site. Isto porque ele gera tráfego orgânico.

Tráfego orgânico nada mais é do que uma pessoa entrar no seu site através de buscas no Google porque encontrou o seu site entre os resultados procurados para uma certa palavra-chave.

Tráfego orgânico é ótimo porque é a maior fonte de clientes, além de que:

  • Eles vêm para seu site espontaneamente;
  • Você não paga nada por cada acesso;
  • Tráfego orgânico é altamente duradouro a longo prazo, pois uma vez bem ranqueado, você precisará de manutenção básica para manter seu site entre os melhores resultados do Google.

Por que investir em SEO?

O Google tem uma predominância enorme sobre o conteúdo que pesquisamos. Mas esta rede só atingiu o patamar em que se encontra porque sempre tomou várias decisões que afetam positivamente os usuários.

SEO é uma das estratégias que melhor visa a experiência do usuário, pois ele terá sempre acesso às melhores páginas da maneira mais rápida possível. Por isso, entenda SEO como uma métrica se o seu negócio digital é relevante e excelente.

Se estes são os valores que você quer para seu negócio, certamente deve investir em SEO.

Autora: Ianne Menti
“Apaixonada por criação de conteúdo, design, cinema e jogos eletrônicos (e-sports), também atuo como redatora e ghostwriter para blogs dessas e muitas outras áreas.”


“As opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade  de seus autores, e não necessariamente refletem a opinião do CidadeMarketing e de seus editores sobre o assunto.”

Artigo anteriorUpfront Globo 2022 apresenta ao mercado oportunidades e inovações em formatos
Próximo artigoRenault e Copel abrem programa de carsharing e locação de curta duração para colaboradores
Editor Executivo do Portal CidadeMarketing.com.br > Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Sergipe. Possui MBA Executivo em Administração com ênfase em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - Rio de Janeiro. Consultor, Palestrante e Pesquisador sobre Empreendedorismo, Marketing, Redes Sociais e Negócios Digitais. Professor, Palestrante TedxTalks e Campus Party.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui