Início Notícias Samsung registra aumento de participantes na oitava edição do Solve for Tomorrow...

Samsung registra aumento de participantes na oitava edição do Solve for Tomorrow no Brasil

Programa global da Samsung, que desafia escolas públicas a encontrar soluções com ciência e tecnologia, tem entre os temas mais sugeridos projetos de produção sustentável, Saúde, Educação e Preservação e recuperação da Biodiversidade

209
0
Divulgação

A 8ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa brasileira do Solve For Tomorrow, programa global da Samsung que desafia todos os envolvidos na rede pública de ensino a desenvolverem soluções para demandas locais por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), teve o prazo de inscrições encerrado no dia 19 de julho. Em seu segundo ano acontecendo de maneira 100% remota, o Prêmio, em comparação a última edição, registrou aumento de 22% na participação de estudantes, como também em 40% na de professores e 52% na de escolas.

Em 2021, a iniciativa recebeu inscrições de todos os estados brasileiros, com destaque para São Paulo, Santa Catarina e Ceará. Entre as temáticas, projetos de produção sustentável (consumo consciente, gestão de resíduos), Saúde (bem-estar, alimentação e fome), Educação e Preservação e recuperação da Biodiversidade.

“Mesmo com o distanciamento social, percebemos com o aumento do número de inscritos que o Solve for Tomorrow tem ampliado o seu alcance e incentivado os participantes a buscarem soluções para demandas locais por meio da criatividade. Temos, como um de nossos objetivos, que as futuras gerações alcancem seu pleno potencial por meio da Educação, como indica a nossa visão global de Responsabilidade Social: ‘Together for Tomorrow! Enabling People”, afirma Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.

Em 2021, a iniciativa, que tem edições anuais no país desde 2014, tem como uma das novidades um envolvimento ainda mais próximo com professores e alunos, por meio de workshops e mentorias virtuais, realizadas inclusive por voluntários da Samsung, tanto no período de inscrições quanto para os semifinalistas e finalistas. Incluindo a oitava edição, que encontra-se em andamento, a iniciativa já envolveu 165.036 estudantes, 22.753 professores e 5.497 escolas públicas.

É muito importante chegar em mais professores(as) e estudantes de diferentes regiões do país. Isso mostra que há, além de uma demanda por projetos de investigação científica, uma possibilidade de ampliar a formação de alunos e alunas para a pesquisa e o protagonismo por meio das áreas das Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias. O aumento no número de inscrições nos possibilita atuar mais de perto na redução das desigualdades educacionais, ao oferecermos, de forma gratuita formação, materiais de apoio e mentoria”, afirma Ana Cecília Arruda, Coordenadora de Programas e Projetos do CENPEC Educação.

A edição brasileira do Solve For Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a coordenação geral do CENPEC Educação.

Confira o cronograma para a edição brasileira de 2021 do Solve For Tomorrow:

Até 19 de julho – Inscrições, com workshops virtuais para auxiliar as equipes

21 de julho a 22 de agosto – Avaliação dos projetos que cumpriram os critérios de participação

24 de agosto – Anúncio dos semifinalistas

28 de agosto a 30 de setembro – Mentorias aos semifinalistas

8 de outubro – Anúncio dos finalistas

13 de outubro a 8 de novembro – Mentorias aos finalistas

12 a 17 de novembro- Votação para definir vencedores do Júri Popular

17 de novembro – Avaliação da comissão para definir vencedores nacionais durante a II Mostra Respostas para o Amanhã

18 de novembro – Cerimônia de anúncio dos Vencedores Nacionais e no Júri Popular

PREMIAÇÃO

Semifinalistas: O professor orientador e, eventualmente, o professor parceiro de cada um dos 20 projetos semifinalistas serão contemplados com 1 notebook Samsung Flash.

Finalistas: Cada estudante das 10 equipes finalistas será contemplado com 1 Notebook Samsung Flash.

Vencedores pelo júri popular: Troféu “Projeto Vencedor pelo Júri Popular” para as escolas dos três projetos eleitos pelo público e fones de ouvido Samsung Buds+ para cada um dos estudantes e o respectivo professor orientador.

Vencedores nacionais

Cada escola desses projetos será contemplada com uma Smart TV Samsung

1º lugar: Cada aluno da equipe vencedora será contemplado com 1 smartphone Galaxy Samsung.

2º lugar: 1 tablet Samsung para cada um dos alunos da equipe vencedora.

3º lugar: 1 Smartwatch Samsung Active para cada um dos alunos da equipe vencedora.

Confira os vencedores das edições anteriores do Solve For Tomorrow no Brasil:

●       7ª edição (2020)

EEEP Edson Queiroz

Vespertílio 01- robô semeador para a agricultura familiar

Cascavel (CE)

●       6ª edição (2019)

EEMTI Marconi Coelho Reis

Desenvolvimento de biofilme a partir da Psidium guajava para aplicações diversas

Cascavel (CE)

●       5ª edição (2018)

IFRS – Campus Osório

BCA: biossorvente da casca de arroz para remoção de metais da água de poço do litoral norte gaúcho Osório (RS)

●       4ª edição (2017)

EIEEFM Sertanista José do Carmo Santana

Plantas medicinais do Povo Paiter: resgatando o conhecimento tradicional Cacoal (RO)

●       3ª edição (2016)

ETEC Eng. Agrônomo Narciso de Medeiros

Projeto Implantação do cultivo de palmito juçara e pupunha pela cooperativa dos alunos, para reflorestamento de mata atlântica e geração de renda para a aldeia indígena Itapuã – Tupi Guarany no Vale do Ribeira – SP Iguape (SP)

●       2ª edição (2015)

Colégio Estadual Dom Veloso

Avaliação da atividade da moringa oleífera no tratamento da água na zona rural

Itumbiara (GO)

●       1ª edição (2014)

EE Tristão de Barros

Equilíbrio – para uma inclusão sustentável e um meio ambiente melhor

Currais Novos (RN)

Artigo anteriorGrupo Madero investe em dois novos restaurantes em Criciúma (SC)
Próximo artigoThelminha Assis participa do aniversário de 62 anos do Pão de Açúcar
Editor Executivo do Portal CidadeMarketing.com.br > Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Sergipe. Possui MBA Executivo em Administração com ênfase em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - Rio de Janeiro. Consultor, Palestrante e Pesquisador sobre Empreendedorismo, Marketing, Redes Sociais e Negócios Digitais. Professor, Palestrante TedxTalks e Campus Party.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui