Início Notícias Marcas PETZ apresenta crescimento de 58,9% no quarto trimestre de 2020 e consolida...

PETZ apresenta crescimento de 58,9% no quarto trimestre de 2020 e consolida liderança no setor Pet no Brasil

Receita Bruta cresceu 58,9% no 4T20, atingindo R$ 525,0 milhões; em 2020, a Companhia faturou R$ 1,7bi, crescendo 46,6% vs. 2019 e consolidando a liderança no setor;

505
0

A Pet Center Comércio e Participações S.A. (“Petz” ou “Companhia”; B3: PETZ3), maior rede de petshops do país, divulgou hoje o balanço do 4º trimestre de 2020, consolidando também os resultados anuais. “O ano foi desafiador para todos os setores, com a pandemia e pressões inflacionárias no último trimestre, mas nossos resultados mostram crescimento muito expressivo e reforçam a resiliência do mercado pet. Um dos pilares fundamentais para esta expansão foram os avanços da nossa plataforma digital, iniciados há cinco anos, que nos fizeram estar preparados diante de um aumento acentuado de demanda para quase quintuplicar, em apenas um ano, as nossas vendas online. Graças a nossa estratégia de omnicanalidade fomos a plataforma do segmento pet que mais cresceu no país”, afirma Sergio Zimerman, fundador e CEO da Petz.

“Em 2014, apresentamos nossa visão ao mercado que então era a de nos tornarmos líderes do mercado pet brasileiro e, por consequência, da América Latina, até 2020. Pois terminamos o ano de 2020 obtendo esta liderança, não apenas em termos de faturamento, mas também em número de unidades e abrangência geográfica. Agora, estamos lançando a nossa nova visão: sermos mundialmente reconhecidos como o melhor ecossistema do segmento Pet até 2025″, completa Zimerman.

Vendas de produtos e Digital em destaque

A receita bruta total registrada pela Petz em 2020 foi de R﹩ 1,7 bilhão, crescimento de 46,6% em relação ao alcançado em 2019. No 4º trimestre, o faturamento bruto atingiu R﹩ 525 milhões, com crescimento de 58,9% em relação ao obtido no mesmo período do ano anterior. Um dos maiores destaques da Companhia foi o crescimento acima de 50% (na comparação entre 2020 e 2019) na venda de produtos, quase cinco vezes mais do que registrado no setor no Brasil (+11% a/a).

O crescimento Same-Store-Sales (SSS) totalizou 36,8 % no 4T20, uma aceleração frente aos 32,3% no 3T20. Já no ano de 2020, o SSS atingiu a marca de 26,5%, forte incremento vs. os 7,7% registrados em 2019.

Grande destaque também para as vendas nos canais digitais, que somaram, em 2020, R﹩ 395,6milhões, um incremento expressivo de 341% em relação a 2019. Com essa evolução, as receitas digitais atingiram a fatia recorde no faturamento da companhia de 26% no 4º trimestre (23,2% no ano de 2020), ante os 10% de participação registrados no mesmo período de 2019. Segundo dados do Euromonitor, a Petz dobrou, no ano passado, o seu market share nos canais digitais, atingindo quase 27%. O site da Petz é líder nacional na categoria, atingindo em dezembro o recorde de 6,4 milhões de acessos. Já o app da empresa registra 630 mil usuários ativos mensais, responsável por mais de 50% das vendas digitais.

“Outro destaque nos canais digitais tem sido nosso programa de assinaturas, sistema pelo o qual o cliente opta pelo recebimento recorrente de produtos, sem taxas de adesão, mensalidade ou de cancelamento, tendo direito a descontos nas compras programadas e avulsas na plataforma digital, em produtos nas lojas físicas, além de benefícios para utilização de serviços em nossos Centros de Estética e Veterinários”, comenta Zimerman. O programa de assinatura da Petz encerrou 2020 com cinco vezes mais assinantes do que os existentes ao final do ano anterior e com participação crescente na receita bruta total. Esta fatia, que era de 10% no 3º trimestre de 2020, fechou em 15% em dezembro.

Estratégia Petz Solution

Desenvolvendo ainda mais a estratégia Petz Solution, que tem como objetivo transformar a jornada dos clientes de ponta a ponta, formando um ecossistema completo de soluções, a Companhia tem buscado aprofundar o entendimento do comportamento do consumidor por meio de pesquisas e análise de dados extensivas.

Com isso, a Petz conseguiu intensificar seus investimentos em tecnologia e inovação de forma sustentável, analisando criteriosamente oportunidades de parcerias e aquisições.

Novo recorde de inaugurações

No ano de 2020, a Petz superou os seus próprios recordes de abertura de novas lojas, em termos anuais (28 novas unidades inauguradas) e trimestrais (+13, no quarto trimestre). Assim, a Companhia encerrou o ano passado com 133 lojas instaladas na maioria (16) dos Estados do País. A Petz estreou em três Estados: Sergipe, Mato Grosso e Ceará.

“Em 2021 manteremos nosso ritmo acelerado de expansão. Cada loja que inauguramos tem papel fundamental na nossa estratégia de omnicanalidade integrada, ao alavancar também as vendas digitais na nova região atendida. Hoje temos um índice omnichannel de 83,8% da receita bruta digital, referência no mercado global.”, comenta Sergio Zimerman. “Oferecemos em nossa rede uma experiência única de compra para os tutores e seus pets. Todas nossas lojas oferecem, graças à nossa integração entre canais, pick-up e Ship from Store, e operam como minicentros de distribuição regionais, melhorando o nível de serviço e reduzindo o custo de servir. Assim, conseguimos uma equação única de valor para a experiência dos clientes. No ano de 2020, por exemplo, entregamos 95% das vendas expedidas através da modalidade Ship from store em até um dia útil”, completa Zimerman.

Expansão nos Centros Veterinários “Seres”

A Petz atua também em serviços de saúde animal, por meio da maior rede de centros veterinários do país, com hospitais e clínicas sob a marca “Seres”. Encerrou o ano de 2020 com 114 centros veterinários (contra 94 existentes em dezembro de 2019), dos quais 10 hospitais – 9 deles com operação 24 horas. Em oito estados brasileiros, há hospitais “Seres” com foco em procedimentos de alta complexidade. “Seres já é a maior rede de medicina veterinária no país. Nosso objetivo é entregar o que há de melhor no cuidado da saúde dos pets por meio de uma infraestrutura diferenciada e excelência técnica com profissionais capacitados, consolidando a marca como referência no segmento de saúde animal”, diz o CEO da Petz.

Rentabilidade saudável

A margem bruta encerrou o ano de 2020 em 40,6%, com um ligeiro aumento em relação à registrada no ano anterior (40,4%) quando se exclui efeito não recorrente (crédito de ICMS), incidente em 2019. O EBITDA Ajustado atingiu o patamar de R﹩160,7 milhões em 2020, crescimento de 39,7% frente ao ano de 2019.

“Mesmo com o forte aumento na participação de vendas digitais, conseguimos manter o nível saudável de rentabilidade da Companhia, graças à nossa plataforma omnicanal, que nos permite uma estrutura de custos otimizada.”, afirma Diogo Bassi, CFO da Petz.

Receitas para o Futuro

“Os resultados de 2020 reforçam nosso compromisso com a nova visão da Petz e nos motivam a seguir na expansão de nossa presença nacional, na digitalização da Companhia e na busca de soluções completas e inovadoras para os pets e seus tutores”, completa o CEO da Petz.

Artigo anteriorYpióca e Federação Cearense de Futebol renovam contrato de naming rights do Campeonato Cearense
Próximo artigoDomino’s Pizza lança campanha que questiona – é muçarela ou mussarela?
Editor Executivo do Portal CidadeMarketing.com.br > Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Sergipe. Possui MBA Executivo em Administração com ênfase em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - Rio de Janeiro. Consultor, Palestrante e Pesquisador sobre Empreendedorismo, Marketing, Redes Sociais e Negócios Digitais. Professor, Palestrante TedxTalks e Campus Party.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui