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Stone lança livro sobre seus segredos de servir o cliente

Obra conta o que move a empresa a fazer um Brasil melhor para o empreendedor

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A Stone, empresa de serviços financeiros, lança, no dia 12, o livro “5 segundos – o jeito Stone de servir o cliente”, pela Companhia das Letras. A obra compartilha a trajetória da companhia e o “jeito de fazer” e de desenvolver pessoas que despertam o desejo de pertencer ao time que está pintando o país de verde.

A história da empresa, sua essência e suas experiências ao longo de quase nove anos são narradas pelo presidente da Stone, Augusto Lins, que assina o livro com a jornalista Marcela Bourroul. O objetivo é que o livro, que nasceu para uso interno, seja uma referência do jeito de fazer Stone e inspire empreendedores, jovens e líderes de todo o país a sonharem grande e acreditarem no propósito do seu negócio e na construção de suas jornadas.

“Sempre acreditamos em aprender com os acertos e erros dos outros, de quem fez primeiro, e nos inspiramos em muitas pessoas e empresas. Compartilhando nossa trajetória, a gente permite que outros façam o mesmo com a nossa experiência. Queríamos um livro que fosse direto, simples e rápido de ler. Queremos estar em todas as mãos e espalhar a cultura verde para o maior número possível de pessoas”, afirma Lins.

A narrativa começa quando Lins conhece os fundadores da empresa, se identifica com espírito inquieto deles, e se junta ao time. A partir daí, ele dá detalhes de acontecimentos importantes para a Stone e narra como a vontade de participar do novo transformou sua carreira.

“A história da Stone foi construída a partir de um princípio básico que nos diferenciava radicalmente das outras instituições financeiras: ouvir sempre o cliente para servi-lo da melhor maneira possível. A possibilidade de estar ao lado deles, ajudá-los em suas conquistas e resolver problemas, que às vezes eles nem sabiam que tinham, é o que nos move”, destaca Lins.

Ao longo dos anos, a Stone se tornou referência nacional não só em tecnologia financeira, mas também em cultura. Para chegar a esse patamar, desde o início, seguiu pautada no seu DNA e no seu propósito de ajudar o empreendedor brasileiro a vender mais, gerir melhor o seu negócio e crescer.

Para oferecer um serviço de excelência, a empresa desenvolveu um modelo de atendimento humano. Um time formado por “encantadores”, que atendem o cliente com “sorriso na voz”, em até 5 segundos. Daí a inspiração para o nome do livro.

“O crescimento da Stone se caracteriza pela capacidade de fomentar uma cultura forte, para que as nossas pessoas saibam para onde vamos, o que estamos fazendo, como devem se comportar e o que podem esperar como reconhecimento. Para nós, a cultura é como um manual de instruções para guiar escolhas diárias e proporcionar firmeza na tomada de decisão, como se houvesse sempre uma voz na cabeça das pessoas dizendo: “aqui trabalhamos assim” ou “isso não é tolerado aqui”, ressalta o presidente da Stone.

Atração e capacitação contínua de talentos

E é também com o seu jeito de dar oportunidade para as pessoas que a Stone atrai tanta gente boa, que não se acomoda com os bons resultados, e quer cada vez mais ajudar os empreendedores brasileiros. Em busca de pessoas com energia, inteligência e integridade, para ajudar na sua construção, a empresa criou o Recruta Stone, maior processo seletivo do país com mais de 100 mil inscritos em 2020.

O Recruta Stone é tão importante que se tornou um dos principais rituais de cultura da companhia, e mais do que uma seleção de talentos, é uma oportunidade de autoconhecimento para os candidatos e para o time Stone. “Assim, aprendem o jeito Stone de recrutar que tem uma profundidade que vai muito além do currículo, e têm a oportunidade de conhecer seus respectivos times e a si mesmos.”, explica Lins.

Ele relata que o esforço de trazer gente boa não se restringe ao Recruta. Cada um dentro da Stone deve dedicar um pedaço de sua semana para falar sobre a empresa para pessoas de fora, conhecer potenciais candidatos e fazer entrevistas. “É preciso manter o fluxo de atração e continuamente encontrar talentos, para seguirmos transformando o país”, finaliza.

O livro já está disponível em e-book, nas principais plataformas do Brasil, como Amazon, Google e na própria editora, Companhia das Letras. O livro físico chega ao mercado nos primeiros dias de março, mas já está em pré-venda nas principais livrarias.


Ficha Técnica

Título: 5 segundos – o jeito Stone de servir o cliente

Autor: Augusto Lins e Marcela Bourroul

Editora: Cia das Letras

Edição: 1ª

Idioma: português

Sobre Augusto Lins

Augusto Lins é um dos cofundadores e hoje presidente da Stone. Atua no setor financeiro e de pagamentos há mais de 20 anos. Antes de ingressar na Stone, ocupou cargos executivos na Redecard, Banco Itaú-Unibanco, Hipercard e Fininvest. Após iniciar sua carreira como empresário, entrou para o setor financeiro e de investimentos no início de 1990. Ao longo dos anos, Augusto ocupou vários cargos no exterior em áreas comerciais e de desenvolvimento de negócios para a NM Rothschild, ING Bank e Barings. Augusto Lins é engenheiro eletrônico formado pela UFRJ, com MBA pela Boston University e OPM pela Harvard University.

Sobre a Stone A Stone é uma empresa de tecnologia financeira que possui uma plataforma de soluções de venda e gestão cujo propósito é melhorar a vida do empreendedor brasileiro, ajudando-o a vender mais, gerir melhor o seu negócio e crescer sempre. Por meio de tecnologia e inovação, contribui para o fortalecimento e a evolução do mercado. Com clientes espalhados por todo o Brasil, desenvolve um relacionamento próximo e personalizado com cada um dos lojistas que atende.

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Editor Executivo do Portal CidadeMarketing.com.br > Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Sergipe. Possui MBA Executivo em Administração com ênfase em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - Rio de Janeiro. Consultor, Palestrante e Pesquisador sobre Empreendedorismo, Marketing, Redes Sociais e Negócios Digitais. Professor, Palestrante TedxTalks e Campus Party.

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