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Planejamento de marcas no ambiente online

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Planejamento de marcas no ambiente online (DVS Editora) lançado em Outubro de 2020 apresenta uma metodologia sólida para que as empresas possam construir e fortalecer as suas marcas. A gestão da marca acontece desde quando a marca nasce e só para quando ela morre. É preciso trabalhar a marca no dia a dia.

A metodologia, que desde 2018 vem sendo desenvolvida e aplicada em cases como Vitacon, Chiesi Farmaceutica, Officer Distribuidora, Amíssima Modas, Canal Conecta (Kroton), entre outras empresas, agora vira um livro!

O leitor(a) vai aprender o passo a passo, no detalhe, sobre a metodologia, que também é ensinada em cursos em faculdades como Belas Artes, Faap e ESPM.

Baseado no conceito criado por Felipe Morais, autor do livro, a metodologia denominada 5Ps de Branding, passa por avaliar 60 pontos de marca que, combinados se tornam os pilares dos 5Ps: Propósito, Promessa, Percepção, Posicionamento e Público.

Felipe deixa claro, que não tem a menor pretensão de se igualar aos famosos 4Ps de marketing que Kotler tanto difundiu.

Nesse livro, ele passa pelos 4 passos de razão da marca, voz das ruas, posicionamento e construção da mensagem, que é o passo a passo de como achar os 5Ps e usar no dia a dia da sua empresa, conseguindo fortalecer a sua imagem junto ao seu público.

Os 5Ps são formados pela junção desses 60 pontos, que agrupados em cada um dos “Ps”, cria a força da marca. Mediante a muito estudo, pesquisa e análise é que o(a) profissional conseguirá entender a marca, como um todo, e como vai direcionar os rumos dessa marca. O livro tem o passo a passo, com imagens, infográficos e cases reais da metodologia aplicada para melhor entendimento.

Quem pode usar essa metodologia?

A metodologia pode ser usada para qualquer tamanho de empresa.

Felipe defende, que em algum momento, a Apple, Google, Netflix, Amazon, Nestlé, Coca-Cola, Mercedes-Benz e Montblanc foram empresas muito pequenas, mas que trabalharam fortemente a suas marcas para serem as gigantes bilionárias que são hoje. 

Pesquisa na empresa, entender o que as pessoas querem, ter um posicionamento claro e forte e como se comunicar bem no universo digital – em ações de Redes Sociais, Blog, site, email marketing, influenciadores entre outros pontos – é importante para qualquer tamanho de empresa, pois as empresas só vão crescer com marcas fortes. É preciso saber como e porque se comunicar com o público que está cansado de ver apenas propaganda. Isso não encanta mais, é preciso conquistar através de uma grande história.

Em um mundo, em que a tecnologia está, cada vez mais transformando produtos em commodities, fortalecer a marca é fundamental para o sucesso da sua empresa:

  • Você não compra um smartphone, você compra um telefone da Apple
  • Você não toma um refrigerante de cola, você toma uma Coca-Cola
  • Você não vai na padaria da esquina, você vai na Santa Marcelina.

Concorda?

Por fim, é importante salientar que esse livro conta com o prefácio de Jaime Troiano, um dos maiores nomes de gestão de marca no Brasil.

Sobre o autor

Felipe Morais é publicitário formado em pela FMU. Pós graduado em planejamento de comunicação pela Universidade Metodista de SP. Fez especialização em planejamento de comunicação pela Miami Ad School, especialização em Redes Sociais pela FGV e especialização em Neuromarketing pelo Instituto Brasileiro de Neuromarketing.

Felipe possui mais de 50 cursos na área de marketing digital, comportamentos e inovação em escolas como FGV, ESPM, Descola, Martha Gabriel, MLabs, Mídia Método, Grupo de Mídia, Rafael Rez, Marcos Hiller, Tendere Pesquisas, USP, Faap, Mackenzie, Disney, FIA e Kantar.

Passou por empresas como Grupo TV1, NeogamaBBH, TopDeals, Salles Chemestri, Publicis Brasil, Navigators, Cappuccino Digital, FTPI Digital, Giuliana Flores, Agência Tesla entre outros.

Atendeu clientes como Mercedes-Benz, Pirelli, Coca-Cola, Bradesco, Caixa Economica Federal, Planet Girls, Sanofi, Puma, Chevrolet, Polo Wear, Allianz Seguros, Sascar/Michellin, Roche, Rossi Construtora, Nestlé, Bem Mais Seguro, Suzano Papel e Celulose, Danone, Symantec e Canal Sony.

Atualmente, Felipe é sócio-diretor da FM CONSULTORIA, onde já atendeu mais de 70 clientes como Agência Pulso, Agência Conversion, Agência Varanda, Chiesi Farmaceutica, Agência Santa Clara, Vitacon, Officer Distribuidora, Kroton, UPL Agro, Concept Uniformes, Protmat, Predict Vision, Domus Holding, Universidade Brasil, Planet Girls, Agência S8WOW, Vincere Comunicação, RG Organic, Martinez Calçados, Ecossistema LGPD, entre outras.

Atualmente, ministra aulas em cursos livres na ESPM, Faap, FGV, Belas Artes, Trampos Academy e Nova Escola de Marketing. É professor de MBAs na ESPM, Senac, Univ Metodista, USP e iCoop.

Felipe também é autor dos livros:

  • “Planejamento Estratégico Digital” (Saraiva Uni)
  • “Transformação Digital “(Saraiva Uni)
  • “Ao Mestre com carinho. O SPFC da era Telê” (Editora Inova)
  • Co-autor do livro “Gerente de Ecommerce” (ComSchool).

Escreve mensalmente para sites diversos sites de marketing digital, inovação e e-commerce. O livro está a venda no site da DVS Editora e em breve em todas as lojas online e físicas do país!

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