Início Notícias Série especial da CNN traz terceiro episódio do “Bicheiros: Jogo Perigoso”

Série especial da CNN traz terceiro episódio do “Bicheiros: Jogo Perigoso”

Programa “CNN Séries Originais” mostra a influência do bicheiro Anísio Abrãao David na Beija-Flor e relação do jogo do bicho com o regime militar

0

No próximo domingo, dia 11/10, às 19h15, o programa “CNN Séries Originais”, comandado por Evaristo Costa, exibe o terceiro episódio da série “Bicheiros: Jogo Perigoso” que revela o mapa do jogo do bicho no Brasil.

Denominado de “Deu Samba”, o episódio revela como o jogo do bicho invadiu a avenida e passou a atuar no carnaval carioca, destaca a influência de Anísio Abrãao David na Beija-Flor de Nilópolis – que elevou o patamar da escola de samba – e a relação do jogo do bicho com o regime militar.

Mundialmente famoso, o carnaval do Rio de Janeiro vai muito além do samba. O evento injeta cerca de quatro bilhões de reais todos os anos na economia da capital fluminense, de acordo com a Riotur, empresa de turismo do município do Rio de Janeiro.

O episódio da série “Bicheiros: Jogo Perigoso” revela como a Beija-Flor virou uma das mais vitoriosas escolas de samba através de uma relação com o bicheiro Anísio Abrãao David. Com 14 títulos, é a terceira maior campeã do carnaval do Rio de Janeiro. Hoje, com 83 anos, Anísio foi condenado a 20 anos de prisão por corrupção ativa e formação de quadrilha, mas cumpre prisão domiciliar.

Além dessa relação, a equipe de reportagem da CNN revela como as escolas de samba são importantes para as comunidades locais e conversou com Selminha Sorriso, que é porta-bandeira há 25 anos da escola. Para a comunidade de Nilópolis, a Beija-Flor é muito mais que carnaval. “Não é só folia, é também fonte de renda, de subsistência, ela gera empregos, ela transforma, ela educa. Eu sou fruto que a escola de samba dá certo na vida de muita gente, vim de comunidade, com pouca perspectiva e hoje sou bacharel em direito, sou segundo sargento do Corpo de Bombeiros”, conta.

Em 1976 a Beija-Flor é campeã do carnaval carioca pela primeira vez. Com o enredo “Sonhar com rei dá leão”, o jogo do bicho abraça de vez o carnaval. “A Beija-Flor era uma escola muito modesta, de uma simplicidade muito pequena da baixada fluminense, Nilópolis, e ela acaba se transformando numa potência com a chegada dos Abraão David. Aí a Beija-Flor, através da injeção de dinheiro dos Abraão David, ela acaba ganhando o primeiro campeonato em 1976, curiosamente com o enredo sobre o jogo do bicho: Sonhar com o Rei dá Leão”, conta o professor e autor de 19 livros sobre o carnaval, Luiz Antônio Simas.

A série fala ainda sobre a relação de Anísio com um ex-agente coronel Paulo Malhães. Durante o regime militar, Malhães coordenou os trabalhos na chamada “casa da morte”, em Petrópolis. Em depoimento à Comissão Nacional da Verdade, o coronel Paulo Malhães deu detalhes sobre as “atividades” que aconteciam na casa da morte.

Com o fim da ditadura no Brasil, Malhães se vê sem função. E decide se reinventar no jogo do bicho, ao lado de Anísio. Como chefe de segurança do maior bicheiro da baixada fluminense, Malhães ganha prestígio.

O episódio “Deu Samba” também aborda a ‘Operação Furacão’, que aconteceu em 2007. Vinte e cinco pessoas, entre bicheiros, advogados, procuradores e desembargadores foram presas. A operação desvendou um esquema de venda de decisões judiciais, capitaneado pelos barões do jogo do bicho. Anísio estava entre eles. Um Ministro do Superior Tribunal de Justiça teria recebido, de acordo com a Polícia Federal, mais de quatrocentos mil reais, para favorecer os bicheiros em sentenças.

Os repórteres da CNN revelam, ainda, que o bicheiro Capitão Guimarães, de acordo com o relatório final da Comissão Nacional da Verdade, teve participação em casos de detenção ilegal, tortura e execução. A equipe do canal conversou com Cecília Coimbra, presa e torturada durante a ditadura e vítima do Capitão Guimarães. “Ele não me tocou, era como se o serviço sujo fosse feito por outros, embora nós soubéssemos que ele tinha participado de torturas, sim. Fui encapuzada, você não via com quem estava falando e nua, e choques elétricos”, diz.

Guimarães acaba virando patrono da Vila Isabel. Ele foi condenado a 48 anos de prisão por corrupção ativa, formação de quadrilha e contrabando. Mas, beneficiado por uma decisão do STF, foi liberado.

O programa “CNN Séries Originais” vai ao ar no próximo domingo, dia 11, às 19h15, na CNN Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui