Início Notícias Em comemoração ao mês das crianças, a TV Brasil lança dez animações...

Em comemoração ao mês das crianças, a TV Brasil lança dez animações inéditas

0
Divulgação/TV Brasil

Em comemoração ao mês das crianças, a TV Brasil lança dez animações inéditas no início de outubro. A emissora pública estreia vários conteúdos internacionais para a garotada nesta segunda (5) em diversos horários na sua faixa de programação infantojuvenil, a TV Brasil Animada.

As atrações são as séries Kiwi, Nina Perguntadeira, A Ratinha e o Urso, Pirata e Capitano, Angelo, Casa da Árvore, Eu sou um gênio, Ready Get Go!, Space Racers e Simplex. Destaque, ainda, para a estreia da nona temporada do seriado Detetives do Prédio Azul, ainda inédita na televisão aberta.

Outra novidade para celebrar a data é uma campanha que traz conteúdos lúdicos para a criançada se divertir. No site da emissora, é possível baixar e imprimir jogos de colorir, quebra-cabeças e atividades de liga-pontos com o tema da TV Brasil Animada.

As séries inéditas no canal possuem em comum aspectos como a valorização da diversidade, a inclusão e a cidadania, eixos diretamente ligados à estratégia da emissora pública para difundir conteúdos educativos que reforcem valores positivos. A maioria delas é voltada para crianças em idade pré-escolar.

Além da janela na televisão aberta, os conteúdos também ficam acessíveis no aplicativo TV Brasil Play, por streaming no site da emissora (https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv), pelas afiliadas que integram a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNPC) e pela TV Brasil no sinal fechado por assinatura.

Com mais de 50 horas semanais de produção audiovisual para crianças e adolescentes, a TV Brasil Animada oferece uma sessão diária com mais de dez horas de duração com séries e desenhos para jovens de todas as idades.

Atividades lúdicas para criançada

Para festejar o mês das crianças, a faixa infantil da emissora pública traz uma surpresa que promete agradar a turminha miúda. A TV Brasil Animada disponibiliza uma série atividades para a garotada se divertir em casa com muita criatividade.

A TV Brasil oferece brincadeiras no site https://tvbrasil.ebc.com.br/tvbrasilanimada. A criançada vai curtir na telinha e no papel desenhos para imprimir, pintar e jogar. É só preparar os lápis de cor, giz cera ou aquarela para deixar a TV Brasil Animada ainda mais colorida.

Novos desenhos na telinha

A série francesa Kiwi é a primeira novidade da programação às 10h na TV Brasil. A animação estimula o aprendizado da língua inglesa de uma maneira divertida com os irmãos Twiki e Twini a partir dos sons das palavras. O programa tem 78 episódios de 5 minutos.

Nina Perguntadeira é um desenho francês que vai ao ar às 10h20. Garota muito curiosa, Nina elabora questões para si mesma, seus amigos e familiares. Muitas vezes ela encontra respostas divertidas. A menina se questiona sobre sentimentos em situações cotidianas. A obra tem 78 episódios de 7 minutos.

No ar às 10h45 e às 14h45, a animação francesa A Ratinha e o Urso que mostra a amizade do urso Ernest, com Celestine, ratinho travesso que passa a morar com esse grande músico de rua e palhaço. Os dois solitários apoiam e confortam um ao outro na produção que tem 26 episódios de 13 minutos.

A série ítalo-francesa Pirata & Capitano acompanha muitos desafios em 52 episódios de 11 minutos exibidos às 11h15 e às 15h15. A trama revela as aventuras de Pirata, que comanda seu próprio navio, e Capitano, que pilota um hidroavião vermelho. A dupla se junta em busca de tesouros perdidos.

O desenho britânico Angelo traz as divertidas histórias de um genial garoto de 11 anos com talento para sair de problemas que elabora planos elaborados e estratégias cômicas. A atração tem 78 episódios de 7 minutos que vão ao ar às 11h45 e às 15h45.

Os melhores livros infantis de todo o mundo inspiram as histórias da produção francesa Casa da Árvore, obra em 49 episódios de 7 minutos que está no ar ao meio-dia e às 16h. Um grupo de amigos se reúne em uma casa na árvore secreta para compartilhar seus livros favoritos com tramas incríveis.

A série Eu sou um gênio mostra as divertidas aventuras do camelo Diego que encontra uma lata de refrigerante com o gênio Ziggy dentro. Ele concede três desejos, mas depois de realizar dois deles a magia acaba. A produção franco-inglesa tem 52 episódios de 13 minutos no ar às 12h15 e às 16h15.

Em Ready Jet Go!, duas crianças que gostam de ficção científica fazem amizade com o novo vizinho que é de uma família alienígena. O trio embarca em grandes aventuras ao explorar o sistema solar para aprender sobre espaço e ciência. Com 52 episódios de 11 minutos, a produção britânica é exibida de segunda a sexta, às 12h30 e às 16h30; e aos sábados, às 11h30.

A série Space Racers acompanha viagens extraordinárias de uma força-tarefa de elite formada por Eagle, Robyn, Hawk, Starling e Raven pelo sistema solar. Eles exploram as maravilhas do universo e aprendem sobrea ciência dos foguetes com trabalho em equipe e descoberta científica. O desenho britânico tem 52 episódios de 11 minutos que vão ao ar às 12h45 e às 16h45.

Simplex mostra como quatro adolescentes colocam em prática a matemática no seu cotidiano. Ines, Marion, Tom e Julien conseguem aplicar seus conhecimentos com a ajuda de Evariste Euler, um estudioso, mas sombrio segurança de boate. Com dez episódios de 5 minutos, a série francesa vai ao ar em vários horários na programação da TV Brasil.

Estímulo às produções infantis com acessibilidade

Referência de conteúdo para a garotada na televisão aberta, a TV Brasil é uma das principais janelas para desenhos e animações nacionais. Em sua programação, a emissora reforça valores como a não violência e a tolerância às diferenças.

A programação para crianças e jovens oferecida pelo canal público é organizada por faixa etária. Outra vantagem da sessão TV Brasil Animada para as famílias é a ausência de publicidade que incentive o consumismo.

Muitas animações de sucesso no país e no exterior estão em cartaz na grade da emissora pública como O Show da Luna! e SOS Fada Manu. Entre as séries em live-action, as atrações são Detetives do Prédio Azul e Valentins.

No início da manhã, a partir das 7h45 até 9h45, a TV Brasil exibe uma sessão especial que reúne produções para a os pequenos com todos os recursos de acessibilidade, como audiodescrição, legenda oculta, interpretação em Libras e dublagem.

Em seguida, a partir das 10h, a faixa TV Brasil Animada leva ao ar quase nove horas consecutivas de conteúdo infantil e juvenil educativo até às 19h, com intervalo para o programa Sem Censura, às 14h, e para os boletins jornalísticos do Repórter Brasil. A faixa tem espaço aos fins de semana, nos sábados, de 10h às 14h.

Valorização do conteúdo independente nacional

A TV Brasil é um dos canais que mais exibe conteúdo independente nacional. Além de ser uma grande apoiadora da produção de atrações infantis no mercado audiovisual do país, a emissora estimula novos realizadores.

O canal apresenta os conteúdos audiovisuais selecionados pela linha de fomento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual (Prodav/TVs Públicas).

Com narração do cantor Ney Matogrosso e inspirada na obra do poeta Manoel de Barros, a série infantil “O Menino que engoliu o sol” foi uma das recentes estreias da emissora pública em setembro. A produção independente tem 13 episódios de sete minutos. No ar de segunda a sexta, às 10h10, o conteúdo tem supervisão artística do cineasta Joel Pizzini.

Obra conquista reconhecimento em festivais

O desenho “Lupita no Planeta de Gente Grande” é uma das atrações que volta à programação da TV Brasil em outubro, às 7h45, de segunda a sexta-feira, na faixa com recursos de acessibilidade da TV Brasil Animada.

A produção conquistou o prêmio de Melhor Animação Infantil do Conexões Gramado Film Market, no Festival de Gramado deste ano. A obra independente ainda concorre ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro em que está indicada na categoria de Melhor Série de Animação para TV Paga/OTT.

Confira o horário de exibição das estreias infantis de outubro na TV Brasil

– Kiwi: segunda a sexta, às 10h

– Nina Perguntadeira: segunda a sexta, às 10h20

– A Ratinha e o Urso: segunda a sexta, às 10h45 e às 14h45

– Pirata e Capitano: segunda a sexta, às 11h15 e às 15h15

– Angelo: segunda a sexta, às 11h45 e às 15h45

– Casa da Árvore: segunda a sexta, ao meio-dia e às 16h

– Eu sou um gênio: segunda a sexta, às 12h15 e às 16h15

– Ready Get Go!: segunda a sexta, às 12h30 e às 16h30; e aos sábados, às 11h30

– Space Racers: segunda a sexta, às 12h45 e às 16h45

– Detetives do Prédio Azul (nona temporada): segunda a sexta, às 13h e às 18h

– Simplex: diversos horários na programação

Serviço:

– TV Brasil Animada – segunda a sexta, das 7h45 às 9h45, das 10h às 19h; e aos sábados, das 10h às 14h

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui