Início Notícias WhatsApp: Sistema gratuito que combate a desinformação sobre a COVID-19 já reúne...

WhatsApp: Sistema gratuito que combate a desinformação sobre a COVID-19 já reúne mais de 2 mil checagens

0

Pelo chatbot da IFCN, usuários do WhatsApp podem verificar se informações específicas que receberam sobre a COVID-19 já foram classificadas como “falsas”, “parcialmente falsas”, “enganosas” ou “sem evidência” por verificadores profissionais. Podem consultar as últimas checagens feitas e fazer buscas em acervo, usando palavras-chave.

Desde janeiro, quase cem organizações que se dedicam ao fact-checking em todo o mundo já identificaram mais de 8 mil boatos relacionados ao novo coronavírus circulando em ao menos 74 países. Todas essas checagens integram o banco de dados da aliança CoronaVirusFacts, que é atualizado diariamente pela IFCN para que os usuários dos chatbots possam navegar e seguir bem informados sobre a pandemia. 

Na versão em português, os usuários do chatbot terão acesso a verificações publicadas por organizações que atuam no Brasil e em Portugal. Também verão sinopses – em português – de checagens de interesse internacional que foram publicadas por organizações que trabalham em língua espanhola. 

O chatbot da IFCN fornece ainda um diretório mundial das organizações checadoras. O sistema identifica o país do usuário do chatbot por meio do número do celular que ele usa para se conectar ao aplicativo e, a partir dessa informação, fornece uma lista com o nome e o site das organizações que fazem fact-checking perto dele(a). O usuário é, então, encorajado a entrar em contato direto com a entidade e acompanhar o trabalho dos checadores de seu entorno. 

O chatbot da IFCN é gratuito. Para interagir com ele, basta salvar o número +1 (727) 291 2606 na agenda de contatos do telefone e enviar a palavra “oi” ou “olá” para iniciar a conversa em português. Outra opção é recorrer diretamente ao link: https://poy.nu/ifcnchatbotPT.

A versão em português do chatbot é um projeto da IFCN com o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio).

Baybars Orsek, diretor da IFCN, comenta: “Bilhões de usuários confiam no WhatsApp para manter contato com seus amigos e familiares. Como alguns atores usam todas as plataformas possíveis para espalhar boatos que desinformam nesses tempos difíceis, o trabalho dos verificadores é mais importante do que nunca. Desde janeiro, a aliança CoronavirusFacts da IFCN usa a capacidade da comunidade de verificadores para ajudar os usuários a diferenciar a verdade da ficção, desmascarando falsidades durante a pandemia da COVID-19. O chatbot da IFCN permitirá que os usuários pesquisem a confirmação dos fatos e se conectem com os verificadores de seus países a partir de seus celulares. O chatbot também servirá para direcionar as pessoas ao site dos verificadores locais.”

Ben Supple, diretor de Engajamento Cívico no WhatsApp, explica: “O WhatsApp recentemente concedeu uma bolsa à IFCN para apoiar o trabalho de seus verificadores em todo o mundo na luta contra a desinformação sobre a COVID-19. Estamos felizes em apoiar o trabalho de verificação da IFCN com o lançamento deste importante serviço para usuários do WhatsApp. Existem mais de 40 verificadores de conteúdo que trabalham com a IFCN em todo o mundo que estão usando o WhatsApp Business para apoiar os cidadãos a desacreditar boatos sobre o coronavírus em seus respectivos países.”

É importante observar que o chatbot da IFCN é simplesmente uma maneira de possibilitar aos usuários do WhatsApp um contato direto com os checadores e dar acesso a um banco de dados onde você pode procurar por boatos sobre o coronavírus. Os verificadores só terão acesso às mensagens enviadas diretamente para eles e não podem ver, monitorar ou excluir conteúdo no WhatsApp, pois todas as mensagens do WhatsApp são privadas e protegidas com criptografia ponta-a-ponta. Isso significa que apenas o remetente e o destinatário da mensagem podem ver o conteúdo dessa mensagem e mais ninguém – nem mesmo o WhatsApp.

O chatbot da IFCN foi desenvolvido na API de negócios do WhatsApp graças à tecnologia Turn.io, a ferramenta de impacto para o WhatsApp. O Turn apoia as equipes de impacto social a gerenciar e escalar o suporte personalizado, a partir de conversas fluidas e guiadas com os usuários, sem ficarem sobrecarregadas.

Gustav Praekelt, co-fundador da Turn.io, comenta: “No melhor cenário, a desinformação pode dificultar o apoio à prevenção da saúde. No pior cenário, pode levar a comportamentos que ampliam a transmissão de doenças. Dado que muitos dos detalhes sobre a COVID-19 são desconhecidos, o desafio é ainda maior, já que especulações podem facilmente viralizar e exceder as informações precisas que temos. Esta iniciativa em colaboração com o WhatsApp e a IFCN fornece um serviço inestimável a países, comunidades e cidadãos em tempo real e em escala, permitindo que eles não apenas verifiquem os fatos e questionem as informações, como também desempenhem um papel fundamental no enfrentamento às informações falsas”.Fabro Steibel, diretor do ITS Rio, afirma: “Tanto a desinformação quanto a informação de qualidade podem circular pelo WhatsApp. A diferença entre as duas depende da credibilidade da fonte e da capacidade das pessoas de buscarem informações mais à fundo sobre um dado fato. O chatbot da IFCN resolve os dois problemas: primeiro, leva as agências de checagem para o celular das pessoas, em primeira mão. Segundo, permite que os usuários busquem a informação que querem e precisam. O chatbot é mais um dos bons exemplos de como usar a tecnologia a nosso favor, e de como ter  robôs que melhoram a qualidade da informação, ainda mais em tempos de pandemia. Não poderíamos estar mais felizes por fazer parte desse projeto.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui