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CNN Brasil: “À Prioli” recebe Paola Carosella neste sábado

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O À Prioli deste sabado, 09 de abril, às 23h, vem com sabores e aromas na presença de Paola Carosella. No bate papo revelador com Gabriela Prioli, a chef argentina naturalizada brasileira afirma que define a casa onde vive a partir dos afetos. E que adotou o Brasil como seu lugar no mundo, terra da filha Francesca, da qual cuida com dedicação e profundidade.

Conhecida pelo talento na cozinha, Paola se sentiu bem à vontade entre talheres e panelas, durante o bate-papo temperado pela emoção com Gabriela. Ela revelou que entrou para o mundo da cozinha na esperança de escapar de uma infância difícil. Mas o tempo, que é o senhor da razão, passou, e hoje, ao olhar para o nhoque da receita de família sendo preparado, a sensação que tem é de uma pessoa realizada. “É uma receita da minha avó, eu amo fazer, eu amo o gesto, cozinhar, fico muito feliz”, afirma, explicando como o prato é feito.

Esta descendente de italianos que se confessa controladora, cresceu observando as mulheres da família trabalharem na plantação e na cozinha, e começou a carreira aos 18 anos de idade no seu país de origem. Depois, circulou pelos bastidores de cozinhas famosas da França, dos Estados Unidos, da Inglaterra e do Uruguai. Ela veio para o Brasil dirigir a cozinha do Figueira Rubaiyat junto com o famoso chef argentino Francis Mallmann, estrela de programa de televisão internacional da Netflix, com quem já tinha aprendido valiosas lições. Além de cozinheira e empresária, Paola também foi jurada de um dos mais famosos programas de culinária da televisão brasileira.

Paola confessa que teve dificuldade de desfrutar as conquistas quando a vida ficou boa. “Foi muito difícil chegar num lugar e falar, ‘eu vou desfrutar a vida’, quando a minha vida ficou boa, porque dá pra desfrutar a vida e olhar para o lado e ver o que temos?” reflete.

Mas de todas as coisas que teve, a chef não tem dúvidas de que a filha é a melhor delas: “É um trampo, é difícil pra caramba, mas é o melhor aprendizado, a melhor provocação, te leva aos melhores lugares”, declara. Outros segredos, histórias, opiniões e projetos desta chef incomum você vai ver no “ À Prioli” desta semana.

O programa “À Prioli” é exibido pela CNN Brasil aos sábados, às 23h

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B3 promove evento para aceleração de startups

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A B3, bolsa do Brasil, realizou hoje evento em parceria com a Darwin Startups para apresentar aos colaboradores da B3 e convidados as startups selecionadas na 11ª turma promovida pela aceleradora. A parceria da B3 com a Darwin Startups já dura seis anos e faz parte do programa de aceleração de startups da B3.

As startups selecionadas atuam em segmentos como finanças, seguros, telecomunicações, big data e inteligência artificial, e irão receber aporte da B3 e de outros parceiros do programa, além de participar de um programa de mentoria com a equipe da B3.

“A intenção desse evento é que executivos e colaboradores da B3 conheçam as propostas e modelos de negócios das startups selecionadas e entendam como esses serviços e produtos poderiam ser inseridos no ecossistema da empresa e, assim, auxiliar no desenvolvimento dos nossos negócios”, explica Rodrigo Pereira, superintendente de Novos Negócios, Inovação e Corporate Venture da B3.

“É com muita alegria que realizamos a primeira edição presencial do DarwinX na B3, esse momento tão importante que inicia a relação entre os colaboradores da corporação e os empreendedores acelerados e que irá se traduzir em muito trabalho conjunto e geração de oportunidades. Só temos a agradecer pela confiança e pelos resultados incríveis dessa parceria ao longo dos anos”, comenta Marcos Mueller, CEO Darwin Startups.

As startups passaram por etapas de inscrição, entrevistas, sabatinas e imersões até a conclusão do processo de avaliação. Cerca de 200 startups se inscreveram para o programa e, ao final, 10 foram selecionadas para a última fase, que inclui assinatura do contrato, aporte financeiro, criação do plano de aceleração e exposição das startups para o mercado.

Conheça as startups da 11ª turma do programa que se apresentaram no DarwinX da B3, realizado em parceria com a Darwin Startups:

Netspaces – Plataforma em blockchain que permite a digitalização de propriedade de imóveis e possibilita a compra e venda instantânea entre usuários da plataforma, de forma integral ou fracionada;

Creditares – Agrofintech que conecta agentes financiadores a produtores rurais, oferecendo mais e melhor acesso a crédito;

Linkapital – Fintech que oferece crédito para empresas com condições personalizadas;

Beaver – Plataforma de inteligência artificial focada na leitura inteligente de documentos;

Deduz – Plataforma de multibenefícios que incentiva o consumo dos moradores em condomínio, com o objetivo de deduzir a taxa condominial;

Ponto Fácil – Fintech e govtech focada em conveniência digital que reúne mais de mil serviços públicos e privados em plataforma própria;

Finansystech – Techfin que desenvolve soluções de tecnologia completas para que empresas de qualquer tamanho possam explorar todas as oportunidades do mundo Open Finance;

SenseUp – Plataforma com o objetivo de oferecer automação, analytics, padronização, inteligência e agilidade para soluções de integração de dados para as necessidades da Indústria 4.0;

Zabit – Sistema para gestão dos processos de prevenção à lavagem de dinheiro e compliance;

IDid – Plataforma de pagamentos digitais criada com o objetivo de eliminar a fraude e elevar a taxa de conversão de pagamentos no e-commerce.

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Trojans e adware são os tipos de malware mais disseminados no Brasil

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A Avast (LSE:AVST), líder global em segurança e privacidade digital, compartilha uma lista dos dez principais tipos de malware* mais prevalentes. Os trojans dominaram o cenário de ameaças no Brasil, representando 26,86% das ameaças direcionadas a dispositivos Windows e macOS e o adware é o primeiro da lista (59,36%) das ameaças direcionadas para dispositivos Android.
“Os trojans em desktop e o adware para Android têm sido as ameaças mais comuns que os brasileiros encontram, geralmente se espalhando por e-mail, sites de compartilhamento de arquivos ou software ilegal. Queremos que as pessoas aproveitem ao máximo a internet, em vez de se preocupar com cada clique. Portanto, estamos comprometidos em melhorar continuamente os nossos recursos de detecção de ameaças”, explica Michal Salat, diretor de Inteligência de Ameaças da Avast.
Além de trojans, os usuários brasileiros de desktop também encontraram: infectores de arquivo (22,04%), que copiam códigos maliciosos em arquivos para danificá-los ou se espalhar ainda mais pelo sistema; adware (13,14%), que envia spam para o usuário com anúncios indesejados e muitas vezes é capaz de roubar informações; e worms (6,84%), um tipo de malware cuja função principal é se auto-replicar e infectar outros computadores, enquanto permanece ativo nos sistemas infectados.
Quanto aos dispositivos móveis, além do adware, os trojans (26,70%) e os droppers (9,64%) – capazes de baixar malware adicional -, estiveram entre as ameaças mais comuns para os usuários de Android no Brasil.
Globalmente, os trojans também foram o tipo de malware que os usuários de desktop mais encontraram no ano passado (28,9%), seguidos por infectores de arquivos (17,4%) – que é um malware que ataca os arquivos, com o objetivo de reescrever o seu código para danificá-los permanentemente ou se espalhar ainda mais dentro do sistema e da rede. O terceiro tipo de malware de desktop mais prevalente em todo o mundo é o adware (12,7%), que envia spam para os usuários com grandes quantidades de publicidade indesejada e, em alguns casos, pode coletar informações confidenciais, rastrear o histórico de navegação ou até mesmo registrar as teclas digitadas.
Em dispositivos Android, as ameaças mais prevalentes globalmente são adware (49,5%), trojans (25,9%) e droppers (10,5%), que são programas maliciosos projetados para instalar um vírus no sistema de destino. Além disso, esses programas são muito difíceis de detectar.
Os dez principais tipos de ameaças de desktop que os usuários brasileiros encontraram em 2021 também incluem droppers, ladrões de senha, mineradores de moedas (coinminers), trojans de acesso remoto (RATs), hacktools e bots.

Os dez principais tipos de malware para Android que os usuários móveis do Brasil encontraram em 2021 incluem também spyware, bankers, exploits, hacktools, trojans por SMS, aplicativos falsos e mineradores de moedas (coinminers).

 

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Fluxo de turistas durante a vindima supera os números pré-pandemia na Vinícola Aurora

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De forma exclusiva, unidade da Aurora Vale dos Vinhedos oferece degustação harmonizada com chocolates. Crédito: Helio Werneck


Pioneira no enoturismo no Brasil, a Vinícola Aurora brinda a retomada no fluxo de visitantes durante a vindima. Entre janeiro e março, a empresa recebeu 44,8 mil turistas brasileiros, americanos e ingleses em suas três unidades, sendo duas delas em Bento Gonçalves e outra em Pinto Bandeira. O número representa 13% a mais em relação ao mesmo período de 2019, quando 39,6 mil pessoas estiveram na Aurora, e 75% superior a 2021, em que foi registrado 21,9 mil visitantes. No ano passado, no mês de março, os atrativos turísticos estiveram fechados por conta das limitações impostas pelo decreto estadual gaúcho.

“A vacinação em massa da população e o abrandamento das restrições estão sendo determinantes para as pessoas se sentirem dispostas a voltarem a buscar por viagens e deslocamentos para momentos de lazer. A retomada das feiras e dos eventos na região também está contribuindo na circulação e dá um impulso na atividade turística”, analisa Ana Maria De Paris Possamai, gerente de Turismo da Vinícola Aurora.

Com o movimento voltando aos patamares pré-pandemia, foram criadas 10 vagas de empregos e há perspectivas de ampliação de outros novos postos de trabalho no setor de enoturismo da Aurora. No total, são 36 profissionais atuando na área, entre as três unidades da empresa (Matriz, Vale dos Vinhedos e Pinto Bandeira).

Novidades para atrair os diferentes perfis de turistas

A Vinícola Aurora é um dos principais atrativos turísticos da Serra Gaúcha. Nos últimos cinco anos, mais de um milhão de visitantes estiveram na empresa, sendo a maioria deles famílias e casais.

No ano passado, mesmo com cerca de dois meses de atividades suspensas em função da Covid-19, 190,9 mil turistas passaram pelos endereços da vinícola mais premiada do país. Entre os principais estados de origem estão São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Ana Maria explica que entre as estratégias para o estímulo ao enoturismo estão as novas opções do chamado turismo de experiência em endereços da Aurora, que até então eram fechados para o público. Até o final de 2022, a expectativa é de um aumento de 20% no fluxo de visitantes em relação ao ano anterior.

“Em julho de 2021, inauguramos a loja no Vale dos Vinhedos, junto a nossa unidade que é 100% sustentável. No espaço, o turista conhece a linha de envase e pode escolher entre três experiências: as degustações da Linha Premium, da Linha Super Premium ou Harmonizada com chocolates. Também em dezembro do ano passado, abrimos de forma inédita o nosso espaço em Pinto Bandeira e passamos a oferecer caminhadas com degustação orientada pelos vinhedos. E para complementar, nesta vindima, lançamos, no mesmo endereço, o piquenique nos jardins e degustações especiais, e claro, mais uma loja da marca”, lista a gerente de Turismo da Vinícola Aurora.

“A receptividade foi a melhor possível. Tivemos uma aceitação muito grande com as novidades apresentadas e, para este ano, estamos planejando novas opções para os turistas vivenciarem nas três unidades”, complementa Ana Maria.

Historicamente, os meses de inverno representam uma alta no fluxo turístico na empresa, superando períodos como a vindima (janeiro, fevereiro e março) e o final do ano (novembro e dezembro).

NÚMERO DE VISITANTES DE JANEIRO A MARÇO (VINDIMA)
2022 – 44.881
2021 – 21.925
2020 – 40.017
2019 – 39.696

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Google for Startups Brasil anuncia nova turma do Accelerator formada exclusivamente por startups fundadas e lideradas por pessoas negras

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O Google for Startups anunciou hoje as empresas que formam a nova turma do Google for Startups Accelerator. O programa oferece mentorias, suporte e ferramentas para ajudar startups já consolidadas a enfrentarem seus principais desafios técnicos e de produto, com foco em ferramentas de tecnologia e programação do Google.

 

Ao longo de três meses, as empresas selecionadas contarão com mentorias de especialistas do Google e do mercado, além de benefícios, como sessões personalizadas e individuais, créditos em produtos Google e acesso à rede de startups que já passaram pelos programas do Google for Startups. Observando amplamente, mais de 100 startups já passaram pelo programa, incluindo grandes nomes que cresceram e se firmaram no mercado brasileiro, como Loggi, Nubank, idwall e Grupo Zap.

 

Esta é a primeira vez que uma turma do programa é formada exclusivamente por startups fundadas e lideradas por pessoas negras. “Estimular mais diversidade no setor de inovação é uma prioridade para o Google for Startups, por isso, ficamos muito felizes de trazer essa nova proposta para o Accelerator pouco depois de anunciarmos o investimento adicional para o Black Founders Fund”, conta André Barrence, Diretor do Google for Startups na América Latina. “Nós acreditamos que quando apoiamos empreendedores negros e seus produtos, não estamos só ajudando os negócios deles a crescerem, mas também contribuindo para a inclusão, geração de empregos e riqueza, e ajudando no desenvolvimento de soluções para importantes problemas da nossa sociedade”, completa o executivo.

 

Conheça as startups selecionadas:

 

  • Biti9: startup que ajuda empresas a otimizar processos, reduzir custos e ganhar em produtividade com mais segurança e confiabilidade.
  • Creators: startup que conecta marcas e squads de criadores de conteúdo.
  • fen: plataforma de social commerce onde marcas vendem produtos por meio de conteúdos criados por influenciadores digitais.
  • FixIt: healthtech de imobilização sustentável que utiliza plástico biodegradável e impressão em 3D para a produção de talas.
  • fluke: operadora de telefonia móvel 100% digital que trabalha para ser a nova – e melhor – opção de telefonia móvel no Brasil.
  • Kapputo: startup que disponibiliza informações, índices e análises do mercado imobiliário, utilizando Big Data e Machine Learning.
  • naPorta: empresa que atua com entregas em comunidades e regiões periféricas.
  • {Parças}: eduTech de Impacto Social que atua no apagão técnico de TI, formando novos Desenvolvedores de periferias e egressos de medidas socioeducativas.
  • Ubots: empresa de inteligência artificial para aprimorar as relações entre as organizações e  pessoas.
  • Wellbe: plataforma empresarial de inteligência e redução de custo, que integra diversos dados de saúde e oferece indicadores para auxiliar na gestão.

Dentre as 10 startups selecionadas para esta nova turma do Google for Startups Accelerator, três também já receberam investimento do Black Founders Fund. Ainda que ambas tenham o objetivo de contribuir para a diversidade racial no ecossistema empreendedor do país, vale reforçar que o programa de aceleração e o fundo de investimento são duas iniciativas diferentes oferecidas pelo Google for Startups. Ao contrário do Accelerator, que é um programa de aceleração sem qualquer tipo de investimento financeiro por parte do Google nas startups selecionadas, o Black Founders Fund investe recursos financeiros, sem qualquer participação societária, em negócios fundados por pessoas negras e que estejam buscando investimento em fase pre-seed e seed.

As inscrições para as próximas turmas do Google for Startups Accelerator seguem abertas. Para se inscrever, acesse campus.co/intl/pt_ALL/sao-paulo/accelerator/.

Para o Black Founders Fund, as inscrições também continuam abertas. Para mais informações sobre a iniciativa, acesse http://goo.gle/blackfoundersfundbrasil

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Exposição “Dulce, um Pingo de Amor” chega ao Salvador Shopping

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A exposição “Dulce, um Pingo de Amor” chega pela segunda vez ao Salvador Shopping. O público terá a oportunidade de conhecer as esculturas da face de Irmã Dulce e de Jesus Cristo, que possuem 2,7m de altura em fibra de vidro, com pintura marmorizada. Há ainda 13 telas pintadas com técnica mista em acrílico e detalhes em ouro, além de uma escultura do Anjo Bom da Bahia em tamanho real. A mostra será aberta na sexta-feira, 08 de abril, às 10h, no Espaço Gourmet – Piso L1 do Salvador Shopping. O evento vai marcar o lançamento dos roteiros da fé católica, na capital, desenvolvidos pela Pastoral do Turismo da Arquidiocese de Salvador em parceria com a Setur-BA.

Ainda será apresentada uma série de comunicação com cenas que demonstram parte da biografia da Santa Dulce e a geração de todo o processo criativo das peças de arte expostas. Todas as criações são de autoria do artista plástico Félix Sampaio com a curadoria de Fábio Abreu.  A primeira Santa do Brasil foi escolhida como um dos temas que compõe a história da cidade e traduz o jeito de viver do soteropolitanos dentro do Festival Salvador, motivada pela comemoração dos 15 anos do Salvador Shopping e do aniversário da capital baiana, ampliando assim, a importância de manter vivo o legado de amor e serviço da canonizada Santa Dulce dos Pobres.

Campanha de doação | Em parceria com as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), o Salvador Shopping promove a divulgação da campanha para arrecadação de recursos, estimulando os seus clientes a fazerem doações. As peças estão distribuídas pelo centro de compras. Há diversas formas de contribuir com a ação: transferência via pix (e-mail) deuslhepague@irmadulce.org.br. Mais informações: www.irmadulce.org.br/doeagora

 SERVIÇO

Exposição “Dulce, um Pingo de Amor”

Local: Espaço Gourmet – Piso L1 do Salvador Shopping;

Período: 7 de abril a 8 de maio de 2022;

Funcionamento: segunda a sábado, das 9h às 22h; domingo, das 12h às 21h;

Visitação gratuita

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Em nova campanha, Burger King propõe reflexão sobre a importância de votar nas eleições de 2022

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Reprodução


Conhecido por exercer um papel de protagonismo e utilizar de sua voz para dar luz a temas relevantes par a sociedade, o Burger King chama a atenção dos jovens brasileiros sobre a necessidade de tirarem o título de eleitor – ou maiores de idade a regularizarem o documento – para votarem nas eleições de 2022, seguindo um movimento que já acontece entre artistas e personalidades nas redes sociais e que foi puxado recentemente pelo TSE por meio da Semana do Jovem Eleitor. Em campanha lançada hoje, a marca reforça a compreensão de que cada voto vale muito, além da importância de uma escolha consciente.

De acordo com a Justiça Eleitoral, somente 371 mil jovens de 16 a 17 anos estavam cadastrados para votar até fevereiro de 2022, um número que representa menos de 10% da população brasileira nessa faixa etária. Esse número histórico é o mais baixo desde 1992.

Para convite à reflexão, o BK se apropria de febre bem difundida na atualidade, perguntando a consumidores: Você gosta de votar em reality show? e com respostas distintas como “Acordei e votei, almocei e vou votar” e “Mutirão da votação”; questiona: Então por que não faz isso nas eleições?. Com o objetivo de gerar engajamento do público quanto a participação em um importante momento para o país, o roteiro finaliza com a mensagem: Vota no Reality? Vote na vida real também! Tire o título de eleitor até o dia 04 de maio e escolha o futuro do seu jeito.

“Somos atentos aos movimentos que acontecem na sociedade e com a clareza que temos sobre nosso posicionamento, conseguimos entender com facilidade qual o nosso papel nesta conversa. Queremos dar voz e ampliar o alcance de um assunto que não deve ficar só nas redes sociais ou ser assumido por pessoas físicas. Não estamos aqui para escolher lados, mas sim, ressaltar o quão importante é o voto desses jovens nas próximas eleições. Para ter um Brasil do seu jeito, cada eleitor precisa fazer sua parte”, explica Juliana Cury, Diretora de Marketing e Inovação da BK Brasil.

O filme, idealizado pela DAVID, terá veiculação nacional em TV aberta e nas redes sociais para alcançar o maior número de pessoas possíveis. “Não existe assunto proibido no BK. Se a política é um tema para nossos consumidores, por que não seria um tema para nós?”, diz Rogério Chaves, Diretor de Criação da DAVID.

Não é a primeira vez que o BK se apropria com pioneirismo de um assunto tão importante para o público. Em 2018, a rede também convidou eleitores para uma reflexão com a campanha Whopper em Branco, que em filme disponibilizou uma urna fictícia para entrega de sanduíche somente com cebola e maionese para quem, no momento, optasse por votar em branco. O lanche, longe do ideal, vinha com a seguinte mensagem: “Esse é o Whopper em Branco, um sanduíche com ingredientes escolhidos por outra pessoa. E quando alguém escolhe no seu lugar, não há como reclamar do resultado”. Das mais de 2 bilhões pessoas impactadas pela ação, cerca de 30% declararam que repensaram em seus respectivos votos após conferir o comercial.

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Shopee apresenta mascote e campanha com foco no mercado pet

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A Shopee, plataforma de comércio eletrônico que conecta vendedores, marcas e consumidores, anuncia seu mascote da marca, o vira-lata caramelo Shopito com campanha focada em animais de estimação. A ação, que acontece de 6 a 10 de abril, contará com uma página especial de pets com ofertas de produtos como comida, roupinhas, brinquedos, cuidados e acessórios, além de conteúdo com influenciadores cães e incentivo a adoção de cachorros e a doações para a ONG Anjos de Patas, que resgata e reabilita animais em situação de risco.

Mascote Shopito

O Shopito, cachorro vira-lata caramelo, fiel representante do carisma brasileiro, passa a representar a marca como mascote e estará presente nos jogos Shopee (Shopee Bolhas, Shopee Candy, Shopee Recompensas Diárias, Shopee Tabuleiro e Shopee Figurinhas), redes sociais e blog da Shopee. “O vira-lata caramelo foi escolhido por reforçar os atributos da nossa marca: simples, feliz e amigável.”, explica Felipe Piringer, responsável por marketing e estratégia na Shopee.

O mascote também incentivará doações para a ONG Anjos de Pata, que resgata e reabilita animais em situação de risco e os encaminha para adoção, que agora faz parte da seção Shopee Doações. Como parte da campanha, a Shopee trará em suas redes sociais alguns animais já disponíveis para adoção, incluindo um nomeado de Shopito em homenagem ao mascote. As ações ocorrem simultaneamente ao Abril Laranja, mês em que a sociedade se mobiliza na prevenção contra a crueldade animal. Para realizar denúncias e adoções, a instituição possui os seguintes canais abertos: WhatsApp (19) 98602 5874 e uma página no Instagram.

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LATAM buscará utilizar 5% de combustível sustentável até 2030, privilegiando a produção da América do Sul

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Com um apelo para acelerar os esforços para gerar as condições necessárias para uma aviação comercial mais sustentável, o CEO do LATAM Airlines Group, Roberto Alvo, tornou pública a aspiração do grupo de incorporar o combustível de aviação sustentável (SAF, na sigla em inglês) em sua operação, privilegiando a produção gerada na América do Sul. Isso faz parte da estratégia de sustentabilidade do grupo, que busca um crescimento neutro em carbono, neutralizando 50% das emissões domésticas até 2030 e alcançando a neutralidade de carbono até 2050.

“A América do Sul tem potencial para ser um líder mundial na produção de combustíveis sustentáveis e, com isso, contribuir de forma muito significativa para as ações climáticas. Para isso, é necessário que os atores públicos e privados, assim como a LATAM, colaborem e desempenhem o seu papel e ousem liderar a transição energética que o mundo exige. Com este anúncio, o grupo está dando um sinal claro ao mercado do real interesse em comprar combustíveis SAF no continente”, afirmou Roberto Alvo, CEO LATAM Airlines Group durante o evento “Wings of Change”, organizado pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) nos dias 6 e 7 de abril, em Santiago (Chile).

O executivo destacou o potencial de desenvolvimento do SAF no continente devido aos seus recursos naturais e a sua riqueza em energias renováveis. No entanto, é atualmente um mercado imaturo e com pouca oferta, que ainda não tem as condições propícias para desenvolver o seu potencial, incluindo regimes regulatórios específicos, promoção da tecnologia e inovação, apoio à produção e à cadeia logística, mecanismos para diminuição dos custos, entre outros fatores.

Atualmente, os elevados custos de produção e a imaturidade do mercado impõem grandes desafios quando se pensa no uso em massa desse tipo de combustível. Nesse sentido, o CEO da LATAM fez um chamado às autoridades governamentais, empresas privadas, universidades e o restante das companhias aéreas a colaborar no tema, para gerar incentivos que permitam expandir a produção, a utilização e a massificação do SAF na América do Sul como forma de encontrar soluções para a emergência climática.

O que é o SAF?

É um tipo de combustível alternativo, produzido a partir de matérias-primas renováveis ou derivadas de resíduos que atendem a critérios de sustentabilidade. A variedade de matérias-primas é ampla, podendo ser óleos de cozinha, gorduras, resíduos urbanos e resíduos agrícolas, entre outros. Além disso, existem outras alternativas, como o hidrogênio verde, que também pode ser usado para produzir o SAF – embora, no momento, não seja comercialmente viável para esse fim devido ao seu alto custo e baixo volume de produção.

Segundo dados da IATA, o SAF proporciona uma redução de emissões de até 80% em relação aos combustíveis tradicionais, e se apresenta como a ferramenta mais viável para contribuir com o transporte de massa sustentável.

A América do Sul reúne condições imbatíveis em termos de disponibilidade de recursos e matérias-primas sustentáveis para desenvolver esse tipo de combustível sustentável. Segundo dados da WWF, por exemplo, o Brasil tem potencial para produzir até 9 bilhões de litros de SAF, provenientes de diversas fontes, como resíduos da agricultura e da indústria madeireira, e até 2030 a oferta mundial será de 6,5 bilhões de galões, dos quais 2,3 bilhões de galões (cerca de 35%) virão desse mercado.

No longo prazo, espera-se também poder impulsionar aeronaves usando hidrogênio verde como fonte direta de energia; no entanto, essa tecnologia ainda está em desenvolvimento e exigirá modificações nas atuais aeronaves.

A LATAM e a sua estratégia de sustentabilidade

Em maio de 2021, o grupo LATAM apresentou a sua estratégia de sustentabilidade baseada em três frentes (Mudanças Climáticas, Economia Circular e Valor Compartilhado), destacando o seu compromisso com a proteção dos ecossistemas estratégicos da América do Sul para ser um grupo zero resíduos para aterro até 2027, além de compensar 50% das suas emissões domésticas até 2030 e ser carbono neutro até 2050.

As linhas de ação da estratégia foram desenhadas em colaboração com especialistas e organizações ambientais de todo o continente.

Para mais informações, acesse www.latamairlines.com/br/pt/sustentabilidade.

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Locaweb apresenta nova marca corporativa e redirecionamento estratégico

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Com 24 anos de história, a primeira empresa de hospedagem do Brasil apresenta agora sua nova marca: a Locaweb Company. O objetivo é consolidar a evolução do grupo, que em 2020 estreou na B3 como um dos IPOs de maior sucesso da história e ressaltar a construção de um ecossistema completo de soluções digitais para qualquer tipo de cliente, seja qual for o seu estágio de maturidade. Todo o projeto foi concebido pela Interbrand, uma das maiores e mais respeitadas consultorias globais de marca. O trabalho teve início em junho de 2021 e envolveu diversas etapas de pesquisas e produções, como o desenvolvimento de território, plataforma e arquitetura de marca, identidade visual e plano de implementação para chegar ao lançamento.

A nova marca global traz soluções digitais integradas para impulsionar negócios e, com isso, disponibiliza um portfólio completo de produtos desde como iniciar a presença na web e melhorar o relacionamento com cliente até soluções de e-commerce, com uma gama completa de ferramentas que promovem negociações de compra e venda online. “Apresentar nossa nova marca global é um momento muito especial, mostra que estamos no caminho certo e o quanto evoluímos ao longo dos últimos 24 anos, caminhando lado a lado com a evolução tecnológica. Agora, com a Locaweb Company, estamos nos consolidando como um ecossistema de marcas integradas que oferecem soluções completas e modulares para todos os tamanhos e maturidades de negócios”, afirma Fernando Cirne, CEO da empresa.

O trabalho também consistiu na reorganização do portfólio do grupo e a definição do papel de cada vertical, maximizando o potencial de criação de valor e simbiose entre elas. Além disso, a reconfiguração estratégica também ajudou a empresa a mapear as oportunidades de novas aquisições. “Com essa organização conseguimos facilitar a troca de equities entre a marca mãe e suas submarcas, dando clareza ao portfólio e consolidando a Locaweb Company como uma marca com robustez e legitimidade para continuar sendo referência no seu mercado”, acrescenta Laura Garcia, COO Interbrand Brasil. Agora, o grupo passa a contar com uma estrutura híbrida, onde algumas marcas se relacionam mais entre si, com soluções complementares, como Bagy, Etus, Octadesk, Tray, Delivery Direto, entre outras – e algumas que podem seguir atuando com maior independência – caso de KingHost, Bling e Melhor Envio.

Sob o ponto de vista criativo, após um amplo estudo que contou com mais de 70 entrevistas internas e externas, o resultado do reposicionamento preservou o nome “Locaweb”, mas agora acompanhado do sufixo “Company”. O novo nome agrega a ideia de robustez de um grande grupo. Na identidade visual, a nova marca reflete o ar de seriedade da empresa. “O novo logo é o ponto de partida para toda a identidade visual, composta por uma paleta de cores mais neutras, complementada com tons vibrantes que harmonizam com as marcas de produto. Os grafismos inspirados no desenho do logo trazem a personalidade, e o sistema visual é modular, intuitivo e flexível para todas as necessidades de comunicação”, explica Gil Bottari, diretor de design da Interbrand.

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