Início Notícias As inscrições para o Fies Social, o Programa de Financiamento Estudantil, iniciam...

As inscrições para o Fies Social, o Programa de Financiamento Estudantil, iniciam hoje, 12/03

Fies 2024 reserva 50% das vagas para estudantes com até meio salário mínimo inscritos no CadÚnico e 100% de financiamento do curso para esse grupo

0
Divulgação/Ministério da Educação

Nesta terça-feira, 12 de março, iniciam-se as inscrições para o tão aguardado #FiesSocial, programa de financiamento estudantil do governo federal. O processo seletivo do primeiro semestre de 2024 traz novidades significativas, destacando-se a reserva mínima de 50% das vagas para estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

A implementação desta nova regra é uma iniciativa do Fies Social, estabelecido pela Resolução nº 58/2024 e regulamentado pela Portaria nº 167/2024, que tem como objetivo assegurar o acesso e a permanência no ensino superior para alunos de baixa renda, desempenhando um papel transformador na sociedade.

Fies Social: Financiamento de até 100% dos Encargos Educacionais

Para os estudantes beneficiados pelo Fies Social, o programa também proporcionará a oportunidade de financiar até 100% dos encargos educacionais. Todos os detalhes e inovações do Fies 2024/1 estão disponíveis no Edital nº 10/2024, que abrange o cronograma e os procedimentos do processo seletivo. O Fies planeja ofertar, ao longo de 2024, um total de 112.168 vagas.

Inscrições e Cronograma

As inscrições para o processo seletivo do primeiro semestre de 2024 do Fies são gratuitas e podem ser efetuadas no período de 12 a 15 de março, através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A divulgação dos resultados da pré-seleção na chamada única está prevista para o dia 21 de março.

Confira abaixo o cronograma completo do Fies:

Inscrições: 12 a 15 de março
Resultado da pré-seleção na chamada única: 21 de março
Fies Social: Transformando Vidas desde 2024

O Fies Social, implementado a partir de 2024, reflete a visão do Ministério da Educação (MEC) em retomar o papel social do financiamento estudantil, atendendo às necessidades específicas dos estudantes de baixa renda. Esta iniciativa desempenha um papel transformador na sociedade, oferecendo condições aprimoradas para a obtenção de financiamento no âmbito do Fies.

Fies: Apoio ao Ensino Superior desde 2001

O Fundo de Financiamento Estudantil, instituído pela Lei nº 10.260, de 2001, continua sua missão de oferecer vagas para o financiamento de cursos de graduação em instituições não gratuitas participantes do programa. Esta oportunidade é estendida a cursos que obtiveram avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O Fies continua sendo uma peça fundamental no acesso democrático ao ensino superior no Brasil.

Clique aqui para realizar a sua inscrição

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui