Início Notícias Celular Seguro: Entenda sobre o aplicativo do Governo Federal que bloqueia celular...

Celular Seguro: Entenda sobre o aplicativo do Governo Federal que bloqueia celular roubado

Em 2022, de acordo com o 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, foram oficialmente registrados 999.223 casos de roubos e furtos de celulares em todo o país.

0

O governo federal lançou oficialmente o aplicativo Celular Seguro, uma ferramenta desenvolvida em parceria com a Anatel, Febraban e outros parceiros estratégicos, com o objetivo de bloquear eficientemente celulares roubados ou furtados. Além de prevenir golpes no Pix e invasões em redes sociais, a plataforma visa proteger o usuário contra acessos não autorizados à conta bancária.


Ação estratégica para redução de crimes

Com a expectativa de impactar positivamente nas estatísticas de furtos e roubos de celulares, o Celular Seguro surge como uma medida estratégica do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A parceria com a Anatel e Febraban fortalece a iniciativa, que conta ainda com o envolvimento de instituições financeiras e empresas renomadas.

Em 2022, de acordo com o 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, foram oficialmente registrados 999.223 casos de roubos e furtos de celulares em todo o país. No entanto, conforme apontado pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Capelli, acredita-se que a subnotificação seja significativamente maior devido às complexidades enfrentadas pelos usuários para efetuarem o bloqueio da linha e do aparelho.

Como funciona o celular seguro: passo a passo

Cadastro Simples: Disponível para download nas lojas oficiais da Apple e Google, o aplicativo requer um cadastro no site www.celularseguro.mj.gov.br, onde os usuários podem registrar seus dispositivos.

Login Seguro: Utilizando a conta gov.br, o usuário faz login no aplicativo ou site, onde poderá cadastrar seu celular, informando detalhes como número, marca e modelo.

Cadastro de Pessoas de Confiança: O usuário tem a opção de cadastrar uma ou mais pessoas de confiança, permitindo que elas auxiliem na criação de ocorrências em seu nome.

Registro de Ocorrência: Em caso de perda ou roubo, o usuário ou pessoa de confiança pode registrar uma ocorrência, detalhando as circunstâncias do incidente.

Alertas Automáticos: O sistema emite alertas para instituições participantes, acionando o bloqueio de aplicativos financeiros, do aparelho e da linha telefônica.

Bloqueio Efetivo: A partir de 9 de fevereiro, a plataforma oferecerá o bloqueio da linha telefônica diretamente pelo aplicativo, simplificando o processo.

Parcerias e Adesões: Alianças em Prol da Segurança

Na terça-feira, foram estabelecidos memorandos com importantes instituições financeiras, como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Santander, Itaú, entre outros. Além disso, protocolos de intenções foram firmados com empresas renomadas, como Google, Uber, 99, Zetta, Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) e adesões da Conexis Brasil Digital e das operadoras Claro, Vivo e TIM. Os bancos assumiram o compromisso de bloquear o acesso às contas bancárias dos usuários no intervalo de 10 a 30 minutos.

O Celular Seguro surge como uma solução inovadora, prometendo redefinir a segurança e tranquilidade dos usuários diante das crescentes ameaças de furtos e roubos de celulares no país.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui