Início Notícias Franquia Em parceria com o Sebrae, ABF lança capacitação sobre educação empreendedora

Em parceria com o Sebrae, ABF lança capacitação sobre educação empreendedora

Já a ABF Academy, nova plataforma digital de educação continuada da entidade, terá foco inicial em capacitar franqueadores em boas práticas e temas atuais do setor

0

Alinhada com a sua missão de defender, promover e fomentar o franchising íntegro, a Associação Brasileira de Franquias anuncia o lançamento na Convenção ABF do Franchising dois projetos de educação empreendedora. Um deles, em parceria com o Sebrae, é o Portal Parceria Sebrae ABF, que conta com conteúdo sobre gestão e franquias voltado a franqueados e franqueadores (potenciais ou já em atuação). O outro projeto é a ABF Academy, que é uma evolução da plataforma de educação continuada da Associação e que contará com recursos gamificados para difundir as boas práticas e os temas atuais do franchising. O Portal Parceria Sebrae ABF já está no ar e a ABF Academy estará disponível a partir da segunda quinzena de novembro.

Os projetos educacionais são fundamentais em um momento em que, segundo a última Pesquisa GEM do Sebrae, seis em cada dez brasileiros têm o sonho de ter o próprio negócio. A taxa de potenciais empreendedores chegou a 53%, o que representa cerca de 51 milhões de pessoas, a segunda maior do mundo. Além disso, o mercado de franquias recebeu em 2022 ao menos 200 marcas franqueadoras e o volume de unidades de franquia em operação cresceu quase 14 mil, o que indica a constante renovação do setor.

“Com estes dois projetos queremos levar ainda mais longe o conhecimento e as boas práticas do franchising. Em nossos contatos com franqueados e potenciais investidores ainda notamos algumas dúvidas básicas e gaps de formação. Queremos oferecer ferramentas mais acessíveis para atender a essas demandas. Empreendedores mais bem preparados ao longo de toda a cadeia favorecem decisões de investimento mais conscientes e uma maior perpetuidade do negócio”, afirma Tom Moreira Leite, presidente da ABF.

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, a parceria contribuirá na geração de renda e emprego no país. “As microfranquias vêm ganhando cada vez mais espaço no empreendedorismo. O Sebrae avalia que elas funcionam como um modelo estruturado para quem deseja ter o seu próprio negócio. Somando esforços com a ABF, os pequenos negócios receberão orientações e informações sobre como atuar neste mercado, assim como, serão orientados a melhorar sua gestão impulsionando seus negócios e ampliando mercados”, ressalta Décio Lima.

Portal Parceria ABF Sebrae

O site da parceria Sebrae e ABF ficará hospedado no Portal Sebrae, que recebe milhares de visitas por mês. O tema franquias é um dos mais acessados e essa página irá concentrar conteúdos e orientações associadas ao setor em diversos formatos, como textos e vídeos. O conteúdo é 100% online, gratuito e estruturado por consultores e especialistas do Sebrae. Também serão produzidos novos conteúdos com a curadoria da ABF. A rede de atendimento do Sebrae está sendo preparada para atender os interessados em franquias, contando também com o know how da ABF.

A primeira trilha de conhecimento – voltada para a persona “Sou um franqueado” – tem oito aulas com foco em soft skills de gestão, totalizando 36 horas de capacitação, com os temas: Fluxo de caixa como ferramenta de gestão para o seu negócio; Movendo o estoque em dia; Gestão de pessoas; A liderança na gestão de equipes; Planeje suas metas e resultados; Customer success: como conquistar e manter clientes; Marketing digital para o empreendedor; Planejamento do marketing: ferramentas práticas.

No futuro, o Portal deverá contar com mais três trilhas de conhecimento voltado para as personas “Quero ser um franqueado”, “Quero ser um franqueador” e “Sou um franqueador”. Para isso, no começo de 2024, será realizado um estudo nacional sobre os principais desafios e dores da jornada do franchising, abrangendo os principais elos da cadeia (empresários, potenciais empresários franqueadores e franqueados), que subsidiará a produção dos demais conteúdos. Além disso, a parceria ABF/Sebrae envolve outras iniciativas como cooperação técnica, capacitação de equipes das entidades, participação em eventos e promoção de rodadas de negócios.

 

ABF Academy

Dando continuidade na capacitação de empreendedores de diferentes perfis, na preparação de novos entrantes e na promoção de boas práticas de gestão – contribuindo, assim, com a sustentabilidade do sistema e com decisões mais conscientes de investimento –, a ABF Academy trará conteúdos gamificados e ferramentas para acompanhamento da jornada de aprendizagem.

Com curadoria 100% da ABF, a primeira persona a ser trabalhada é a de franqueadores em diferentes níveis de desenvolvimento e, em uma segunda fase, a plataforma também ofertará trilhas de conhecimento para franqueados, colaboradores, fornecedores e interessados em franchising. Alguns recursos serão exclusivos para associados, como algumas gravações de eventos e cursos da ABF, e os demais serão abertos ao público em geral. No médio prazo, a ABF também disponibilizará alguns treinamentos pagos.

“A ABF já entrega um universo de conhecimento sobre o setor. Com a ABF Academy, além de organizar tudo isso, queremos agregar recursos gamificados, de forma que o profissional do franchising possa direcionar melhor seus desenvolvimento. Buscamos também disseminar de maneira mais estruturada as melhores práticas do setor, contribuindo com o propósito da entidade de fortalecer um franchising sustentável e íntegro”, explica Claudia Vobeto, diretora de Capacitação da ABF.

Em um recente estudo da ABF foi identificado que, dos interessados em abrir uma franquia, 39% são empreendedores iniciantes (faixa etária de 30 a 40 anos e se interessam por uma franquia visando independência financeira e alavancagem de renda); e 16% se caracterizam como potencial empreendedor (25 a 55 anos, 51% feminino e valorizam a segurança, estabilidade e o sonho do negócio próprio; são assalariadas, desempregadas ou autônomas e têm menor capacidade de investimento). “Ou seja, mais de 50% do público que busca uma franquia aparenta uma baixa experiência na área de gestão e essa plataforma vem suprir essa demanda por maior conhecimento do setor”, finaliza Claudia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui