Início Notícias Gerdau surpreende com Robôs Futuristas de Aço na 13ª Virada Sustentável

Gerdau surpreende com Robôs Futuristas de Aço na 13ª Virada Sustentável

Iniciativa criada por coletivo de artistas buscou transmitir uma visão transformadora do futuro por meio do desenvolvimento sustentável, com o aço como elemento central

0
Robôs feitos de aço na Virada Sustentável - Divulgação

A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, e o Ministério da Cultura apresentaram ao público o projeto “Robôs Futurísticos – o esquadrão tecnológico do futuro sustentável”, uma iniciativa liderada pelo Coletivo Respect, OHSE e pelo artista Alexandre Bergami, durante a 13ª edição da Virada Sustentável 2023, da qual a companhia é a principal patrocinadora. A exposição, de classificação livre, aconteceu no Parque Villa-Lobos, em São Paulo (SP).

“A sustentabilidade e o aço fazem parte do dia a dia de todas as pessoas. Com a exposição dos robôs futurísticos, reforçamos os conceitos de sustentabilidade e reciclagem dentro de um contexto criativo e educativo. O propósito da Gerdau é empoderar pessoas que constroem o futuro e buscamos impactar positivamente as regiões onde estamos presentes, promovendo discussões e reflexões junto à sociedade sobre como podemos ser agentes de transformação para o desenvolvimento de um planeta ainda mais sustentável por meio também da arte”, explicou Pedro Torres, diretor global de Comunicação e Relações Institucionais da Gerdau.

As obras apresentadas buscaram apurar o olhar dos espectadores até o ano de 2030, onde os artistas imaginaram arte representada por seres futuristas e tecnológicos, que estavam alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 da Organização das Nações Unidas (ONU), de Consumo e Produção Responsáveis, enfatizando a ideia de combinar arte, cultura e sustentabilidade, em um contexto criativo e educativo. “Foi uma honra participar de mais uma edição da Virada Sustentável como principal patrocinadora, promovendo uma ação que permeia o dia a dia da Gerdau e, ao mesmo tempo, foi uma oportunidade de valorização da cultura brasileira. Sabemos que cada robô é uma manifestação artística que busca abordar os desafios da sociedade, transmitindo uma visão transformadora para o futuro. Levamos arte, cultura e aprendizado para os visitantes”, completou Torres.

Ao todo, foram três instalações, sendo a primeira o Robô Equitron, que simbolizou a importância da cooperação e da solidariedade na erradicação da pobreza. Este ser simbolizou o comprometimento com a promoção da igualdade de oportunidades para todos. A escultura media aproximadamente 5 metros e foi construída com fios de metal, cabos de aço Gerdau, placas de circuito e peças de computador.

A segunda arte foi representada pelo Robô Vitalis, que destacou a importância da saúde preventiva e de um estilo de vida saudável. Vitalis era um robô dedicado a promover a saúde e o bem-estar, visando melhorar a qualidade de vida das pessoas. A escultura em formato de coração com aproximadamente 5 metros de altura, foi construída com peças de computadores e eletroeletrônicos.

 

Já o Robô Aquatron enfatizou a importância da conservação e do uso responsável dos recursos hídricos, era um robô empenhado em preservar, revitalizar e garantir o acesso à água limpa e saneamento básico para todos. A escultura em formato de fonte de água, com aproximadamente 5 metros de altura, foi construída com canos, tubos e circuitos eletrônicos reciclados.
Segundo o cofundador da Virada Sustentável, André Palhano, “Para chamar a atenção para uma conscientização coletiva sobre o momento climático que estamos vivendo, a Virada apresenta temas importantes e pouco conhecidos da população de uma forma palatável, lúdica e prazerosa, através da arte, cultura e ações para o despertar do conhecimento”.

A 13ª edição da Virada Sustentável, o maior festival de sustentabilidade do país, foi realizada em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) e diversas outras instituições. Sua realização é apresentada pela Lei de Incentivo à Cultura e pela Gerdau, com realização Virada Sustentável e Ministério da Cultura – Governo Federal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui