Início Notícias Pacto Global da ONU e ONG Nossa Iracema promovem mutirão Sprite de...

Pacto Global da ONU e ONG Nossa Iracema promovem mutirão Sprite de limpeza na Praia de Iracema neste domingo (2)

A ação de conscientização faz parte de uma série de medidas em prol do combate aos resíduos que vão parar no mar, realizada pelo Blue Keepers em parceria com a ONG Nossa Iracema, Sprite e a Solar Coca-Cola

0
Reprodução

A ação faz parte do calendário de limpeza de praias, manguezais, rios e lagoas promovido pelo projeto Blue Keepers, do Pacto Global da ONU no Brasil, em parceria com a marca Sprite, e com apoio da Solar Coca-Cola em quatro dos seis territórios ativados: Manaus/AM, Fortaleza/CE, Recife/PE e Salvador/BA, além de Rio de Janeiro/RJ e Santos/SP. O programa já coletou 1,9 tonelada de resíduos que iriam para o oceano nas seis primeiras ações de limpeza.

A ONG Nossa Iracema tem parceria com o Blue Keepers e é a liderança local da série de quatro mutirões realizados em Fortaleza. A próxima ação será neste domingo (2) na região do Havaizinho, próxima à Ponte dos Ingleses, na Praia de Iracema. Durante o evento, que pretende reunir cerca de 120 voluntários, serão coletados os resíduos presentes nas areias e entorno da praia, os quais passarão por segregação para avaliação de sua recuperação para reciclagem ou para destino no aterro sanitário, evitando assim que poluam o oceano.

“É preciso conhecer as fontes e o tipo de problema para desenhar soluções assertivas que realmente resolvam o problema do lixo no mar, com envolvimento e liderança do setor privado” enfatiza Gabriela Otero, Coordenadora do Blue Keepers. “Fortaleza é uma das cidades prioritárias do projeto e, juntamente com as outras cidades em que estamos atuando, nos ajudará a entender os caminhos e comportamentos que levam aos tipos de resíduos que vão parar nas praias do país”, complementa.

A ação de conscientização faz parte de uma série de medidas em prol do combate aos resíduos que vão parar no mar, realizada pelo Blue Keepers em parceria com a ONG Nossa Iracema, Sprite e a Solar Coca-Cola. A marca de refrigerantes recentemente mudou sua icônica garrafa verde para transparente, reforçando o compromisso da The Coca-Cola Company por um Mundo Sem Resíduos, facilitando a reciclagem do material.

“Por um Mundo Sem Resíduos, nós da Coca-Cola assumimos o compromisso de tornar 100% das nossas embalagens recicláveis, feitas com pelo menos 50% de conteúdo reciclado até 2025, alcançando a coleta e destinação correta para 100% das embalagens colocadas no mercado até o ano de 2030. A mudança em Sprite começou em 2022 e nos traz força nessa trajetória de respeito e cuidado com o meio ambiente. Estamos dando um passo a mais e valorizamos esta decisão de adotar a partir desse ano o PET transparente e uma porcentagem crescente de resina reciclada para embalagens de Sprite. Queremos que estas garrafas gerem ainda mais valor na cadeia de reciclagem, ampliando sua circularidade e impactando de maneira positiva todos os elos da cadeia que trabalham diariamente em prol da reciclagem em nosso país”, destaca Ted Ketterer, Diretor de Marketing da Coca-Cola Brasil.

O calendário de limpeza de praias, rios e lagoas promovido em conjunto pelas entidades teve início em novembro de 2022 e passou também por Rio de Janeiro (RJ), Manaus (AM), Recife (PE), Salvador (BA) e Santos (SP). No total, já foram coletados 1.970 kg de resíduos durante os seis primeiros mutirões realizados. Mais de 570 voluntários participaram dos movimentos.

Esta é a segunda vez que o projeto realiza o mutirão na capital cearense. Em parceria com a ONG Nossa Iracema, Sprite realizou o primeiro mutirão no dia 15 de janeiro, na Praia de Iracema. “Nossa programação será bem ampla e recheada de ações que vão além da limpeza em si, como exposição de uma obra de arte em tamanho real de uma família de golfinhos assinada por Carlos Careca, artista da Comunidade do Poço da Draga. Também teremos instalação de bituqueiras, separação de resíduos em parceria com a SOCRELP, cooperativa mais antiga do Ceará, e uma exposição oceânica da ONG Aquiles e do projeto Sucatas Green, que trabalha com a confecção de brinquedos feitos de garrafa PET. Seremos diversas frentes e forças unidas em prol de um dia especial”, complementa André Comaru, founder da ONG Nossa Iracema.

O mutirão deste domingo na Praia do Futuro é aberto ao público e tem vagas limitadas. As inscrições para participar da iniciativa podem ser feitas por meio do link.

RECICLAGEM
De acordo com Arthur Ferraz, gerente de Relações Externas da Solar Coca-Cola, segunda maior fabricante do sistema Coca-Cola no Brasil, o projeto reforça a importância da reciclagem para o meio ambiente. Parceira fundamental da Sprite para a realização do projeto na Praia do Futuro, a companhia também tem a sustentabilidade no foco das decisões e atitudes do dia a dia do negócio. Atualmente, no território de atuação da Solar, mais de 20% das garrafas PET já são produzidas com resina reciclada.

“Este é uma iniciativa em prol de uma sociedade limpa e de um meio ambiente mais sustentável para as próximas gerações. Atualmente, no território de atuação da Solar, mais de 20% das garrafas PET já são produzidas com resina reciclada. Por meio desse projeto, firmamos parcerias importantes para fomentar a reciclagem e até gerar economia a todo um ecossistema que vive em torno do reaproveitamento de resíduos materiais”, pontuou Ferraz.
O Recicla Solar é um dos compromissos da companhia alinhado ao Mundo Sem Resíduos, que tem como objetivo encaminhar corretamente para coleta e reciclagem o equivalente a cada garrafa ou lata vendida, a ser alcançada até 2030. Somente nos últimos dois anos, a iniciativa que fomenta a reciclagem e economia circular no território de atuação da Solar contabilizou aproximadamente 10 toneladas de PET recicladas.

Parceria com Blue Keepers e o Pacto Global da ONU – A The Coca-Cola Company já é participante do Pacto Global da ONU desde 2018 mundialmente. No Brasil, a Coca-Cola Brasil passou a aderir formalmente à Rede Brasil em 2022, além de co-realizar este programa através da marca Sprite e tornar-se uma das patrocinadoras oficiais do projeto Blue Keepers, iniciativa da Plataforma de Ação pela Água e Oceano que visa o combate à poluição por resíduos, notadamente plásticos, em rios e oceanos nacionalmente, envolvendo empresas de todos os setores, diferentes níveis de governo e a sociedade civil para soluções duradouras de prevenção ao problema.

Serviço:
Data: 02 de abril (domingo)
Local: Havaizinho, na Praia de Iracema
Horário: 8h30
Link para inscrição com vaga limitadas: Link

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui