Início Notícias Consumidor Ministério da Justiça notifica Apple que tem 72 horas para explicar segurança...

Ministério da Justiça notifica Apple que tem 72 horas para explicar segurança de fones de ouvido

Para notificar a empresa americana, Ministério da Justiça teve acesso ao processo deflagrado no Tribunal da Califórnia, estado onde uma criança teria sofrido danos auditivos com o uso do acessório

0
Foto: Nicole


A possibilidade de uma criança de 12 anos ter sofrido danos auditivos pelo uso de fones de ouvido por bluetooth fabricados pela Apple (Airpods), nos Estados Unidos, levou a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon/MJSP) a notificar a empresa, que deverá dar explicações sobre a segurança do acessório em um prazo de 72 horas, a partir desta segunda-feira.

“Estamos investigando possível defeito e consequente risco à saúde e segurança dos consumidores brasileiros. A intenção é que a empresa aja com transparência e colabore com as autoridades nacionais e internacionais para esclarecimento imediato do caso”, defende o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.

A Apple deverá justificar a venda do acessório e os riscos do equipamento, explicando regularidade, qualidade, segurança, transparência, informação e orientação aos consumidores quanto ao processo de fabricação e comercialização do produto.

A notificação foi expedida após a Senacon tomar conhecimento da notícia, amplamente divulgada na internet. No caso, um casal americano abriu processo contra a Apple Inc., alegando danos auditivos irreversíveis no filho de 12 anos. De acordo com a denúncia, o problema está ligado a defeito relacionado ao Airpods.

RISCO

A notificação, com prazo de 72 horas para explicações, se deu porque a Apple Inc. não fez o esclarecimento, no Brasil, alertando os consumidores e autoridades competentes, sobre os riscos alegados nos Estados Unidos. O artigo 10 do Código de Defesa do Consumidor diz que o fornecedor não pode colocar no mercado produto ou serviço que apresente alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.

RESPOSTA EM ATÉ 7,5 DIAS

Caso o consumidor se sinta lesado ou desconfie de algum defeito em produtos ou acessórios da Apple, é possível realizar uma manifestação, de forma gratuita, na plataforma Consumidor.gov.br. O prazo médio de respostas é de 7,5 dias após abertura do caso. Para saber mais, acesse www.consumidor.gov.br

 

CidadeMarketing com informações do Ministério da Justiça.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui