Início Notícias Quatro argolas no topo do mundo: Audi e-tron GT ganha o World...

Quatro argolas no topo do mundo: Audi e-tron GT ganha o World Car Awards 2022

Carro-chefe elétrico ganha quinto World Performance Car Award para Audi

0
Dynamic photo, Colour: Tango red metallic effect


O Audi e-tron GT quattro é o grande vencedor do World Car Awards deste ano, que foi apresentado pela 18ª vez em Nova Iorque. O modelo, que é comercializado no Brasil em sua versão esportiva, foi indicado nas categorias World Electric Vehicle of the Year, World Performance Car e World Car Design of the Year e levou para casa o título de World Performance Car na maior e mais prestigiosa cerimônia de premiação mundial de carros novos, apelidada de “Oscar do mundo automotivo”. Mais de 100 jornalistas automotivos de todo o mundo testaram os carros que se qualificaram e depois votaram neles para as honras de 2022.

“Estamos felizes que o Audi e-tron GT quattro tenha sido finalista em três categorias apenas um ano após sua estreia mundial”, disse Oliver Hoffmann, Membro do Conselho de Administração para o Desenvolvimento Técnico, após a premiação. “O fato de o Audi e-tron GT quattro receber o título de “World Performance Car” e este prêmio ir para a Audi pela quinta vez nos deixa particularmente orgulhosos, é claro. O Audi e-tron GT quattro prova que a mobilidade elétrica pode ser sustentável, dinâmica e fascinante ao mesmo tempo. É por isso que o produto é uma parte importante do nosso compromisso com a mobilidade elétrica”. A partir de 2026, a Audi só lançará novos modelos elétricos no mercado global. A partir de 2025, toda a produção nas fábricas da Audi será neutra em carbono. Isso já está acontecendo em Bruxelas, Győr e Böllinger Höfe, onde o Audi e-tron GT quattro é produzido.

 

O desempenho que levou o Audi e-tron GT quattro ao prêmio World Performance Car é garantido, em grande parte, por um sofisticado sistema de gerenciamento térmico, presente também nos outros modelos da linha elétrica. No Audi e-tron GT quattro, esse sistema consiste em quatro circuitos térmicos. Isso significa que a bateria e os componentes do sistema de acionamento elétrico permanecem cada um em sua temperatura ideal, resultando em características de desempenho que podem ser reproduzidas a qualquer momento.

A vitória deste ano leva a marca das quatro argolas para onze prêmios no World Car Awards. Isso faz da Audi a fabricante de maior sucesso na história desse prêmio.

Vitórias da Audi no World Car Awards

2005 Audi A6 World Car of the Year
2007 Audi RS 4 World Performance Car
2007 Audi TT World Car Design of the Year
2008 Audi R8 World Performance Car
2008 Audi R8 World Car Design of the Year
2010 Audi R8 V10 World Performance Car
2014 Audi A3 World Car of the Year
2016 Audi R8 World Performance Car
2018 Audi A8 World Luxury Car
2019 Audi A7 Sportback World Luxury Car
2022 Audi e-tron GT quattro World Performance Car

 

Veículos elétricos da Audi

Em abril de 2020 a Audi lançou o primeiro modelo 100% elétrico da marca: o Audi e-tron. No ano de seu lançamento, o e-tron bateu o recorde de vendas do segmento de elétricos no Brasil. Desde então, o portfólio da marca cresceu ainda mais com o lançamento do Audi e-tron Sportback, em 2020, e Audi RS e-tron GT e Audi e-tron S Sportback, em 2021.

O e-tron é montado sobre a plataforma MEB e é equipado com dois motores elétricos realmente silenciosos, que combinam para uma potência total de 408 cv com 664 Nm de torque – as forças são distribuídas em 135 kW de potência e 309 Nm de torque na frente e 165 kW de potência e 355 Nm no motor traseiro. Por ter torque instantâneo, completa 0 a 100 km/h em 5,7 segundos, com velocidade máxima limitada eletronicamente em 200 km/h. O modelo também é disponibilizado na carroceria Sportback, lançado em setembro de 2021 no Brasil.

A versão esportiva do e-tron GT é um modelo totalmente elétrico da Audi que oferece desempenho dinâmico com conforto. O modelo RS precisa somente de 3,3 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h. A velocidade máxima é de 250 km/h. O motor elétrico no eixo dianteiro também libera 175 kW, enquanto o motor na traseira libera 335 kW. A potência total é 440 kW ou 598 cv e o torque total é 830 Nm. No modo boost, a potência aumenta brevemente para 646 cv de potência.

Já o e-tron S Sportback possui três motores elétricos acelera de 0-100 km/h em apenas 4,5 segundos e a velocidade máxima é de 210 km/h. A bateria de alta tensão tem uma capacidade de energia de 95 kWh. O primeiro veículo com 3 motores elétricos e com maior torque já produzido em série pela Audi, tem uma autonomia de 380 km no ciclo WLTP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui