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LEW’LARA\TBWA e DCODE lançam estudo inédito sobre a percepção ESG das marcas do ponto de vista do consumidor

ESG Consumer Index é um ranking que consolida a percepção do público final quanto às iniciativas de ESG de 160 marcas.

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“Environmental, Social and Governance”, o ESG, vem ganhando relevância no mundo dos negócios, não só por ter uma relação direta com a valoração em bolsa e com valor intangível de marca, mas por proporcionar maior engajamento e fidelização do público. Por entender ESG como diretamente ligado à reputação de marca, a Lew’Lara\TBWA lança uma pesquisa inédita para entender a percepção dos consumidores em relação às práticas ESG das marcas.
O estudo “ESG Consumer Index”, realizado em parceria com a DCODE, contou com uma amostra de 2.000 respondentes para identificar a percepção dos consumidores a respeito das iniciativas de ESG de 160 marcas, ranqueadas entre si, independente de categoria ou segmento de atuação.

Os indicadores ESG, inicialmente criados pelo mercado financeiro como ferramenta de avaliação de boas práticas, vem ganhando protagonismo como um dos principais pilares do Branding contemporâneo. Cada vez mais os consumidores atribuem valor e consequentemente um peso maior na hora da decisão de compra às marcas que efetivamente responsáveis quanto aos aspectos ambientais, sociais e de governança. A grande questão é como isso se reflete na ponta e se o consumidor percebe de fato o esforço das marcas.

Buscando responder essas e mais algumas perguntas, a Lew’Lara\TBWA, em parceria com a DCODE, desenvolveu um estudo que ranqueia as marcas a partir de um algoritmo baseado na percepção dos 3 pilares pela ótica do consumidor final.

“Não há como conduzir as marcas dos nossos clientes em direção ao futuro sem falar em ESG, cada vez mais as pessoas cobram das marcas a responsabilidade de contribuírem ativamente para o desenvolvimento da sociedade e do planeta, como especialistas em construção de marcas sentimos uma grande necessidade de entender como as pessoas estão percebendo as ações das marcas e como a atuação em práticas ESG tem contribuído para melhorar a reputação das marcas frente a seus consumidores”, comenta Raquel Messias, Chief Strategy Officer da Lew’Lara\TBWA

O “ESG Consumer Index”, é um parâmetro de medida que reflete o sucesso do processo de implementação. Foram entrevistadas 2 mil pessoas, de forma online e com perfis variados (classe social, idade e região geográfica). A parametrização consiste na análise de 3 variáveis chave (E+S+G) ranqueadas (0 a 100) entre todas as marcas analisadas e ponderadas de acordo com a importância derivada, ou seja, a correlação entre o score de cada variável principal e a preferência.

Marcas como Natura e O Boticário lideram o ranking, que compara as marcas de maneira geral, sem segmentação por categoria ou segmento de mercado. Por categoria, as categorias com melhor percepção são Beleza, seguido por Bancos, Não Alcoólicos, Limpeza, Eletrodomésticos, Moda, Big Techs, Corporate, Personal Care e Varejo.

“Pela primeira vez um estudo é feito para entender o resultado das ações ESG na ponta final, para o stakeholder que efetivamente compra e consome o produto ou serviço. Estamos trazendo mais uma camada de informações que complementa a discussão ESG já consolidada no mercado financeiro e, muitas vezes, do “lado de dentro” das empresas. O “ESG Consumer Index” é uma ferramenta fundamental para ir além, uma ferramenta que mede percepções e indica caminhos para uma estratégia mais efetiva”, comenta Cesar Ortiz, CEO da DCODE.

O estudo resulta em uma análise estratégica da agência para atuar como parceira da missão das marcas em construir um futuro melhor, com mais ética e ações que de fato contribuam para o desenvolvimento da sociedade e do mundo.
“Este é mais um produto da Lew’Lara\TBWA, em parceria com a Decode, que somado à expertise dos colaboradores da agência, o que vai potencializar muito o trabalho de construção de curto, médio e longo prazo das nossas marcas”, finaliza Marcia Esteves, CEO da Lew’Lara\TBWA.

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