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Podcast: 1 em cada 4 brasileiros pretende continuar fazendo compras online diariamente após a pandemia, aponta pesquisa

Pesquisa “Consumo Online no Brasil”, realizada pela Edelman sob encomenda do PayPal, registra também que 91% dos brasileiros compram via smartphone

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Divulgação/PayPal

Entre outubro de 2020 e outubro de 2021, cerca de 80% dos brasileiros e brasileiras usaram serviços online de mobilidade urbana para evitar o contágio da Covid. É o que aponta a pesquisa Consumo Online no Brasil*, realizada pela Edelman, agência global de comunicação, a pedido do PayPal.
Além disso, mais de 62% dos entrevistados afirmaram preferir usar serviços de mobilidade e transporte em vez do próprio carro – até porque acreditam que esses meios de locomoção são devidamente higienizados e desinfetados. Foi um setor que cresceu de forma orgânica durante os mais de 20 meses de pandemia pela necessidade das pessoas de se deslocarem de forma segura, mas também por ser uma maneira mais prática de ir e vir nas cidades.
O estudo delineou o cenário da rotina de gastos diários online de brasileiros e brasileiras em verticais como entrega de comida, mercado e farmácia, serviços de mobilidade e combustível, streamings e games. Foram ouvidas 1.000 pessoas, compradoras online, com idades entre 18 e 55 anos, moradoras de todas as regiões do País, abrangendo as diferentes classes sociais.
A elevada intenção dos brasileiros (mais de 88%) de manter os hábitos de pagar online por mobilidade urbana mesmo com o retorno a uma vida ‘normal’ pós-pandemia comprova como a experiência foi positiva para o consumidor. A seguir, os destaques da pesquisa “Consumo Online no Brasil” com foco no setor de mobilidade urbana.

Direito de ir e vir online.
• De acordo com a pesquisa, 78,3% dos entrevistados afirmam que seus pagamentos online ou via aplicativos por meios de transporte aumentaram durante a pandemia.
• Antes de a crise sanitária começar, em março de 2020, cerca de 48% dos brasileiros pagavam online por transporte diariamente ou semanalmente; já durante os 20 meses de pandemia que se seguiram, esse índice ultrapassou os 56%. E os entrevistados pelo estudo do PayPal acreditam que esse cenário não deve sofrer alterações no pós-pandemia.
• Cerca de 88,3% dos respondentes dizem conseguir acompanhar melhor suas despesas de mobilidade urbana quando pagam online ou via apps

Meios de pagamento.
• Os cartões de crédito são o principal canal de pagamento de serviços de mobilidade urbana (71,4%), seja entre homens e mulheres seja por faixa etária. Em seguida vêm os cartões de débito (57,1%), o Pix (34,7%), as carteiras digitais (31,6%) e o dinheiro em espécie (14,4%).
• Segundo o estudo, quem usa carteiras digitais para pagar por mobilidade urbana tende a fazer isso com mais frequência. Nesta vertical, homens e pessoas entre 45 e 55 anos lideram o ranking.
• 79% dizem que o pagamento por serviços de mobilidade urbana já fazem parte do dia a dia.

Preocupação com saúde e segurança.
• 65,4% estão preocupados com a segurança dos pagamentos online/via aplicativo quando pedem carro ou compram passagens – índice que cai para menos de 41% quando a compra é realizada via carteira digital.
• 80,5% preferem usar meios de transporte individuais por razões de saúde/para evitar o contágio.
• 64,7% acreditam que os meios de transporte coletivos ou compartilhados são devidamente desinfetados.

Boa experiência e futuro.
• 91% gostam da experiência de pagar online por serviços de mobilidade urbana.
• 88,3% pretendem continuar a pagar online por mobilidade urbana quando a pandemia acabar. Diferentemente do que se pode imaginar, a maioria dos pesquisados afirma que esse tipo de pagamento facilita o controle das despesas.
• A pesquisa destaca também que brasileiros e brasileiras têm a intenção de incluir, nos próximos cinco anos, ainda mais produtos e serviços em seu cotidiano de compras online ou via app – como água e luz, entretenimento e educação. Entre as tecnologias mais citadas neste futuro próximo estão as carteiras digitais e os QR Codes.


 

Depois que o coronavírus tomou para si as manchetes do noticiário, os índices do setor de delivery de comida dispararam. Para se ter ideia do tamanho desse mercado, basta dizer que, entre brasileiros e brasileiras que fizeram ao menos uma compra online nos últimos 12 meses, 3 em cada 4 afirmam ter pedido delivery de comida (78%). E que, deste universo, 9 em cada 10 planejam continuar a fazê-lo no pós-Covid (90,5%). É o que aponta a pesquisa Consumo Online no Brasil*, realizada pela Edelman, agência global de comunicação, a pedido do PayPal.

Entre as principais motivações para a grande adesão ao serviço de delivery estão a economia de tempo (84%); a preservação da saúde e a redução do risco de contágio (63,6%), além da vontade de se sentir em um restaurante (50,8%). Os períodos de lazer, durante os finais de semana, são os momentos preferidos por 76,9% dos respondentes para esse tipo de compra.

“Os dados mostram como o setor de delivery de comida foi essencial para o consumidor criar momentos de descontração durante os períodos mais desafiadores da pandemia. Mais do que uma pizza ou um hambúrguer, os restaurantes levaram à casa das pessoas sensações e sentimentos positivos em um momento no qual os níveis de estresse e ansiedade estavam elevados”, analisa Haroldo Vieira, Head de Novos Negócios do PayPal Brasil.

O estudo delineou o cenário da rotina de gastos diários online de brasileiros e brasileiras em verticais como entrega de comida, mercado e farmácia, serviços de mobilidade e combustível, streamings e games. Foram ouvidas 1.000 pessoas, compradoras online, com idades entre 18 e 55 anos, moradoras de todas as regiões do País, abrangendo as diferentes classes sociais.

“A elevada intenção de manter os hábitos de uso de delivery, mesmo com a reabertura de bares e restaurantes, comprova como a experiência de compra foi positiva para o consumidor. Inovação se tornou palavra-chave para o sucesso do setor e o PayPal faz parte dessa trajetória, sendo provedor de pagamentos para três dos quatro principais aplicativos de delivery do Brasil”, explica Vieira.

E, por falar em inovação, a redução do impacto ambiental do serviço de delivery é um tema que deve estar no radar das empresas do setor: 78% dos respondentes da pesquisa se preocupam com os resíduos gerados pelas embalagens descartáveis ​​usadas na entrega de refeições.

Alguns dados globais da pesquisa “Consumo Online no Brasil”
(que compreendem os dados de todas as verticais pesquisadas)
Antes de a crise sanitária começar, em março de 2020, cerca de 35% dos brasileiros faziam compras online diariamente ou semanalmente; já durante os 20 meses de pandemia, esse índice bateu em 57%; e os entrevistados pelo estudo acreditam que esse cenário não deve sofrer alterações no pós-pandemia. Cerca de 55% dos brasileiros dizem que continuarão comprando online quando a vida voltar ao normal – isso significa que passaremos a viver um “normal” diferente do “normal” que conhecíamos.
Os achados revelam ainda que a maioria dos brasileiros e das brasileiras compra e paga online sempre que pode (84,5%), considera essa forma de pagamento fácil (98,3%), gosta da experiência (98,8%), acha que ela permite um maior controle de despesas (89,9%), se considera especialista na arte de comprar via internet (68,2%) e costuma planejar suas compras online (87,6%).
A pesquisa foi dividida em verticais, para melhor entender o cotidiano de compras online dos brasileiros. Em primeiro lugar na lista ficou “Alimentos e restaurantes”, com 87,9% dos entrevistados afirmando fazer compras online desse tipo; “Supermercados e farmácias” aparecem em segundo, com 72% de aderência; seguidos por “Entretenimento” (64,6%); “Transporte e mobilidade urbana”, com 56,2%; “Combustível” (34,3%); e “Games online”, com 31,4%.
O dados completos da pesquisa “Consumo Online no Brasil” estão disponíveis aqui. E os dados da vertical de delivery de comida podem ser conferidos aqui.
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(*) a pesquisa “Consumo Online no Brasil ouviu 1.000 pessoas (todas compradoras online) entre 18 e 55 anos em todas as regiões do País e de todas as classes sociais

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Editor Executivo do Portal CidadeMarketing.com.br > Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Sergipe. Possui MBA Executivo em Administração com ênfase em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - Rio de Janeiro. Consultor, Palestrante e Pesquisador sobre Empreendedorismo, Marketing, Redes Sociais e Negócios Digitais. Professor, Palestrante TedxTalks e Campus Party. Twitter: @ThalesBrandao

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