Início Notícias Fundação Dorina Nowill para Cegos transforma cartinhas para o Papai Noel em...

Fundação Dorina Nowill para Cegos transforma cartinhas para o Papai Noel em áudios narrados por pessoas cegas e com baixa visão

Criada pela Lew’Lara\TBWA, a campanha “Adote um Áudio” acontece pela segunda vez e conta com parceria da Deezer para divulgação e publicação das histórias

354
0


Na época do Natal é muito comum as crianças escreverem cartas para o Papai Noel contando como elas se comportaram durante o ano e pedindo o presente tão desejado. Pensando nas crianças, jovens e adultos cegos e com baixa visão e nessa tradição, a Fundação Dorina Nowill para Cegos promove pelo segundo ano consecutivo a ação “Adote um Áudio”. A iniciativa substitui os textos escritos por áudios endereçados ao “Bom Velhinho”, e permite que qualquer um realize os sonhos natalinos dessas pessoas.

Com o intuito de ampliar ainda mais o alcance da ação, e ao mesmo tempo aproveitar o crescimento do uso do streaming no Brasil, este ano, a Fundação Dorina conta com a parceria da Deezer, plataforma de streaming de áudio – disponível pelo app ou desktop.

A partir de hoje, 15, até 25 de dezembro, a plataforma será o hub de conteúdo de cerca de 50 histórias narradas por crianças, jovens e adultos atendidos e não atendidos pela Fundação Dorina. Elas estão disponíveis em playlists na plataforma, sendo possível dar início ao processo de doação no próprio sistema da Deezer.

Para participar, basta acessar a playlist no Desktop ou App da Deezer e clicar no botão “adotar” para efetuar a compra do presente, que será distribuído pelas organizações envolvidas. E mais: além da adoção dos áudios, que pode se esgotar conforme os apadrinhamentos antes do encerramento da campanha, as pessoas conseguem fazer uma contribuição financeira para a entidade. Ela será direcionada para atividades e atendimentos gratuitos prestados pela Fundação Dorina, ao longo de todo o próximo ano.

Com mais de 75 anos de atividade, a instituição oferece gratuitamente serviços de habilitação e reabilitação para pessoas cegas ou com baixa visão, empregabilidade, profissionalização, educação e produção de livros em Braille. Apenas no ano de 2020, foram realizados 18.023 atendimentos, presenciais e online, e tudo com o objetivo de promover a independência e autonomia das pessoas cegas ou com baixa visão. Estima-se que o Brasil tenha cerca de 6,5 milhões de pessoas cegas ou com baixa visão.

O Natal é uma época de sonhos e que inspira solidariedade. Incluir pessoas cegas ou com baixa visão nessa tradição, fortalece a esperança que a data inspira e o legado deixado pela dona Dorina. A inclusão é sempre necessária e atitudes como essa fazem a alegria de quem doa e de quem recebe”, comenta Alexandre Munck, Superintendente Executivo da Fundação Dorina Nowill.

Segundo Stefan Habergritz, Head de Brand Partnerships da Deezer, a parceria do serviço de streaming com a Fundação faz com que não apenas a ação, mas também, que as histórias dessas pessoas tenham um maior alcance. “É muito importante para nós poder fazer parte de uma campanha como essa. Com cada vez mais gente adotando o streaming e tecnologias de voz, o uso do áudio para que cada um contasse sua história possibilita que as mensagens cheguem a mais pessoas. Como parceiros, estamos engajados em dar o maior alcance possível para essas histórias, para que ainda mais pessoas possam ter um Natal mais feliz em um ano tão complicado como o que tivemos”, explica.

A ação foi criada e operacionalizada pela agência Lew’Lara\TBWA, e contou com a parceria de empresas como a La Carretera, responsável pela captação de imagem, Cabaret Studio pelo tratamento dos áudios e da Webcore para programação e trâmites digitais para check out das doações. Para dar ainda mais visibilidade, “Adote um Áudio” conta também com o apoio da Helloo para mídia de elevadores, da Overview com banners de mídia programática e da BRmedia, no convite para importantes influenciadores e personalidades se engajarem com a causa.

 

Esse é o segundo ano consecutivo que a gente encabeça esse projeto lindo e inclusivo junto com a Fundação Dorina, mas confesso que teve um gostinho especial pois já virou tradição! E aí a gente aproveitou e transformou a ação em algo muito maior. Dessa vez, serão muito mais áudios, um mais emocionante que o outro, pra ouvir, dar uma choradinha escondido e adotar. Sem falar na parceria com a Deezer e uma lista enorme de outros fornecedores. Querido papai Noel, nesse ano eu só tenho a agradecer!”, completa Marilu Rodrigues, diretora de criação da Lew’Lara\TBWA.

Em 2020, a Fundação Dorina disponibilizou histórias em sua página no Instagram e possibilitou um Natal feliz e cheio de amor para 21 pessoas atendidas pela instituição. Na ocasião, a adoção se esgotou em tempo recorde. Para este ano, a ideia mais que dobrou de tamanho e com parceiros que ajudam com a expansão da ação.

Para conferir, acesse a playlist em adoteumaudio.com.br com todos os áudios disponíveis na Deezer e transforme o Natal de uma pessoa com deficiência visual ouvindo o que ela tem a dizer.

FICHA TÉCNICA 

Título: Adote um áudio

Agência: Lew’Lara\TBWA

Cliente: Fundação Dorina Nowil para Cegos

Chairman Grupo TBWA: Luiz Lara

CEO: Marcia Esteves

Diretor Executivo de Criação: Sleyman Khodor

Direção de Criação: Marilu Rodrigues

Direção de Arte: Thiago Fernandes

Redação: Gabriel Marra

Negócios: Ricardo Munhoz, Manuela Mascarenhas

Estratégia: Raquel Messias

Operações: Elise Passamani

Mídia: Vicente Varela, Dariana Sulzbach

Projetos: Henrique Salvadori e Renata Abbud

Conteúdo: Felipe Hiroshi, Maria Lima e Jessica Rodrigues

Produção de RTV: Izabel Soares

Produtora de Som: Cabaret

Mixagem: Lucas Comparato

Atendimento: Ingrid Lopes, Flávia Caparelli e Bárbara Russiano

Plataforma: Deezer

Mídia em Elevadores: Helloo

Banners Programática: Overview

Desenvolvedor: Webcore

Agência de influenciadores: BRmedia

Aprovação Cliente: Elisangela Souza, Carlos Murilo Amaral, Aline Freires

Artigo anteriorModa Free Fire na Riachuelo
Próximo artigoNubank transforma talão de cheques em experiência de encantamento de clientes
Editor Executivo do Portal CidadeMarketing.com.br > Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Sergipe. Possui MBA Executivo em Administração com ênfase em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - Rio de Janeiro. Consultor, Palestrante e Pesquisador sobre Empreendedorismo, Marketing, Redes Sociais e Negócios Digitais. Professor, Palestrante TedxTalks e Campus Party. Twitter: @ThalesBrandao

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui