Início Notícias B3 realiza toque de campainha pela Equidade Racial

B3 realiza toque de campainha pela Equidade Racial

Evento debateu importância de combater o racismo estrutural e promover ações que contribuam para aumentar a representatividade racial nas empresas

0


A B3, bolsa do Brasil, promoveu hoje um toque de campainha pela equidade racial nos mercados financeiro e de capitais.

O evento teve como objetivo debater comportamentos e ações concretas que podem de fato contribuir para uma transformação cultural que aumente a representatividade e a equidade racial na nossa sociedade.

Em seu discurso de abertura, o CEO da B3, Gilson Finkelsztain, ressaltou a importância de se combater o racismo estrutural. “Para a B3, evoluir em diversidade é prioridade e estamos no caminho. Só neste ano, até outubro, cerca de 25% das pessoas que contratamos eram negras. Há 3 anos, as pessoas negras representavam cerca de 10%. Hoje, representam quase 20% dos nossos funcionários”, afirmou.

O evento contou ainda com um debate, moderado pela jornalista Luciana Barreto, com o presidente da Divisão Crop Science da Bayer na América Latina, Mauricio Rodrigues; o responsável pela área de Operações do Private Bank do JP Morgan para América Latina e diretor executivo do Pacto de Promoção da Equidade Racial, Gilberto Costa; a conselheira de administração na Kunumi SA, conselheira consultiva do CIEE – SP e integrante também do Conselho do Capitalismo Consciente Brasil, Jandaraci Araujo; e o superintendente de Melhoria Contínua e Riscos Corporativos e líder do Núcleo Bl4ck da B3, Alexandre Moyses Nascimento.

Na B3, promover a diversidade e inclusão é meta corporativa. “Avançamos em diversidade a partir de ações diretas focadas em atrair, capacitar e reter esses profissionais. Em outra frente, criamos núcleos de discussões, um deles focado em Raça, com o objetivo de ampliar e nivelar o conhecimento sobre a temática racial na organização. Fomentando o diálogo, promovemos uma cultura baseada em respeito ao mesmo tempo que criamos um ambiente voltado para o desenvolvimento das pessoas. É assim que queremos evoluir”, afirma Ana Buchaim, diretora executiva de Pessoas, Marketing, Comunicação e Sustentabilidade da B3.

Capacitação para Negras e Negros sobre Mercado Financeiro

Durante o evento, a B3 anunciou ainda um programa de capacitação no Mercado Financeiro, com foco em educação financeira e empregabilidade, gratuito e online, voltado para pessoas negras.

Não há limite de vagas. Todos que atenderem aos critérios de seleção (pessoas negras, maiores de 18 anos) poderão participar da trilha completa de desenvolvimento, dividida por módulos que contemplam desde conteúdos sobre como organizar as próprias finanças e realizar investimentos, como voltados à teoria sobre os mercados financeiro e de capitais.

Quem concluir essa etapa com bom aproveitamento estará habilitado para passar para a segunda fase, que inclui a análise das respostas dadas pelos participantes no momento da inscrição e também de seus currículos, para que sejam localizadas as pessoas que se identificam e têm interesse em atuar profissionalmente no mercado financeiro.

As 200 pessoas selecionadas passam para uma etapa de desenvolvimento de competências comportamentais, plano de carreira e preparação para entrevistas de emprego.

Os cerca de 60 alunos que se destacarem serão reconhecidos com uma bolsa para cursos preparatórios de importantes certificações do mercado financeiro, como CPA 20 (distribuição de produtos de investimento para clientes de alta renda e institucionais), PQO (Programa de Qualificação Operacional) e CNPI (Certificado Nacional do Profissional de Investimento), entre outras.

A B3 também contratará alguns dos alunos que passarem para a etapa de entrevistas, independentemente de serem ou não contemplados com bolsas para as certificações.

As inscrições para o programa podem ser feitas até o fim de dezembro, pelo link: https://www.bettha.com/capacitacaomercadofinanceirob3. Todo o programa pode ser realizado de maneira on-line, por pessoas de todo o Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui