Início Notícias Expedição Coração na Estrada mostra a evolução dos agricultores brasileiros

Expedição Coração na Estrada mostra a evolução dos agricultores brasileiros

Caravana da Massey Ferguson conta a história de sessenta produtores rurais, em 18 estados

185
0
Edmo Inácio Ribeiro - produtor de café em Ribeirão Corrente (SP)


Sucessão familiar, amor pela terra, desenvolvimento da agricultura e novas tecnologias. Em comemoração aos 60 anos de Brasil, a Massey Ferguson, referência no mercado agrícola brasileiro, percorre o Brasil para mostrar a evolução dos agricultores brasileiros e contar histórias inspiradoras de superação e dedicação à agricultura.

O clássico MF 50X foi o primeiro modelo adquirido pela família de José Augusto Martines dos Santos, produtor rural em Herculândia (SP), na década de 1970. Após 60 anos de trabalho no campo, a história da família mostra que a agricultura une gerações. “A agricultura tem evoluído muito. Para dar continuidade ao trabalho feito pelo meu pai, estamos investindo fortemente em agricultura de precisão”, conta.

“Se não fosse a evolução das máquinas agrícolas, não teríamos hoje um milhão de pés de café”, afirma Hélio Ribeiro Mendes, cafeicultor em Ribeirão Corrente (SP). O primeiro trator foi comprado em 2010 e hoje a frota conta com 17 equipamentos Massey Ferguson. “ É muito gratificante ver o tanto que a minha família batalhou para o crescimento da produção. A alegria deles em conquistar seus objetivos é a minha alegria, porque vivemos tudo isso junto”, relata Rafael Stefani Mendes, que é a segunda geração da família na produção de café. A fazenda é administrada por ele, seu pai, tios e primos, que iniciaram o plantio em terras arrendadas e sem nenhuma mecanização. Link para episódio no YouTube

Produtora em Morada Nova (CE), Célia Maria Nogueira adquiriu o primeiro trator Massey Ferguson em 2003. Após o falecimento do marido, Célia e seus dois filhos venceram os desafios e conseguiram aumentar a produção “Resolvemos comprar um trator para melhorar nossa condição de trabalho e, com o bom desempenho da máquina, aumentamos a produtividade e ampliamos da frota”, diz a produtora. Hoje, a família possui 10 tratores e três colheitadeiras da marca.

 

Mathias Lessmann faz do reflorestamento e da sustentabilidade caminhos para um mundo mais verde. Em 2015, fundou uma empresa de reflorestamento em Caridade (CE), que atua na conservação, manejo e plantio de 1.800 hectares de florestas nativas e trabalha com espécies nativas da Caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro. “A Massey Ferguson entrou para mecanizar nossos processos. Temos uma janela muito pequena para implementar nossas culturas no período da chuva, por isso buscamos um equipamento de alta tecnologia para trabalhar com eficiência”, explica.

 

Pioneiro na produção de tomate tipo Grape no Brasil, José Nelson Mallmann, de Mogi Guaçu (SP), já conquistou certificações internacionais em segurança dos alimentos, como o Certificado Europeu – Global G.A.P, referencial global para as boas práticas agrícolas. A primeira aquisição de um trator Massey Ferguson foi em 2001. “Se não houvesse tecnologia de ponta, com certeza o Brasil não produziria o volume atual. As máquinas que a Massey Ferguson ofereceu ao produtor ao longo dos anos, com certeza, contribuíram para o aumento de produtividade”, ressalta Mallmann.

 

Até dezembro, a expedição Coração na Estrada visitará sessenta cidades, em 18 estados: Acre, Amazonas, Pará, Rondônia, Tocantins, Ceará, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul.

Os episódios podem ser conferidos no canal da Massey Ferguson no Youtube e no hotsite especial www.masseyferguson60anos.com.br.

Artigo anteriorVirgin Music Brasil se associa a Hub Records com a missão de levar a música eletrônica brasileira para o mundo
Próximo artigoB3 realiza toque de campainha pela Equidade Racial
Editor Executivo do Portal CidadeMarketing.com.br > Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Sergipe. Possui MBA Executivo em Administração com ênfase em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - Rio de Janeiro. Consultor, Palestrante e Pesquisador sobre Empreendedorismo, Marketing, Redes Sociais e Negócios Digitais. Professor, Palestrante TedxTalks e Campus Party.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui