Início Notícias CNN Brasil: “O que é ser livre?” é o tema do primeiro...

CNN Brasil: “O que é ser livre?” é o tema do primeiro episódio do Universo Karnal

No programa, que vai ar em 13 de novembro, Karnal revela que possui medos, mas nenhum paralisante

0

A CNN Brasil estreia, no próximo dia 13 de novembro, às 23h, o programa Universo Karnal, comandado pelo historiador e professor Leandro Karnal. A atração será apresentada do Museu de Arte Contemporânea, em São Paulo, e traz no primeiro episódio o tema O que é ser livre? Para debater o assunto Leandro Karnal traz convidados inusitados, como o psicanalista Christian Dunker, o ator Ikaro Kadoshi e o rapper Dexter.

Com o psicanalista Christian Dunker, o apresentador discute a ideia de liberdade sob a perspectiva do filósofo francês Jacques Lacan, bem como aborda conceitos de liberdade, desejos e restrições. Já o ator Ikaro Kadoshi, nome artístico de Thiago Liberato, faz revelações sobre sua trajetória, desde que iniciou como drag queen.

Em uma conversa profunda, o artista conta do preço que pagou por ser livre, perdendo muitos amigos, mas também relata suas conquistas, como ter sido a primeira drag queen do mundo a apresentar o Miss Universo e a participação no Emmy. “Eu sempre considerei meu corpo e minha arte como uma tela em branco, onde eu poderia pintá-la da maneira que for. Então, eu me despi inclusive do meu próprio eu”, reflete Kadoshi. “Acho que o Ikaro ensinou o quanto o Thiago estava preso no ‘preciso fazer isso para ser aceito na sociedade”, complementa. 

Na discussão com Dexter, o rapper fala sobre suas prisões internas, o período de encarceramento que o fez descobrir sua missão na vida que é a arte, mais especificamente o hip hop, e canta alguns versos. “Eu considero a pessoa presa quando ela está mentalmente presa, espiritualmente presa”, avalia Dexter. “Nesse caso, o rap me deu uma condição diferenciada de liberdade, mesmo estando em cárcere. O rap me fazia sair do cárcere através das letras, e é por isso que eu considero exílio.” 

O programa traz ainda obras de artistas que, de alguma forma, expressam a ideia de liberdade, como o veterano artista de rua britânico, Banksy. Karnal também fala sobre seus próprios medos, mas confessa que não tem nenhum paralisante e se desafia ao pular de bungee jump. 

* ‘Universo Karnal’ vai ao ar todos os sábados, a partir do dia 13.11, às 23h. 

Trailer Universo Karnal:

https://vimeo.com/644032243/5448f3faba

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui