Início Podcast Podcast: Lek Trek – Mascote da Sadia completa 50 anos

Podcast: Lek Trek – Mascote da Sadia completa 50 anos

Mascote da marca será homenageada com ações especiais em todo o país durante o mês de outubro

0

Um ícone de inovação, carisma e praticidade, que conquistou o coração de gerações de brasileiros ao apresentar, de forma divertida, muitos produtos alimentícios diferentes, saborosos e únicos que transformaram os hábitos de consumo ao longo das décadas. Esse é o Lek Trek, também conhecido como o “Frango da Sadia”.

Um dos mais queridos personagens do marketing brasileiro está comemorando seu quinquagésimo aniversário em 2021, e para celebrar a ocasião, a Sadia, marca mais valiosa do Brasil e Top of Mind 2020, vai homenagear seu mais ilustre “colaborador” com uma campanha especial durante o mês de outubro.

Serão ações na TV, redes sociais e até mesmo uma exposição temática em Concórdia (SC), berço da Sadia. As celebrações vão mostrar não só a evolução dos traços do Lek Trek ao longo dos anos, mas reforçar toda sua importância para a consolidação da Sadia como uma das marcas mais fortes e inovadoras do país.

Campanha na TV e no digital para conectar gerações

A campanha publicitária especial elaborada pela Africa em homenagem ao aniversário do Lek Trek estreia com um filme na TV e promete trazer novas ativações em todo o país, em diversas ações offline e digitais.

O filme mostra a evolução do design do personagem e como eles se conectaram aos principais lançamentos de Sadia ao longo dos últimos 50 anos. Assim, a Sadia reforça como o Lek Trek foi fundamental para conectar a marca com os brasileiros, apresentando ao público os principais benefícios de produtos como pratos prontos congelados, lanches prontos e empanados.

As redes sociais, como Facebook e Instagram de Sadia, trarão conteúdos divertidos, que conectam o Lek Trek com os principais ícones da cultura pop mundial. Pôsteres vão mostrar como a mascote se mantém contemporâneo por acompanhar os ícones de cada década, preservando sua modernidade e a jovialidade, sempre conectando as evoluções no design.

Os tiktokers também poderão entrar na festa. Isso porque Lek Trek estará presente para um Challenger que desafiará os usuários a dançar e se engajar com seu aniversário. Para isso, a Sadia trará uma nova versão da música tema da marca, remixada a partir de um hit de grande sucesso nacional.

Outra ação interativa será álbum de figurinhas virtual exclusivo do personagem, valendo cupons de desconto no e-commerce da BRF, o Mercato em Casa, https://www.mercatoemcasa.com.br. A dinâmica conduzirá o usuário a clicar nas áreas vazias de cada figurinha, para ter acesso a uma pergunta. Caso escolha a figurinha correta, que responde à questão, o espaço será preenchido com o “cromo” correspondente. Ao completar o álbum, o desconto no Mercato em Casa será liberado. O álbum está disponível em https://www.sadia.com.br/lektrek50anos.

E para inaugurar as ações, a Sadia abriu uma exposição temática no Memorial Attílio Fontana, em Concórdia (SC), cidade de fundação da marca. A celebração acontece graças à importância da mascote para a marca, que visa também homenagear gerações de colaboradores e presentear a cidade berço da Sadia. Na exposição, que ficará aberta ao público até novembro, os apaixonados pelo Lek Trek poderão conferir de perto a evolução do traço do personagem, sua trajetória e todas as curiosidades em torno de uma das mascotes mais queridas do Brasil.

“A Sadia é a marca mais admirada do Brasil e o Lek Trek tem muito disso. Ele nasceu como ‘o frango mais veloz do mundo’ e assim continua nas casas, nas cozinhas e nos corações dos brasileiros”, comenta Sergio Gordilho, copresidente e CCO da agência Africa. “Outras mascotes foram criadas depois disso, mas nenhuma conseguiu acompanhar seu sucesso, muito provavelmente pelo Lek Trek ter saído do traço de um gênio como o Petit”.

Uma história contada em imagens

O simpático mascote foi criada por Francesc Petit em 1971 e primeiramente batizada como “Frango Veloz”. Sua apresentação ao público foi em campanha publicitária para o lançamento do frango defumado Sadia. Para marcar a inovação do item e valorizar a rapidez do preparo, nasceu o personagem. Seu design foi inspirado nos pilotos de automobilismo, por isso vestia óculos e um capacete de corrida, representando que Sadia é uma marca sempre atenta aos avanços tecnológicos para trazer ganho de tempo na rotina.

Iniciou-se aí uma nova era, com Lek Trek apresentando produtos que materializam o propósito da Sadia de estar ao lado das famílias brasileiras, trazendo novidades cheias de sabor e praticidade que construíram muitos dos hábitos alimentares que conhecemos hoje.

O carisma da mascote refletiria ao longo dos anos a personalidade da marca, tornando-se um dos pilares de reconhecimento e proximidade com os consumidores. Lek Trek causava tamanha comoção entre os brasileiros que, em 1985, o país inteiro se engajou no concurso cultural que enfim definiria o seu nome – um dos primeiros a serem realizados na história do marketing nacional. O concurso era inovador por si só, pois trazia um conceito que ia além de uma promoção, uma proposta verdadeiramente visionária de envolver o consumidor no desenvolvimento de elementos de construção de marca. Foi assim que o “franguinho veloz da Sadia” passou a se chamar “Lequetreque” – posteriormente alterado para a forma atual, Lek Trek.

Ao contrário de muitos outros personagens da sua época, ele mostra-se cada vez mais contemporâneo, graças às constantes atualizações de seu design e suas marcantes participações nos lançamentos de Sadia.

“O Lek Trek é um legado da marca Sadia e um dos pilares que reforçam os valores da marca: carisma, inovação, velocidade, afeto e praticidade. É um motivo de orgulho para a nossa história, visto que ele se tornou um ícone da publicidade nacional. Com a campanha, pretendemos celebrar sua importância para os brasileiros, já que ele faz parte da memória afetiva de gerações de consumidores e apresentou produtos que construíram muitos hábitos alimentares”, ressalta Gisela Toledo, gerente executiva da Sadia.

Serviço – Exposição 50 anos Lek Trek

Terças a sábados, das 14h às 19h

Endereço: Memorial Attílio Fontana – Rua Romano Ancelmo Fontana, 675
Centro – Concórdia/SC

Entrada gratuita

Ficha técnica

Título: Inovação

Agência: Africa

Anunciante: BRF

Produto: Sadia

CCO: Sergio Gordilho

Diretor Executivo de Criação: Rynaldo Gondim

Criação: Rynaldo Gondim, Pedro Guerra e Eduardo Vares

Diretor Executivo de Criação Digital: Rodrigo Marangoni

Diretor de de Criação Digital: Wilson Ferrari

Criação: Bruno Cavalcante e Murilo Israel

Gerente de Conteúdo: Dayana Teixeira

Conteúdo: Marina Soares

VP de Operações e Atendimento: Carolina Boccia

Atendimento: Maira Bandeira, Débora Bettoni, Ingrid Lobo, Thais Guarlotti e Paloma Oliveira

Mídia: Agnieszka Halina Porada, Luciana Prado, Camila Artacio, Giovanna Passo, Andreína Clemente, Gislayne Neto, Alinne Lopes, Eduardo Brandão e Paulo Henrique

Planejamento: Aldo Pini, Fernanda Valéria e Mariana Vajas

Produção Agência : Rodrigo Ferrari e Patricia Melito


Produtora Imagem: Vetor Filmes
Direção: Nando Cohen e Mateus de Paula Santos
Direção de fotografia: William Etchebehere
Diretor Executivo: Alberto Lopes
Produção Executiva: Fernando Carvalho e Francisco Puech
Direção de animação 3D: Marcos Samia
Direção de animação 2D: Thiago Martins
Atendimento: Natalia Wandel e Marcia Guimarães
Montagem: Kaue Kabrera
Coordenação de finalização: Clara Morelli e Tatiana Caparelli
Finalização: Equipe Vetor Zero

Produtora de Som: Raw Audio

Direção Musical: Hilton Raw

Atendimento: Carol Peternelli

Produção Musical: Fernando Forni, Ricardo Pinda e Rogerinho Pereira

Finalização: Enrico Maccio e Philip Braunstein

Coordenação de produção: Roberio Barbosa

Locução: Maristane Dresh


Aprovação/Cliente: Marcelo Suarez, Gisela Toledo, Mariana Freitas, Isabella Arão, Rafael Gonçalez, Sharon Harrison e Brunna Sá

Podcast CidadeMarketing

Basicamente, o podcast é um arquivo de áudio que fala sobre um determinado tema. São semelhantes aos programas de rádio criados para o mercado digital, onde você pode fazer downloads e escutar direto no seu smartphone, tablet ou notebook. Ouvindo os Podcasts do CidadeMarketing você ganha um precioso tempo assimilando conhecimento.

Aqui você encontra os podcasts produzidos pela equipe do Portal CidadeMarketing. Conheça mais sobre marketing, empreendedorismo, inovação, estratégias, liderança, marcas e muitos outros assunto do mundo dos negócios. Toda semana temos um resumo das principais notícias.

Nosso conteúdo é desenvolvido com exclusividade para as plataformas digitais e fica disponível toda semana durante todo o ano. A cada semana, um novo programa é gravado sob o comando no nosso editor executivo Thales Brandão e convidados.  Todos os entrevistados do programa são profissionais e professores renomados no mercado e contam sobre suas experiências ou comentam as matérias que foram destaques no portal.

O nosso canal de áudio segue o modelo dos principais Podcasts de sucesso no Brasil e no mundo e focado no comportamento do novo consumidor que preferem baixar programas e ouvir quando e onde quiser, ficando assim bem informado sobre o mundo dos negócios, mesmo sem sinal de rádio ou de internet.

Como Assinar:

Fique por dentro de tudo que acontece no mundo dos negócios. Siga as dicas deste rápido tutorial para assinar os podcasts do CidadeMarketing diretamente pelo seu smartphone, tablet ou notebook! É simples e rápido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui