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BRF assina compromisso para combate às mudanças climáticas e participa de ativações da COP-26

Companhia integra documento “Empresários pelo Clima”, capitaneado pelo CEBDS, que será apresentado pelo setor empresarial brasileiro em evento na Escócia

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Divulgação

A BRF, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, é uma das signatárias do compromisso “Empresários pelo Clima”, que será entregue pelo setor empresarial brasileiro na Conferência sobre o Clima (COP-26), em novembro, na Escócia. No documento, um grupo de mais de 100 empresas e 10 entidades setoriais defendem medidas para uma economia de baixo carbono e o protagonismo do País nas negociações relacionadas. O movimento foi liderado pelo CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), em parceria com outras entidades do setor.

“Cada vez mais, a prioridade é acelerar a implementação de ações efetivas e continuadas, de forma colaborativa, para o enfrentamento do aquecimento global. O posicionamento Empresários pelo Clima é resultado desse espírito de cooperação, presente também entre empresas compromissadas com uma agenda de desenvolvimento sustentado, que vêm mobilizando todos os seus públicos em torno dos impactos das mudanças climáticas”, afirma Lorival Luz, CEO Global da BRF. “Estamos determinados a fazer mais e com maior rapidez ao longo da cadeia, com interdependência, para garantir a meta de sermos Net Zero até 2040. Nós entendemos que, na BRF e no setor privado de maneira geral, só alcançaremos a urgência necessária na descarbonização das operações com o envolvimento de todos”, complementa.

Em parceria com o CEBDS, a BRF também marcará presença em uma série de ativações relacionadas à COP-26. A Companhia acredita na importância da troca entre diversas frentes que ocorrerá no mais importante evento ambiental do momento, quando serão definidos os próximos passos para contenção dos avanços das mudanças climáticas. Em junho, a empresa já assumiu o compromisso de ser Net Zero até 2040.

“A mudança climática é um desafio global urgente e todos precisam fazer sua parte para reverter esse quadro.  O “Empresários pelo Clima” e nossa participação junto ao CEBDS na COP-26 reforçam a importância que o tema tem em nossas atividades. Somos uma das maiores empresas de alimentos do mundo e temos consciência da nossa responsabilidade com as pessoas e com o planeta. Estamos nos movimentando para fazer cada vez mais, alinhados aos nossos compromissos e ao nosso planejamento estratégico Visão 2030”, reforça Grazielle Parenti, vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da BRF.

Com o compromisso em ser Net Zero até 2040, a BRF atuará na redução das emissões diretas geradas pelas suas operações (Escopo 1), indiretas originadas pelo consumo de energia elétrica ou térmica (Escopo 2) e as emissões indiretas e que não pertencem à empresa (Escopo 3), além de neutralizar emissões residuais.

Para atingir essas metas, a BRF identificou um conjunto de iniciativas em quatro frentes prioritárias para a sua cadeia de valor, que incluem a compra sustentável de grãos, fomento à agricultura de baixo carbono, aumento do uso de energia renovável e incremento da eficiência operacional.

Em energia, a empresa está priorizando a produção gerada por fontes limpas, como eólica e solar, e a meta é alcançar 50% de energia elétrica provenientes dessas fontes até 2030 em suas operações. A BRF fechou recentemente parceria com a AES para a construção de um parque eólico, e com a holding brasileira Pontoon para a criação de um complexo de energia solar. Com os dois projetos será possível garantir a energia necessária para atender dois terços das necessidades das unidades da Companhia no Brasil.

Com foco em seus produtores, a BRF firmou um convênio em parceria com o Banco do Brasil, que disponibilizará R$ 200 milhões em limites de crédito para financiar investimentos na instalação de painéis de energia solar nas granjas dos integrados.

Em agosto, houve o anúncio da Política de Compra Sustentável de Grãos. Alinhada ao compromisso assumido publicamente em 2020, de garantir a rastreabilidade de 100% dos grãos adquiridos na Amazônia e no Cerrado até 2025, a Política reforça o objetivo da empresa em ter uma cadeia de fornecimento mais sustentável.

Além dessas ações, a BRF também deu início à implementação de testes com carros elétricos em sua frota comercial, o que reduz significativamente a emissão de gases de efeito estufa e foi a primeira empresa brasileira a fazer uma parceria com a startup israelense Aleph Farms, para atuar no desenvolvimento de carne cultivada e comercializar a proteína celular no mercado brasileiro até 2024.

Como membro fundador do Programa Brasileiro GHG Protocol e como uma das empresas que detém o Inventário de GEE Selo Ouro, a Companhia segue, há mais de 10 anos, a metodologia da iniciativa para o cálculo do seu inventário anual de gases de efeito estufa. O comprometimento com a transparência de relato das emissões e a busca por uma economia de baixo carbono rendeu à BRF a inclusão no Índice de Carbono Eficiente (ICO2) da B3.

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Editor Executivo do Portal CidadeMarketing.com.br > Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Sergipe. Possui MBA Executivo em Administração com ênfase em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - Rio de Janeiro. Consultor, Palestrante e Pesquisador sobre Empreendedorismo, Marketing, Redes Sociais e Negócios Digitais. Professor, Palestrante TedxTalks e Campus Party.

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