Início Notícias Com investimento de 300 milhões, BRF inaugura unidade em Seropédica, região metropolitana...

Com investimento de 300 milhões, BRF inaugura unidade em Seropédica, região metropolitana do Rio de Janeiro

Planta vai abastecer toda a região Sudeste com salsichas da marca Perdigão, a mais consumida do País

0
Divulgação

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, inaugura hoje sua primeira unidade exclusivamente dedicada à produção de salsicha do País, localizada no município de Seropédica, região metropolitana do Rio de Janeiro.  Com investimento de R$ 300 milhões e geração de 400 empregos diretos até o primeiro trimestre de 2022, a planta já inicia suas operações como uma das mais avançadas no conceito de Indústria 4.0 e conta com diversos projetos que tornam a produção mais sustentável. Esta é a 40ª unidade da BRF no mundo e a 35ª no Brasil. No Estado do Rio de Janeiro, a BRF possui também um Centro de Distribuição em Duque de Caxias.  

Inaugurada no mesmo dia que a BRF completa 87 anos de existência, a planta possui 30 mil m² de área construída em um terreno de mais de 300 mil m² e vai produzir inicialmente salsichas da marca Perdigão, a mais consumida no Brasil, com 39,3% de market share valor. A escolha de Seropédica para abrigar a unidade foi estratégica, já que o município está localizado próximo ao arco metropolitano e a Rodovia BR 116 (Via Dutra), o que garante facilidade no recebimento de matérias-primas, insumos e no escoamento da produção de forma eficiente para todo o Sudeste, que é um dos maiores mercados consumidores de salsichas do País. Estudo realizado pela Kantar no primeiro semestre aponta que salsicha ocupa o quinto lugar em frequência de consumo dos brasileiros.

“Esta inauguração acontece em um momento importante para a BRF, quando estamos investindo cerca de R$ 2,5 bilhões em diversos estados para ampliação e modernização de nossas unidades, tendo em vista o avanço da estratégia de crescimento Visão 2030. Seropédica é um exemplo de tecnologia de ponta e sustentabilidade e tem papel importante para cumprir nossos compromissos ambientais e sociais”, destaca Lorival Luz, CEO global da BRF.

Desde o projeto inicial, a construção da unidade foi concebida com menor gasto de energia e mínima geração de resíduo sólido. A planta conta com luz natural em parte de suas instalações, além de utilizar energia limpa de aproximadamente 600 painéis solares, ocupando uma área de 1.320m2, com geração de mais de 10% da energia consumida na unidade. A água e os resíduos serão reaproveitados em diversos processos da planta, seguindo todas as normas sanitárias vigentes. Tudo isso está de acordo com o Plano de Sustentabilidade da BRF, anunciado em 2020, e que contém os compromissos públicos de curto, médio e longo prazos da Companhia.

Seropédica tem os mais modernos equipamentos, que possibilitam produção em grande escala, com processos mais energeticamente eficientes. Entre as novidades tecnológicas, toda a operação é controlada online e pode ser acessada por aplicativo mobile. Entre os ganhos mais significativos estão o aumento de eficiência em 5% na produção, por causa de todo o controle digital na unidade. Esse incremento implica em uma diferença significativa: por mês, chegam a representar sete carretas a mais de produtos destinados ao consumidor. Os ganhos de eficiência, prevenção de perdas e controle de qualidade são outras das vantagens competitivas da nova unidade. As informações sobre produção, insumos e estoques estarão todas disponíveis em tempo real, facilitando a tomada de decisões e estratégias da Companhia.

O projeto prevê ainda uma futura expansão, incluindo novas linhas de produção de diversas categorias de alto valor agregado. Além disso, as áreas comuns como administrativa, infraestrutura, caldeiras, refrigeração, armazenamento, entre outros equipamentos, comportam a ampliação. “Temos estudos que mostram a viabilidade do aumento da produção, inclusive de produtos diferentes, visando o mercado interno. Nossa produção atual do projeto comporta 140 toneladas/dia, mas podemos facilmente dobrá-la, atingindo 280 toneladas/dia”, finaliza Vinícius Barbosa, vice-presidente de Operações e Suprimentos da BRF.

Proteção ambiental

A Companhia incluiu em seu projeto formas de preservar a fauna e flora local, como por exemplo, o monitoramento dos Rivulídeos – peixes raros encontrados apenas em poças d’água em épocas de chuva. A Companhia firmou ainda convênio com a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da UFRRJ (Fapur), para que o processo de acompanhamento da qualidade da água, do habitat e a análise de parâmetros populacionais dos peixes possam abastecer os bancos de dados de órgãos ambientais, além de manter ações de manejo e conservação da espécie.

Também como parte das iniciativas sustentáveis da unidade, a BRF, junto à prefeitura de Seropédica e ao Programa Olhos D’água, do Instituto Terra, realizou o plantio florestal de uma área de 11.300m² na bacia do Rio Guandu, principal provedora de água para a cidade do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense. O plantio foi efetuado no entorno de uma nascente, que é fonte de água para um produtor rural da região e será mantido pela Companhia pelos próximos três anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui