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Lucro do Banrisul cresce 135,3% no 2º trimestre de 2021

No primeiro semestre de 2021, o Banrisul atuou no fomento do desenvolvimento sustentável do Estado.

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O Banrisul alcançou, no segundo trimestre de 2021, lucro líquido ajustado de R$ 281,9 milhões, representando uma expansão de 135,3% frente igual período de 2020; e rentabilidade ajustada anualizada de 13,1% sobre o patrimônio líquido médio. No primeiro semestre, o resultado ajustado atingiu R$ 560,8 milhões, 48,6% acima do registrado no mesmo período de 2020. O crescimento do período reflete, especialmente, o menor fluxo de despesa de provisão para perdas de crédito, a redução das despesas de pessoal, margens financeiras pressionadas, além do consequente maior volume de tributos sobre o lucro.

No primeiro semestre de 2021, o Banrisul atuou no fomento do desenvolvimento sustentável do Estado. Uma das medidas promovidas no período, possibilitando a manutenção e crescimento das empresas e geração de emprego e renda, foi o lançamento da linha de crédito Banrisul Giro FGI, permitindo que mais empresas tivessem acesso a novos recursos, contando com a garantia do Fundo Garantidor para Investimentos – FGI. Foram lançadas, ainda, novas linhas de crédito destinadas a microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas, além de linhas de repasse da Finep direcionadas à inovação tecnológica e à indústria 4.0.

CRÉDITO

A carteira de crédito do Banrisul registrou saldo de R$ 36,6 bilhões em junho de 2021, incremento de R$ 674,2 milhões ou 1,9% nos 12 meses, período em que a estratégia comercial manteve-se voltada à seletividade na concessão de novos créditos, visando a preservação da qualidade da carteira de crédito. Como resultado desta estratégia, o índice de inadimplência acima de 90 dias, em junho de 2021, foi de 2,23% e permanece nos menores níveis históricos registrados pelo Banco.

O crédito comercial pessoa física, refletindo a estratégia de negócios da instituição, apresentou crescimento de R$ 543,1 milhões ou 2,5% nos 12 meses, alcançando R$ 21,9 bilhões em junho de 2021. A evolução foi influenciada, especialmente, pelo incremento do saldo das operações de crédito consignado, que registraram o montante de R$ 17,1 bilhões em junho de 2021.

O Banrisul, com o objetivo de conferir segurança, agilidade e conveniência aos seus clientes, manteve a estratégia de ampliação de acesso ao crédito consignado por meio do aplicativo Banrisul Digital e Home Banking. Por meio desses canais, foi disponibilizado a funcionalidade para aposentados e pensionistas do INSS e para mais 80 convênios de crédito consignado municipais e estaduais.

As operações de crédito comercial pessoa jurídica apresentaram saldo de R$ 6,2 bilhões em junho de 2021, com crescimento de R$ 210,3 milhões ou 3,5% em relação a junho de 2020. O resultado é devido, principalmente, às linhas de capital de giro, diante do aumento dos volumes concedidos em linhas emergenciais de acesso ao crédito, o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), e o Programa Emergencial de Acesso ao Crédito (PEAC).

AGRONEGÓCIO

O Banrisul tem apresentado evolução consistente de sua participação no segmento do agronegócio no Rio Grande do Sul, com crescimento na ordem de 104% e 165% nas linhas de custeio e investimento, respectivamente, no primeiro semestre de 2021, em comparação ao mesmo período de 2020.

O saldo de crédito rural alcançou R$ 3,4 bilhões em junho de 2021, com aumento de R$ 458,6 milhões ou 15,8% frente a junho de 2020. A contratação de operações de crédito de longo prazo com recursos próprios do Banco, por meio da equalização das taxas de juros junto ao Tesouro Nacional; o aumento da base de contratação nas operações de custeio da safra de inverno/2021; a antecipação da contratação das operações de pré-custeio para a safra de verão 2021/2022; e a disponibilidade de recursos e ofertas de diversas linhas de crédito; foram fatores preponderantes para a consolidação do crescimento da carteira e a presença mais destacada do Banrisul no segmento do agronegócio gaúcho.

O primeiro semestre de 2021 foi marcado por iniciativas de maior aproximação das equipes comerciais com entidades representativas do setor agrícola, como empresas de assistência técnica, revendas de máquinas agrícolas, cooperativas de produção e coordenações regionais. O Banrisul também esteve presente em eventos agrícolas, antes realizados presencialmente, que ocorreram de forma virtual em razão do momento sanitário.

O Banrisul, no dia 08 de julho, fez o lançamento do maior Plano Safra de sua história. No ciclo 2021/2022, serão disponibilizados R$ 5,2 bilhões em crédito, 27% a mais do que na safra anterior. A expectativa do Banco é beneficiar mais de 50 mil produtores rurais. Do total disponível nesta safra, R$ 4,5 bilhões serão destinados ao custeio, comercialização e industrialização, enquanto R$ 700 milhões ficam direcionados a investimento. Na safra 2021/2022, as linhas de investimentos terão direcionamento estratégico para práticas sustentáveis no campo, como agricultura de baixo carbono, energia fotovoltaica e biodigestores, além de irrigação, solos e armazenagem.

SUSTENTABILIDADE

Atento aos desafios da atualidade, o Banrisul possui diversas iniciativas em favor da sustentabilidade e trabalha para melhorar continuamente a integração de princípios sustentáveis em sua estratégia de negócios, cultura organizacional e atividades diárias. As diretrizes de sustentabilidade das empresas do Banrisul são estabelecidas pela Política de Responsabilidade Socioambiental do Banrisul, disponível no site da instituição. Como signatário do Pacto Global das Nações Unidas, desde 2013, o Banco é aderente à maioria dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, atuando em várias ações para aprimorar a integração desses princípios em suas práticas de negócios.

Entre os avanços na gestão para a sustentabilidade, durante o primeiro semestre de 2021, destacam-se algumas ações relacionadas às mudanças climáticas, para impulsionar a transição para uma economia de baixo carbono, como a adesão ao Programa Brasileiro GHG Protocol. Ainda com foco na redução dos gases de efeito estufa, foi iniciado o projeto para migração das unidades consumidoras para energia de fonte renovável. Este projeto contempla estudos de mapeamento de características de unidades consumidoras do Banrisul, para estabelecimento de plano e prazos para efetivar esta troca para energia de fonte renovável. Também no período, o Banrisul realizou a adesão ao Carbon Disclosure Project (CDP), ampliando a transparência na evolução dos projetos, produtos e ações relacionados às mudanças climáticas.

Diante do compromisso assumido com o desenvolvimento sustentável, o Banrisul está atento às demandas e exigências crescentes do mercado financeiro nos aspectos socioambientais. Em seu portfólio de produtos, possui linhas específicas destinadas a atender a demanda por soluções de energias renováveis, com o objetivo de incentivar a utilização de energia limpa por parte dos consumidores pessoas física e jurídica, como o CDC Sustentabilidade e linhas de crédito com repasse do BNDES, Finame Baixo Carbono e Programa Fundo Clima. No mesmo sentido, disponibiliza linhas de crédito com o objetivo de promover a redução das emissões de gases de efeito estufa, oriundos das atividades agropecuárias, e a adoção das tecnologias de produção sustentáveis, por meio do Programa ABC, utilizando recursos próprios do Banrisul, equalizados diretamente pelo Tesouro Nacional. Ao final de junho de 2021, a linha de crédito CDC Sustentabilidade, destinada a financiar a aquisição de equipamentos de energia solar e limpa, registrou saldo de R$ 219,5 milhões – aumento de 88,5% frente junho de 2020 – distribuídos em 6.045 contratos.

O Banrisul trabalha em ações que auxiliam na recuperação de ecossistemas e que promovem conscientização sobre sustentabilidade. Entre elas, destaca-se o Programa Sementes, criado em 2008, que estimula o desenvolvimento rural sustentável, distribuindo diversas variedades de sementes agroecológicas para as comunidades. No primeiro semestre de 2021, foram distribuídas 117,3 milhões de sementes para 6,5 mil famílias em diversas regiões do Estado.

SEGURIDADE

O Banrisul disponibiliza aos clientes portfólio amplo de produtos de seguridade, com seguros de pessoas e patrimoniais, títulos de capitalização e planos de previdência complementar, buscando soluções que atendam às necessidades dos clientes. O primeiro semestre de 2021 foi marcado pela melhoria de sistemas e processos, campanhas e ações de vendas aos clientes e pela ampliação dos produtos disponibilizados de forma remota, fazendo frente ao distanciamento social verificado no período.

Esse primeiro semestre também foi marcado pela entrada em operação da Banrisul Corretora de Seguros S.A., que vem gradativamente absorvendo a operação de seguros do Banrisul. Nesse contexto, a arrecadação de prêmios de seguros, contribuições de previdência e capitalização atingiu, no primeiro semestre de 2021, R$ 1,1 bilhão, e as receitas totais atingiram R$ 141,7 milhões no período.

CANAIS DIGITAIS

O Banrisul trabalha constantemente para aperfeiçoar seus canais digitais, com foco em ampliar a gama de serviços disponíveis e otimizar a jornada e experiência dos seus clientes e usuários.

Nos seis primeiros meses de 2021, os canais de Internet BankingHome e Office Banking – e Mobile Banking (Minha Conta, Afinidade e Office app, acessados por meio do aplicativo Banrisul Digital) tiveram 205,8 milhões de acessos, equivalendo a uma média de 1,1 milhão de acessos diários. A quantidade de transações financeiras realizada nesses canais registrou incremento de 10,3% e o volume transacionado 13,9% superior, se comparados ao mesmo período de 2020.

O serviço Pix apresentou melhorias no período, como a disponibilização de pagamento e recebimento Pix no Office Banking, agendamento e consultas de operações agendadas, geração de QRCode, majoração e possibilidade de personalização do limite para operações de Pix e inclusão de canal de comunicação Pix no Banrisul Digital.

VERO

A Vero, em junho de 2021, contava com 140,1 mil estabelecimentos credenciados ativos. No primeiro semestre, foram capturadas 167,7 milhões de transações e o volume financeiro transacionado totalizou R$ 16,5 bilhões, refletindo crescimento de 20,2% frente ao primeiro semestre de 2020.

No app Vero Wallet, o onboarding foi atualizado com a inclusão de novas funcionalidades. O QR Code Vero Wallet passou a ser gerado no modelo BR Code e foi inserido o recurso Onde tem Vero, permitindo ao usuário encontrar estabelecimentos onde é possível usar a carteira digital. Foi lançada, ainda, a área do Vendedor no app Vero, disponibilizando espaço exclusivo e simplificado para consultar vendas virtuais realizadas pelo empreendimento.

CARTÕES DE CRÉDITO

O Banrisul encerrou o primeiro semestre de 2021 com uma base de 1,2 milhão de cartões de crédito, nas bandeiras Mastercard e Visa. No mesmo período, foram realizadas 38,5 milhões de transações, o que possibilitou a movimentação financeira de R$ 3,4 bilhões.

A partir de junho de 2021, foram flexibilizadas as condições para contratação e ampliação de limites do cartão de crédito para correntistas no app Banrisul Digital. Mais de 114 mil clientes já utilizaram o serviço e adequaram seu limite. Além disso, no primeiro semestre de 2021, o Banrisul ofereceu sua pulseira de pagamentos, a BanriFast, também para usuários de cartões adicionais. Já foram solicitadas mais de 14 mil pulseiras e realizadas cerca de 100 mil transações. O pedido pode ser realizado pelo aplicativo.

MODERNIZAÇÃO TECNOLÓGICA A modernização tecnológica está embutida no DNA do Banrisul, resultado de constante investimento no setor. No primeiro semestre de 2021, foram investidos R$ 168,8 milhões em transformação digital, ampliação da infraestrutura de TI e o compromisso cada vez maior com a segurança da informação. Assim, o Banrisul avança consistentemente, comprometido com a disponibilização de uma experiência digital cada vez mais completa, eficaz e segura aos seus clientes

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Editor Executivo do Portal CidadeMarketing.com.br > Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Sergipe. Possui MBA Executivo em Administração com ênfase em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - Rio de Janeiro. Consultor, Palestrante e Pesquisador sobre Empreendedorismo, Marketing, Redes Sociais e Negócios Digitais. Professor, Palestrante TedxTalks e Campus Party.

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