Início Notícias Em parceria com a Tembici e apoio do Itaú, Google Maps oferece...

Em parceria com a Tembici e apoio do Itaú, Google Maps oferece recurso com informações em tempo real de bikes compartilhadas em Recife e Buenos Aires

A funcionalidade já lançada em São Paulo e Rio de Janeiro chega à capital de Pernambuco, que conta com mais de 80 estações de bicicletas compartilhadas; Ferramenta indica trajetos considerando as estações de bicicletas compartilhadas mais próximas

0
Divulgação

Com o aumento das buscas por rotas de bicicletas, que se tornou uma tendência mundial principalmente durante a pandemia, a Tembici, líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina, que conta com o apoio institucional do Itaú Unibanco, anunciou há um ano uma parceria com o Google Maps com objetivo de facilitar o acesso às bikes compartilhadas em São Paulo e no Rio de Janeiro. Além das duas cidades, a partir de agora, o recurso, que oferece informações em tempo real sobre as estações de bicicletas compartilhadas, está também disponível para os usuários do aplicativo em Recife, Olinda e Jaboatão de Guararapes, em Pernambuco, e também em Buenos Aires, na Argentina.

Além de indicar o caminho para que a pessoa chegue até a estação a pé e de traçar a rota do caminho a ser pedalado, a nova funcionalidade do Maps também permite que sejam consultadas as quantidades de bikes e vagas disponíveis nas estações, economizando tempo dos usuários e trazendo praticidade e fluidez nos deslocamentos Para isso, após digitar os endereços de origem e destino, serão indicadas as estações com bicicletas e vagas disponíveis mais próximas a estes dois pontos. 

Segundo Arthur Castro, head de produtos da Tembici, a ferramenta tem extrema importância para o usuário e para a construção de cidades inteligentes. “A colaboração entre a Tembici e o Google Maps é muito relevante para nós, uma vez que une sustentabilidade e inovação. Essa expansão trará um ganho ainda maior para os ciclistas de Recife e Buenos Aires, assim como está sendo em outras grandes capitais brasileiras que já disponibilizam o serviço. Além de indicar o caminho para que a pessoa chegue até a estação a pé e de traçar a rota do caminho a ser pedalado, a nova busca também permite que sejam consultadas as quantidades de bikes e vagas disponíveis nas estações, economizando tempo dos usuários e trazendo praticidade e fluidez nos deslocamentos”, comenta o executivo.

A empresa tem investido fortemente em tecnologia e parcerias com foco em ESG, e refletem no crescimento da mesma. Em outubro de 2020, alcançou o mesmo patamar de viagens registrado no começo do ano, antes da pandemia. A Tembici espera superar 15 milhões de viagens realizadas em 2020 e atingir a marca de 25 milhões de viagens neste ano. 

Para Luciana Nicola, superintendente de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Negócios Inclusivos do Itaú Unibanco, a iniciativa reforça a colaboração  entre as empresas e a agenda de impacto positivo do banco. “No ano em que o Bike Itaú completa 10 anos de existência, a expansão da nova funcionalidade do Google para Pernambuco e Buenos Aires reflete a necessidade de incrementar continuamente novas tecnologias em benefício da sociedade, estimulando o uso de modais ativos e contribuindo com a mobilidade urbana sustentável. Estes, inclusive, são objetivos de um dos Compromissos de Impacto Positivo do banco voltado ao investimento social privado.”

As instruções para rotas de bicicletas no Google Maps foram lançadas há dez anos. Desde então, a plataforma investe no desenvolvimento de novos recursos para os usuários de bikes em todo o mundo. Somente em 2020, foram adicionados mais de 150.000 quilômetros de ciclovias no mapa. “Estamos felizes em anunciar a disponibilidade do recurso que mostra informações em tempo real sobre bicicletas compartilhadas agora para Recife e Buenos Aires. Nosso objetivo é sempre fornecer ao usuário informações precisas, úteis e acessíveis sobre o mundo ao seu redor”, afirma Wilson Rodrigues, gerente de Parcerias Estratégicas para o Google Maps na América Latina. 

Tecnologia e cidades inteligentes

Outra inovação lançada em 2020 pela Tembici e implementada de forma gradual em todas as praças este ano, foi a liberação de bicicletas por QR Code no sistema Bike Itaú. A atualização contribui com os novos hábitos de cuidados pessoais exigidos durante a pandemia, uma vez que o usuário não precisa digitar os códigos no dock das estações para destravar a bicicleta, basta aproximar o celular, evitando contato com o equipamento. 

Desde a implementação a adesão tem sido extremamente positiva, já ultrapassando 1 milhão de viagens feitas com a nova função. Além disso, aproximadamente 50% de todos os usuários já testaram a novidade, que reduz até três etapas no momento da retirada da bike, tornando a experiência do ciclista ainda mais prática e ágil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui