Início Notícias Curta!: ‘Todas as Melodias’: a emocionante história de vida e a potência...

Curta!: ‘Todas as Melodias’: a emocionante história de vida e a potência da obra de Luiz Melodia

Em uma das cenas de “Todas as Melodias” — produzido pela Dona Rosa Filmes e viabilizado pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

0
O cantor e compositor Luiz Melodia (Foto: Daryan Dornelles)

A vida e a obra de Luiz Melodia, que teria feito 70 anos em 2021, são apresentadas no sensível documentário “Todas as Melodias”, de Marco Abujamra. O filme — que, após passar por festivais, estreia com exclusividade no canal Curta! — mostra a trajetória do cantor e compositor através de um rico acervo composto por registros de seu cotidiano e de suas performances musicais, além de entrevistas com pessoas que conviveram de perto com o artista, gravadas exclusivamente para o longa. A narrativa é conduzida por sua esposa, a produtora Jane Reis. 

Por meio desse olhar íntimo e afetivo, o público vai conhecendo a história de um artista completo. Negro e pobre, nascido no Morro de São Carlos, no bairro do Estácio — tema de uma de suas canções mais famosas —, Melodia enfrentou diversos percalços devido a sua cor e a sua origem, mesmo após o reconhecimento na carreira. 

Conhecido pela originalidade e pela elegância de sua poética, além da potência de sua voz, Melodia tem sua vida por trás dos palcos revelada. Da mesma forma que condensava samba, blues e elementos da soul music, suas origens, seu temperamento, seus momentos difíceis e suas conquistas convergem em uma personalidade marcante e carismática. 

O filme conta com a presença de artistas que o conheceram de perto ou que são grandes admiradores. Zezé Motta, Jards Macalé, Céu, Liniker, Arnaldo Antunes e Gal Costa participam, ora através de depoimentos, ora através de apresentações musicais de canções compostas por Melodia. Gal Costa, por exemplo, canta “Pérola Negra” e Arnaldo Antunes, “Magrelinha”. O longa traz ainda imagens antigas do poeta Waly Salomão, analisando e enaltecendo o estilo único do cantor.

Em uma das cenas de “Todas as Melodias” — produzido pela Dona Rosa Filmes e viabilizado pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) —, Jane Reis fala da ausência do marido, com quem fôra casada por 40 anos até ele falecer em 2017: “Não existe possibilidade de ele acabar. Ele segue de várias formas. Ele se transforma, como o Gil diz: vive em trigo, morre em pão”. A estreia é na Segunda da Música, 19 de julho, às 22h20, e a produção será disponibilizada na mesma data no Curta!On.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui