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BB desenvolve solução para monitorar plantio com uso de inteligência artificial

Acompanhamento amplia as soluções digitais do BB no agronegócio

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O Banco do Brasil lança iniciativa para iniciar monitoramento de áreas cultivadas a partir da análise de imagens de satélites públicos. A Mappiá foi desenvolvida em 2020 com o objetivo de oferecer novos serviços aos clientes e ampliar a utilização de soluções digitais nos processos por meio do uso de inteligência artificial. A primeira solução em avaliação contempla o monitoramento remoto das lavouras de soja financiadas pelo BB, atualmente nos estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins, além do Distrito Federal. 

Ela permite aos técnicos rurais acompanhar as informações geradas pelo sensoriamento remoto e o desenvolvimento da cultura financiada. A solução apresenta o percentual e informações relevantes da área plantada e auxilia na localização do empreendimento quando da visita a campo.

Para o diretor de Agronegócios do BB, Antonio Chiarello, o modelo de acompanhamento amplia a atuação do Banco do Brasil no agronegócio, ”com as soluções de sensoriamento remoto, fortalecemos a utilização da tecnologia no agro, promovendo eficiência operacional no monitoramento e nas visitas. Propicia, também, a geração de informações para auxiliar o produtor na gestão e acompanhamento das atividades agropecuárias.

A validação dos dados de sensoriamento utiliza informações por situação de alerta, ano safra, cliente, item financiado e localização. Para facilitar a visualização, são disponibilizadas imagens reais do mapa, com percentuais da qualidade de imagem, área plantada e área com outras situações.

Outros serviços estão no plano da Mappiá e, ao longo deste ano, serão divulgadas novidades, a exemplo da ampliação do monitoramento remoto das lavouras de soja nos demais Estados, a inclusão de lavouras de milho e soluções envolvendo clima, fitossanidade e fases da lavoura para fornecer visões diferenciadas ao produtor rural e auxiliá-lo na gestão das atividades.

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Editor Executivo do Portal CidadeMarketing.com.br > Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Sergipe. Possui MBA Executivo em Administração com ênfase em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - Rio de Janeiro. Consultor, Palestrante e Pesquisador sobre Empreendedorismo, Marketing, Redes Sociais e Negócios Digitais. Professor, Palestrante TedxTalks e Campus Party.

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