Início Notícias Renault Group coloca a França no coração de sua estratégia industrial para...

Renault Group coloca a França no coração de sua estratégia industrial para baterias de veículos elétricos

O Renault Group assina um protocolo de intenções com a startup francesa Verkor, para desenvolvimento e produção em conjunto de baterias de alta performance, tendo em vista adquirir uma participação de mais de 20% do capital da Verkor.

322
0

O Renault Group anunciou hoje sua estratégia para a concepção e produção na França de baterias para veículos elétricos. Etapa essencial do roadmap “Renaulution”, a estratégia de baterias do Grupo se materializa por meio da assinatura de dois grandes projetos de parcerias. Um deles foi firmado com a com Envision AESC, um player global na liderança de tecnologias de baterias e fábricas de baterias inteligentes, digitalizadas e de baixas emissões de carbono, que já é parceira histórica da Nissan. Além disso, uma parceria foi firmada com a Verkor, startup da cidade francesa de Grenoble especializada no desenvolvimento de células de baterias para veículos elétricos. Esta estratégia permitirá melhorar a competitividade e a eficiência do Renault Group em veículos elétricos, acelerar sua transformação industrial e atingir seus objetivos de transição ecológica. 

Estas duas novas parcerias complementam os programas existentes no Renault Group, principalmente o acordo histórico com a LG Chem, que fornece módulos de baterias para a gama de veículos elétricos Renault atuais e para o futuro MéganE. Paralelemente, o Grupo continua as discussões para que a Automotive Cells Company (ACC) passe eventualmente a fazer parte deste ecossistema a partir de 2027. Por outro lado, continuam as pesquisas na Aliança para implantar a tecnologia de baterias de estado sólido até 2030, por meio do projeto ASSB (em inglês, All Solid-State Battery).

“Nossa estratégia em baterias se baseia nos dez anos de experiência e investimentos do Renault Group na cadeia de valor da mobilidade elétrica. Estas novas parcerias com a Envision AESC e a Verkor vão fortalecer consideravelmente nossa posição para assegurar a produção de um milhão de veículos elétricos na Europa, até 2030. Esta é uma etapa importante para aumentar nossa competitividade, ancorar nosso Grupo na atual dinâmica industrial francesa e atingir nosso objetivo de neutralidade de carbono. O Grupo reafirma dessa forma sua vontade de produzir carros elétricos populares, acessíveis e rentáveis na França”, declarou Luca de Meo, CEO do Renault Group.

Envision AESC: uma fábrica gigante em Douai para tornar os veículos elétricos acessíveis no mercado europeu

No âmbito de sua estratégia elétrica, o Renault Group está firmando uma parceria com a Envision AESC, que vai instalar uma gigafactory na cidade francesa de Douai para uma capacidade de 9 GWh em 2024, com o objetivo de atingir 24 GWh até 2030. A Envision AESC, subsidiária dedicada às baterias da empresa global de tecnologias verdes Envision Group, vai investir até 2 bilhões de euros para produzir baterias de última geração, de baixo carbono, seguras e competitivas em termos de custos, destinadas a modelos elétricos, incluindo o futuro R5. Por meio desta parceria, a Envision AESC prevê de criar 2.500 novos empregos até 2030.   

A proximidade da “gigafactory” da Envision AESC com as unidades de produção do polo Renault EletriCity (Douai, Maubeuge e Ruitz), que prevê a criação de 700 novos empregos na região Hauts-de-France, oferece os meios para que o Renault Group fortaleça consideravelmente sua competitividade e eficiência de sua cadeia de produção no mercado de veículos elétricos. 

A “gigafactory” de Douai abre caminho para a produção de uma bateria com baixas emissões de carbono, de acordo com os objetivos do Pacto Ecológico Europeu (European Green Deal), assim como o desenvolvimento de soluções de reciclagem em circuito fechado de resíduos de produção e baterias em fim de vida. Em linha com os compromissos assumidos pelo Renault Group, ela constitui um grande diferencial para atingir a neutralidade de carbono na Europa até 2040 e no mundo até 2050, com os veículos elétricos totalizando 90% das vendas da marca Renault até 2030.

“A missão do Envision Group é ser o parceiro tecnológico net zero para as empresas, governos e cidades de todo o mundo. Por isso, é muito bacana que a Renault tenha escolhido as baterias da Envision AESC para sua próxima geração de veículos elétricos. Ao investir na construção de uma nova “gigafactory” no norte da França, queremos apoiar a transição para o carbono zero aumentando a performance e autonomia das baterias e veículos elétricos, tornando-os acessíveis e disponíveis para milhões de novos motoristas. Esta primeira fase de desenvolvimento permitirá desbloquear futuros investimentos em grande escala, para desenvolver a cadeia de abastecimento local e explorar as possibilidades oferecidas pelo ciclo de vida completo das baterias, principalmente armazenagem de energia, reutilização das baterias, recarga inteligente e reciclagem de ciclo fechado. Isso permitirá abrir caminho para criar milhares de novos empregos verdes com alto valor agregado, em um ecossistema completo de baterias na região”, declarou Lei Zhang, fundador e CEO da Envision Group.

Renault Group e Verkor: uma linha-piloto para produzir baterias de alta performance até 2022 e uma “gigafactory” de excelência até 2026

Complementando sua parceria com a Envision AESC, o Renault Group assinou um protocolo de intenções para se tornar acionista da Verkor, por meio de uma aquisição de mais de 20% de participação do capital, com previsão para fazer parte do consórcio criado em 2020 em torno desta startup francesa visando a responder aos desafios da digitalização, descarbonização e reindustrialização da França e da Europa no setor. 

Juntos, o Renault Group e a Verkor pretendem desenvolver uma bateria de alta performance adaptada aos segmentos C e superiores da gama Renault, bem como aos modelos Alpine, além de participação, por meio do consórcio, na criação de mais de 1.200 empregos diretos em médio prazo. 

Essa parceria se materializaria em um primeiro momento por meio do financiamento de um centro de P&D (Verkor Innovation Center) e uma linha-piloto para a prototipagem e produção de células e módulos de baterias na França, a partir de 2022. Em um segundo momento, a Verkor vai implantar seu projeto de criação da primeira “gigafatcory” de baterias de alta performance da França, com uma capacidade inicial de 10 GWh para o Renault Group a partir de 2026, podendo atingir 20 GWh até 2030. 

A parceria entre o Renault Group e a Verkor será baseada em um roadmap comum, destinado a reduzir em 75% as emissões de carbono do processo de fabricação de baterias em comparação com os processos atuais, bem como implantar uma cadeia de abastecimento que permita rastrear e garantir a disponibilidade das matérias primas destinadas aos veículos elétricos.

“Para nós, é um orgulho trabalhar em parceria com o Renault Group e estamos ansiosos para concretizar, por meio desta parceria, nossa visão comum para implantar a mobilidade elétrica em grande escala. Este grande acordo demonstra o avanço em nosso roadmap, para produzir até 50 GWh de células de bateria até 2030 – constituindo uma pedra angular na implantação de uma cadeia de abastecimento das baterias competitiva, soberana e sustentável na Europa”, declarou Benoit Lemaignan, CEO da Verkor.

A concretização da aquisição de participação no capital da Verkor depende de condições que se aplicam normalmente a este tipo de transação, principalmente a consulta das entidades representativas do pessoal, de acordo com a legislação em vigor.

Artigo anteriorNBA celebra ‘Dia do Orgulho LGBTQIA+’ no Brasil e apoia Grupo Arco-Íris em ação social
Próximo artigoBB desenvolve solução para monitorar plantio com uso de inteligência artificial
Editor Executivo do Portal CidadeMarketing.com.br > Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Sergipe. Possui MBA Executivo em Administração com ênfase em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - Rio de Janeiro. Consultor, Palestrante e Pesquisador sobre Empreendedorismo, Marketing, Redes Sociais e Negócios Digitais. Professor, Palestrante TedxTalks e Campus Party.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui