Início Notícias Ambev homenageia a história da luta LGBTQIA+ com o movimento #OrgulhoResiste e...

Ambev homenageia a história da luta LGBTQIA+ com o movimento #OrgulhoResiste e convoca pessoas a compartilharem suas histórias

Para cada relato de resistência compartilhada nas redes sociais com a #OrgulhoResiste, R$1 será doado para ONGs que apoiam a comunidade LGBTQIA+; campanha tem criação da SunsetDDB

296
0
Reprodução

O movimento #OrgulhoResiste, lançado pela Ambev no mês do orgulho LGBTQIA+, projeta a resistência da comunidade ao longo das décadas e incentiva pessoas a compartilharem suas histórias de resistência para apoiar projetos destinados à população LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade.

Como representação física do movimento em um período em que as pessoas ainda precisam ficar em casa, a Ambev recriou a bandeira do orgulho a partir de três mil latas do portfólio da marca que possuem as cores do arco-íris. Essa bandeira virou um mural de cerca de 30 metros exposto em lugares que marcaram a luta LGBTQIA+ em São Paulo.

O mural passou pela Praça do Ciclista, região da Avenida Paulista onde tradicionalmente é realizada a Parada do Orgulho LGBTQIA+ e que traz uma bagagem histórica de luta da comunidade. Também esteve na Praça Roosevelt e na Praça Ramos Azevedo, na região central da capital paulista, respectivamente.

“Há anos nós apoiamos a causa LGBTQIA+ mudando estruturalmente políticas internas dentro da Ambev e também apoiando ONGs que fazem esse trabalho sociedade. O movimento #OrgulhoResiste quer dar voz e apoio a essa resistência de anos da comunidade LGBTQIA+. Precisamos e vamos continuar nos posicionando a favor de causas como essa que levantam a bandeira do respeito, da união, da empatia, e da igualdade de direitos. Se depender da Ambev, o orgulho continuará resistindo”, afirma Alexandre Costa, Diretor de Marketing Institucional da Ambev.

Nas redes sociais, a marca expandiu a narrativa do movimento com a ajuda de embaixadores da comunidade LGBTQIA+ que seguem convidando o público a também compartilhar suas histórias de resistência. A cada menção de orgulho e resistência compartilhado usando a #OrgulhoResiste, R$1 será doado para ONGs que trabalham com projetos de retificação de nome, educação, empregabilidade, acolhimento e combate à violência de pessoas LGBTQIA+, como Casa 1, Poupatrans, Casa Neon Cunha, Todxs, Acolhe LGBT+ e All Out.

O movimento é mais uma ação da Ambev em prol da comunidade. Desde 2016 a companhia aderiu ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTQIA+ e criou o grupo de funcionários LAGER – Lesbian & Gay & Everyone Respected – destinado a propor e debater políticas internas de respeito e inclusão.

Filme #Orgulho Resiste

A campanha do movimento #OrgulhoResiste tem criação da SunsetDDB. Além do mural, a agência criou um filme lançado neste último domingo (27). Através de uma linha do tempo que narra os principais protestos e movimentos de luta pelos direitos LGBTQIA+ no mundo e no Brasil, ele retrata o histórico de resistência que teve seu início marcado pela Revolta de Stonewall, ocorrida em Nova York, em 28 de junho, e narra os principais acontecimentos LGBTQIA+ no Brasil, destacando fatos como o protesto realizado no Ferro’s Bar, em São Paulo, em 1983; a luta contra a epidemia da Aids, em 1992, e a realização da primeira Parada do Orgulho Gay, em São Paulo, em 1997.

Em contraste com as conquistas, o filme chega a 2021 fazendo um alerta sobre projetos de lei que pretendem restringir a participação de pessoas LGBTQIA+ na publicidade, o aumento de casos de LGBTfobia, e o lamentável dado de que a cada 19 horas, 1 LGBTQIA+ é morto no Brasil. Ao final, um lettering informa que a comunidade LGBTQIA+ ainda luta por igualdade e respeito, e que a Ambev está apoiando essa resistência com ações inclusivas que protegem o direito de pessoas LGTBQIA+ dentro e fora da empresa.

Um filtro que ambienta um microfone 3D nos Stories do Instagram também foi desenvolvido para incentivar as pessoas a criarem falas de resistência que fortaleçam o movimento em 2021.

Para Sergio Mugnaini, CCO (Chief Creative Officer) da SunsetDDB, a campanha #OrgulhoResiste é uma homenagem à história de lutas pelos direitos da diversidade. “A resistência LGBTQIA+ deve ser sempre apoiada. Ainda mais quando, até hoje, ainda vemos decretos, movimentos e pessoas que tentam revogar todos os direitos que a comunidade conquistou desde o início do movimento. Essa campanha é uma valorização dessa luta para que ela possa cada vez mais fortalecer o papel do indivíduo e da coletividade nas transformações sociais”, diz Mugnaini.

**

Link para o filme: https://youtu.be/B-m4K60d9SA

**

FICHA TÉCNICA:

Agência: SunsetDDB

Título da campanha: #OrgulhoResiste

Anunciante: Ambev

CEO: Pipo Calazans

CCO: Sergio Mugnaini

Redator: Filipe Rosado e Pedro Carreira

Diretores de Arte: Felipe Revite e Arthur Borges

Social Media Strategy: Gabriela Campagnucci e Thiago Pomarico

Mídia: Marcelo Aquilino

Atendimento: Anita Souza, Carol Cabral e Bianca Bizello

Produção: Fátima Latorre e Taís Caetano

Aprovação Cliente: Alexandre Costa, Isabela Graça, Luiza Bovino e Lucas Junqueira

Produtora: Bando Studio

Direção: Leandro HBL e Ohana Ribeiro

Produção Executiva e Atendimento: Délio Santiago

Assistência de Direção: Celina Barbi

Coordenação de Produção: Fabiolla Wolf

Gerente Financeira: Amanda Pereira

Coordenação pesquisa imagens: Dane Ben Pessach

Curadoria de conhecimento: Isis Naomi

Licenciamento Imagens: Patricia Iglecio

Finalização: Equipe Bando

Coordenação de Pós Produção: Rafa Hernandes

Montagem: Daniel Fiori

Diretor de Arte/Motion design: Diego Brito

Color Grading: Bleach – Sergio Pasqualino Jr.

Assessoria Jurídica: Eduardo Senna

Produtora de Som: Satelite Audio

Direção Musical: Roberto Coelho, Kito Siqueira, Hurso Ambrifi e Thiago Colli

Atendimento: Fernanda Costa, Carol Araújo e Renata Schincariol

Produção Musical: Kito Siqueira, Roberto Coelho, Hurso Ambrifi, Mike

Vlcek, Thiago Colli, Charly Coombes, Koitty e Helton Oliveira.

Finalização: Carla Cornea, Pedro Macedo, Ian Sierra e Renan Marques.

Coordenação de produção: Ana Cordeiro, Larissa Costa e Giuliana Mendonça

Dublagens: Hurso Ambrifi, Higor Becker , Vitor Mello, Vanessa Krongold, Luan Ferreira,  Juno Haddad, Za Medeiros, Paulo Vasilescu e Dafne Michellepis

Artigo anteriorBB anuncia R$ 135 bilhões para financiar safra 2021/2022
Próximo artigoInstituto Campus Party firma parceria com o Sebrae e lança Fábrica de Empreendedores online
Editor Executivo do Portal CidadeMarketing.com.br > Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Sergipe. Possui MBA Executivo em Administração com ênfase em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - Rio de Janeiro. Consultor, Palestrante e Pesquisador sobre Empreendedorismo, Marketing, Redes Sociais e Negócios Digitais. Professor, Palestrante TedxTalks e Campus Party.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui