Início Notícias Pesquisa de Mercado Cresce aquisição de produtos de segunda mão, aponta pesquisa da Kantar

Cresce aquisição de produtos de segunda mão, aponta pesquisa da Kantar

Com renda familiar reduzida, latino-americanos pesquisam mais antes de comprar

0
Divulgação

Desde o início da pandemia, os hábitos de compras dos latino-americanos foram impactados. Com a redução de salário e o aumento do desemprego, a renda familiar caiu, exigindo que a população se adaptasse para continuar abastecendo a despensa de casa. É o que mostra o estudo Barômetro Covid-19, produzido pela multinacional Kantar, líder em dados, insights e consultoria.

O preço dos produtos, por exemplo, passou a ter maior importância na hora da compra. O quesito se tornou relevante para 78% dos latino-americanos. Nesse contexto, a Argentina é o país que demonstra maior preocupação, com 86% da população atenta ao crescimento dos valores. Procurar por outras marcas (57%) e pesquisar em mais de uma loja (58%) também se tornaram medidas comuns para driblar os valores na região.

Por outro lado, os clientes começaram a apresentar hábitos mais sustentáveis. Por exemplo, 66% dos habitantes da América Latina passaram a dar preferência ao comércio local. Nesse ponto, os brasileiros são os mais engajados (78%). Ainda houve um aumento na aquisição de produtos de segunda mão, que se tornaram a principal escolha para 25% da população dos países da América Latina.

O canal digital foi o maior beneficiado pela pandemia, em especial no Brasil, onde 64% dos entrevistados relataram que, após a imunização, seguirão comprando em lojas online descobertas durante esse período. 

É válido destacar que os novos costumes devem se manter fortes no pós-pandemia. Isso porque é possível notar um movimento em que os consumidores se mostram mais preocupados com o meio ambiente e com o próximo. Nesse cenário, os brasileiros são os que se sentem mais empoderados e comprometidos – 71% dizem poder fazer diferença no mundo com suas ações e decisões, contra a média de 58% da população global. Ainda segundo dados da Kantar, 65% das pessoas acreditam que as marcas têm que se comprometer a gerar um impacto positivo na sociedade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui