Início Notícias Rede Brasil do Pacto Global da ONU lança o movimento #MenteEmFoco

Rede Brasil do Pacto Global da ONU lança o movimento #MenteEmFoco

Idealizada pela InPress Porter Novelli, e com o endosso da Sociedade Brasileira de Psicologia, iniciativa convida empresas a se comprometerem com atitudes concretas para a promoção da saúde mental

193
0
Divulgação

A pandemia da Covid-19 trouxe para os holofotes um tema até então muito estigmatizado, sobretudo no ambiente de trabalho: a saúde mental. Levantamento preliminar do Ministério da Saúde, de 2020, aponta que a ansiedade é o transtorno mental mais presente entre a população, durante a pandemia¹. Em meio a esse cenário, a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e a InPress Porter Novelli, em parceria com a Sociedade Brasileira de Psicologia, lançam #MenteEmFoco, movimento que convida empresas e organizações brasileiras a reconhecer a importância da saúde mental no ambiente de trabalho e a agir em benefício de seus colaboradores, e da sociedade como um todo, para combater o estigma e o preconceito social ao redor do tema. Ambev, Unilever, Hospital Sírio-Libanês, UPS, Grupo Conexa e Mapfre já aderiram ao movimento. 

De acordo com a CEO da InPress Porter Novelli, Roberta Machado, a iniciativa nasce como uma forma de encorajar as empresas a trazer a saúde mental para a pauta de decisões, de forma a priorizar o tema, oferecer suporte e acolhimento aos colaboradores, e dar visibilidade a um assunto tão importante para a sociedade. “Queremos que a saúde mental seja tratada dentro das empresas não apenas como uma medida emergencial, mas como uma estratégia de negócio. Com este movimento, vamos convidar e estimular o setor privado a estabelecer ações concretas e duradouras de suporte psicológico aos seus colaboradores e a criar um ambiente de trabalho equilibrado e saudável”, explica.

As empresas que se tornarem signatárias do movimento, firmam o compromisso de implementar ações sólidas para a promoção da saúde mental:

●     Ter um profissional de referência para aconselhamento e atendimento;

●     Oferecer orientação e manejo de crises;

●     Garantir a avaliação permanente dos colaboradores;

●     Manter gestores engajados, com treinamento para atuar em relação ao tema e orientação sobre as melhores condutas, sendo agentes de transformação e de promoção da segurança psicológica;

●     Criar um programa antiestigma: promover debates abertos e intervenções em grupo com assuntos que busquem reduzir o estigma relacionado ao sofrimento psíquico, inserindo-o como pauta permanente na organização;

●     Promover ações de incentivo à saúde mental: campanhas e iniciativas para incentivar práticas culturais, esportivas, de nutrição, bem-estar, educação, entre outras, a partir de demandas identificadas.

Em contrapartida, as signatárias receberão uma série de conteúdos sobre saúde mental – elaborados pela InPress Porter Novelli em parceria com a Sociedade Brasileira de Psicologia – e participarão da governança do movimento para troca de práticas e aprendizados. Entre as atividades, destaca-se um workshop sobre gestão de saúde mental nas empresas, ministrado em parceria com o Grupo Conexa, player de saúde digital e maior plataforma de telemedicina da América Latina. Em março deste ano, a companhia uniu-se à Psicologia Viva, maior empresa de saúde mental da América Latina.

“A Agenda 2030 da ONU é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade. E as pessoas estão no centro de todas essas ações. São elas que fazem a diferença. Em 2020 fomos atingidos fortemente por uma pandemia terrível, que nos mostrou ainda mais o quanto é fundamental transformar nossa sociedade. Os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) são muito mais do que conceitos, são cada vez mais parte das estratégias de negócios das companhias. E, dentro deles, precisamos cuidar mais e mais das pessoas. Da saúde delas. E a saúde mental é um dos principais pilares dessa estrutura. É por isso que é tão importante termos iniciativas focadas nessa área, como o #MenteEmFoco. Um esforço coletivo, em que contamos com o apoio da nossa rede”, reforça Carlo Pereira, diretor executivo da Rede Brasil do Pacto Global da ONU. O executivo explica que existem planos para a criação de um selo, que poderá ser conferido a empresas signatárias que comprovem, ao passar por uma auditoria independente, a adoção de boas práticas em relação à saúde mental, com base nos compromissos assumidos.

A iniciativa contará com o endosso da Sociedade Brasileira de Psicologia, entidade civil sem fins lucrativos com reconhecida experiência no País. “Vimos que a pandemia tem causado inúmeros efeitos na saúde mental da população brasileira. Um tema tão estigmatizado como este precisa ser tratado com prioridade e mais visibilidade, para mudar a realidade, principalmente no ambiente de trabalho. O movimento surge em um momento crucial para incentivar as empresas a olharem seus colaboradores com mais atenção e empatia, por meio de ações organizadas de atenção à saúde mental”, analisa Ronaldo Pilati, presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia.

O movimento será lançado em um webinar no dia 8 de abril, às 9h, que abordará o papel das empresas na promoção da saúde mental entre seus colaboradores. O evento contará com participação de Carlo Pereira, diretor executivo do Pacto Global da ONU no Brasil, Ronaldo Pilati, presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP), Roberta Machado, CEO da InPress Porter Novelli, Mariana Holanda, diretora de Saúde Mental da Ambev, Ana Paula Franzoti, diretora de Desenvolvimento Organizacional e Cultura e Milena Fiori, diretora de Comunicação Interna da InPress Porter Novelli. A mediação será de Ana Domingues, diretora do Núcleo de Saúde e Bem-Estar da InPress Porter Novelli.

Para conhecer mais sobre a iniciativa e aderir ao Movimento #MenteEmFoco, acesse https://materiais.inpresspni.com.br/movimento-mente-em-foco.

Referência:

1. Ministério da Saúde divulga resultados preliminares de pesquisa sobre saúde mental na pandemia. Disponível em: https://antigo.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/47527-ministerio-da-saude-divulga-resultados-preliminares-de-pesquisa-sobre-saude-mental-na-pandemia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui