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Na pandemia, MAPFRE iniciou seu programa de inovação aberta

Juntamente com a aceleradora de inovação corporativa e socioambiental WaM - Worth a Million, MAPFRE identificou problemas organizacionais e buscará startups para solucioná-los

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Divulgação

Empresa global especializada no mercado de seguros, a MAPFRE tinha como objetivo acompanhar as mudanças digitais e tecnológicas da sociedade, e implementar um programa de inovação em seus processos. Entretanto, o desafio era: por onde começar? Para Valentim Biazotti, fundador da aceleradora de inovação corporativa e socioambiental Worth a Million (www.wam106.com), que atende multinacionais como Danone e Leroy Merlin, é natural que esse processo gere dúvidas e inseguranças, mas isso não deve impedir a instalação do ciclo de inovação.

“Ao iniciar a nossa jornada com a MAPFRE, percebemos a necessidade de identificar quais eram os desafios mais estratégicos para o negócio naquele momento”, explica Valentim. “Para isso, foi necessário levantar e analisar informações com os responsáveis por traduzir e disseminar a estratégia da organização, uma vez que possuem a visão de quais são os desafios e oportunidades que a organização e suas respectivas áreas possuem. Isso, por vezes, é visto como uma etapa demorada no processo de inovação, mas é um passo fundamental. É a base para identificarmos os pontos-chave e planejarmos a melhor maneira de encontrarmos uma solução ou parceiros que possam solucioná-la”.

MAPFRE Open Innovation 

Internacionalmente, a MAPFRE já atuava com inovação desde 2018, quando foi criado o MAPFRE Open Innovation (MOI), que tem como objetivo principal o fomento da inovação e do setor de seguros. Mas apesar de ser uma iniciativa global, sua atuação é adequada ao local no qual ele se encontra. Aqui no Brasil, o programa foi criado para focar nos colaboradores e no ecossistema de inovação, identificando as dores e oportunidades de acordo com as particularidades da atuação da companhia no país. 

“Juntamente com a área de inovação, estruturamos e rodamos entrevistas com alguns executivos, captando a percepção de cada um”, explica o especialista. E foi por meio da colheita de informações e de dinâmicas posteriores, que a Worth a Million conseguiu identificar as dores e prioridades da companhia. 

“Durante todo o processo, conseguimos mapear 5 desafios a serem priorizados e resolvidos, todos alinhados com as estratégias da MAPFRE. Escutamos mais de 40 colaboradores e estamos prontos para o próximo passo: acionar startups que possam atuar na solução dos problemas”.

Atualmente, a iniciativa avalia as provas de conceito já realizadas para compreender quais serão os próximos passos da parceria entre startup e MAPFRE.

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Editor Executivo do Portal CidadeMarketing.com.br > Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Sergipe. Possui MBA Executivo em Administração com ênfase em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - Rio de Janeiro. Consultor, Palestrante e Pesquisador sobre Empreendedorismo, Marketing, Redes Sociais e Negócios Digitais. Professor, Palestrante TedxTalks e Campus Party.

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