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Webmotors Autoinsights revela os carros mais procurados pelos brasileiros em 2020

Honda Civic, Toyota Corolla e Volkswagen Gol foram os modelos mais visitados do ano; entre as montadoras, as mais procuradas foram Volkswagen, Chevrolet e Fiat

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Levantamento do Webmotors Autoinsights, hub de notícias, dados e informações sobre o mercado automotivo, mostra as preferências dos consumidores na jornada online para compra de veículos em 2020. Ao longo do ano, o Honda Civic conquistou a liderança entre as mais de 224 milhões de visitas realizadas na plataforma Webmotors, além de ser o modelo que recebeu maior número de propostas comerciais. O Honda Civic também foi o mais procurado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste; já no Nordeste, o Toyota Corolla foi o modelo com mais visitas; e, no Norte, foi a picape Toyota Hilux, com destaque para aumento de 35% em audiência na visão Brasil em comparação com 2019.

Mas, apesar de 2020 ter sido um ano desafiador para o mercado automotivo em razão dos impactos da pandemia Covid-19, o levantamento mostra que todos os modelos com maior audiência registraram aumento nas visitas em relação em 2019, o que confirma a paixão dos brasileiros pelos carros e o interesse em comprar um modelo novo ou trocar o que possui. “Além da paixão e do interesse dos brasileiros pelos automóveis, a pandemia mostrou que o carro é uma alternativa segura em termos de saúde quando comparado ao transporte coletivo. O aumento na intenção de compra foi identificado em uma pesquisa realizada pela Anfavea e Webmotors, que revelou que 96% pretendem comprar ou trocar de carro em 2021. Vimos que, nesse período, apesar dos impactos em todas as atividades econômicas, a procura pelos carros aumentou e que a oferta de crédito foi ampliada, estimulando oportunidades nesse mercado”, comenta Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors.

Em âmbito nacional, a segunda e terceira colocações entre os mais visitados e que receberam mais propostas ficaram para o Toyota Corolla e o Volkswagen Gol, respectivamente. Entre os modelos que mais cresceram em número de propostas ao longo do ano, destaque para o Honda HRV (133%), que ocupa o 12º lugar no ranking geral, seguido pelo Jeep Renegade (129%), na 10ª posição, e pelo Chevrolet Onix (116%), em 5º lugar.

Entre as montadoras com maior audiência registradas na Webmotors, a liderança ficou para a Volkswagen, seguida pela Chevrolet e Fiat, repetindo o mesmo resultado de 2019. No que diz respeito ao número de propostas, Volkswagen e Chevrolet permanecem nas primeiras posições, mas o 3º lugar ficou com a Honda, que ocupa o 5º lugar em termos de audiência. Os maiores crescimentos de audiência foram para a Toyota (28%), marca que ocupa a 6ª posição em audiência, Mercedes (26%), em 9º lugar, e a BMW (25%), na 8ª posição, reforçando o aumento na procura por montadoras premium durante a pandemia. É possível notar também o comportamento dos clientes durante a jornada no portal da Webmotors. Potenciais compradores da marca BMW geram 21 visitas antes de enviarem uma proposta. “Nos primeiros meses da pandemia, percebemos um fluxo entre pessoas que estavam descapitalizadas e anunciaram os seus veículos para obterem recursos ao mesmo tempo que vimos compradores capitalizados que buscavam aproveitar a oportunidade para aquisição. Mas, atualmente, temos um cenário de aquecimento do mercado de seminovos provocado pelo fato de as pessoas enxergarem os carros como uma forma mais segura de locomoção, com impacto em valorização desse tipo de veículo”, comenta Eduardo Jurcevic.

Já a Toyota, apresentou o maior crescimento no número de propostas, com aumento de 108%, ocupando o 7ª lugar neste levantamento. Ainda com relação a propostas, o ranking de 2020 teve a seguinte formatação para as categorias: hatchback (1), sedã (2), utilitário esportivo (3), picape (4) e minivan (5). Os modelos picape e van/utilitário apresentaram o maior aumento de propostas por carroceria, com 112% cada, também reflexo da pandemia no comportamento de compra e venda de veículos como alternativa de renda. Os SUVs, contudo, também apresentaram crescimento significativo, com 103%, resultado que confirma o sucesso do modelo no mercado brasileiro. As categorias sedã (67%) e SUV (70%) foram as que apresentaram o maior crescimento nas visitas a anúncios comparado com 2019.

Os carros elétricos cresceram 142% em volume de audiência e 174% em termos de propostas comerciais, com os modelos considerados premium, Toyota Corolla (550%), em 2º lugar, Porsche Cayenne (314%), na 8ª posição, e Volvo XC60 (231%), em 9º lugar, como os com o maior crescimento em visitas. Os carros flex foram os que tiveram o maior número de envio de propostas, seguidos pelos modelos a gasolina (2) e a diesel (3), mas os modelos híbridos apresentaram o maior crescimento, com 174% e em 4º lugar no ranking de propostas por tipo de combustível.

Outra curiosidade foi o crescimento de 65% de audiência por veículos automáticos, passando à frente do câmbio manual, que ocupava a liderança em 2019. O levantamento mostra também maior aumento de audiência por veículos mais novos, com destaque para os modelos fabricados em 2019 (161%) e em 2018 (104%), que representam 26% do share. Já os anos de veículos com mais audiência foram 2013, 2014 e 2015, com 49% do share. “O mercado de seminovos segue em alta, ao mesmo tempo que ocorre a valorização de usados, de modo geral em função do movimento de diminuição da oferta. Adicionalmente, também impactou na formatação desse cenário o fato de a produção de novos ter apresentado patamares de crescimento ao final do ano passado, em comparação com os primeiros meses da pandemia, mas ainda estar muito aquém da demanda decorrente de falta de peças e insumos para a indústria, conforme divulgação da Anfavea no início de dezembro último”, observa Jurcevic.

As cores de carros “queridinhas” dos brasileiros

Em relação às cores de veículos preferidas em todo o Brasil, carrocerias na cor preta foram as mais escolhidas em âmbito nacional, seguida das cores branca e a prata, favoritas em todas as regiões. Branca é a cor preferida em todas as regiões, exceto no Sudeste, que optou pela cor preta e elevou a preferência nacionalmente, em linha com o fato de grande parte da população brasileira estar concentrada nos estados dessa região. De maneira geral, azul foi a cor que apresentou maior crescimento de audiência (20%), apesar de estar em 6º lugar no ranking. Já entre as cinco cores favoritas no ranking geral, a cor com maior crescimento foi o cinza (19%). Branco subiu de 2ª cor mais visitada para 3ª e prata caiu de 2º para a 3º colocação.

Reflexos da pandemia no mercado de automóveis novos e usados

O levantamento apresentou também análise por trimestre, considerando a divisão de 2020 em quatro períodos: antes da pandemia, os três primeiros meses da pandemia, flexibilização da quarentena e último trimestre do ano, respectivamente. Esse estudo também apresenta alguns destaques gerados pelo comportamento do consumidor durante a pandemia da Covid-19. A Volkswagen se manteve como a marca mais visitada durante todo o ano de 2020. Já a BMW cresceu 6% em visitas durante a pandemia, e 12% comparando o período de antes da pandemia com o fechamento do ano. A Fiat se manteve em 3º lugar até o terceiro trimestre, mas caiu para a 4º posição nos três últimos meses de 2020.

O Chevrolet Onix iniciou o período de antes da pandemia como 6º veículo com mais audiência, caiu para 12º durante os primeiros meses da pandemia e, após julho, durante a flexibilização da quarentena, se recuperou, voltando para o 4º lugar, onde terminou o ano. Já o Honda Fit iniciou o ano como 5º veículo com mais audiência, caiu para 11º e, após julho, se recuperou, retornando para o 5º lugar, onde permaneceu até o final do ano. O Fiat Palio começou o ano como 4º mais visitado, caiu para 5º lugar nos primeiros meses, depois caiu mais uma posição (para o 6º), caindo ainda algumas posições até o final do ano, quando ficou em 9º lugar.

Com relação aos tipos de carroceria, a hatchback iniciou o ano como a carroceria com mais audiência, caiu para 2º lugar nos primeiros meses da pandemia e finalizou o ano caindo mais uma posição (3º lugar). As carrocerias SUV, que passaram os três primeiros trimestres do ano em 3º lugar, cresceram e chegaram ao último trimestre na 2ª colocação.

Cenário dos carros novos e seminovos mais otimista para 2021

Volkswagen (1) e Chevrolet (2) se mantêm como as marcas mais acessadas, com destaque para a BMW, que se fortaleceu frente ao ano de 2019, quando estava em 8º lugar, subindo para 3º lugar em 2020, com crescimento de 22% em audiência, resultado associado ao aumento na procura por carros premium. A Fiat (4) e Ford (5) completam o ranking de marcas de veículos novos e seminovos mais visitadas. Assim como no cenário geral, foi observado o crescimento em audiência por marcas premium, como a Audi (15%) e Mercedes (8%).

As Top 5 montadoras, quando considerados 0km e seminovos, representam 52,5% do share. A Volkswagen cai 8% nesse levantamento em específico, no entanto, quando consideramos o volume de usados, a marca cresce 17%. Honda foi a marca que mais caiu quando considerado somente seminovos e 0km (-16%), com crescimento de 15% no ranking geral, com usados. Já com relação aos modelos, há uma grande variação no top 5 seminovos e 0km versus ranking geral, onde apenas o Toyota Corolla se manteve na lista dos mais visitados. A Chevrolet Tracker cresceu 515% no ranking de seminovos e 0km.

Nesse início de ano, o mercado de veículos novos e seminovos está mais otimista com relação à recuperação. Na pesquisa da Anfavea e Webmotors, por exemplo, é possível identificar que um fator relevante para projeções de crescimento do mercado é o próprio papel do carro como meio de locomoção identificado pelas pessoas como mais seguro que o transporte coletivo. “Ao analisar o comportamento dos usuários do portal da Webmotors que possuem ou não um carro, dados mostram que 70% dos participantes da pesquisa têm intenção de comprar ou trocar o veículo ainda no primeiro semestre desse ano, o que gera perspectivas positivas para toda a cadeia de compra e venda de automóveis”, ressalta Jurcevic.

Confira os rankings de 2020

Novos e usados

Modelos mais visitados                                                              Modelos com mais propostas

1. Honda Civic                                                                                  1. Honda Civic

2. Toyota Corolla                                                                            2. Toyota Corolla

3. VW Gol                                                                                          3. Honda Fit

4. Chevrolet Onix                                                                           4. Hyundai HB20

5. Fiat Palio                                                                                       5. Chevrolet Onix

6. Honda Fit                                                                                      6. VW Gol

7. Chevrolet S10                                                                             7. Fiat Palio 

8. Toyota Hilux                                                                                8. Ford Fiesta 

9. VW Golf                                                                                        9. VW Fox

10. Hyundai HB20                                                                           10. Jeep Renegade

Montadoras mais visitadas                                                       Montadoras com mais propostas

1. Volkswagen                                                                                1. Volkswagen

2. Chevrolet                                                                                     2. Chevrolet

3. Fiat                                                                                                  3. Honda

4. Ford                                                                                                4. Fiat

5. Honda                                                                                            5. Ford

6. Toyota                                                                                           6. Hyundai

7. Hyundai                                                                                        7. Toyota 

8. BMW                                                                                              8. Renault

9. Mercedes-Benz                                                                          9. Mitsubishi 

10. Mitsubishi                                                                                  10. BMW

Modelos mais visitados por região:

Sul / Sudeste / Centro-Oeste: Honda Civic

Nordeste: Toyota Corolla

Norte: Toyota Hilux

Cores mais visitadas (nacional)

1. Preto

2. Branco

3. Prata

4. Cinza

5. Vermelho

Novos e seminovos (fabricados a partir de 2017)

Modelos mais visitados

1. Chevrolet Onix

2. Jeep Compass

3. Fiat Toro

4. Hyundai HB20  

5. Toyota Corolla

6. VW T-Cross

7. VW Polo

8. Ford Ranger

9. Chevrolet Tracker

10. VW Nivus

Marcas mais visitadas

1. Volkswagen

2. Chevrolet

3. BMW

4. Fiat

5. Ford

6. Toyota

7. Hyundai

8. Mercedes-Benz

9. Honda

10. Audi

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Editor Executivo do Portal CidadeMarketing.com.br > Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Sergipe. Possui MBA Executivo em Administração com ênfase em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - Rio de Janeiro. Consultor, Palestrante e Pesquisador sobre Empreendedorismo, Marketing, Redes Sociais e Negócios Digitais. Professor, Palestrante TedxTalks e Campus Party.

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