Início Notícias TIM inicia piloto inédito no Brasil para expansão da banda larga wireless...

TIM inicia piloto inédito no Brasil para expansão da banda larga wireless de alta velocidade já com equipamento 5G

Primeiros clientes iniciaram testes em Bento Gonçalves (RS), Três Lagoas (MS) e Itajubá (MG); Rede 5G DSS com tecnologia FWA levará banda larga sem fio residencial e ajudará na digitalização do país

0

Líder na implantação de testes 5G no Brasil, a TIM sai na frente mais uma vez ao iniciar um piloto inédito do primeiro “caso de uso” Bento Gonçalves (RS), Três Lagoas (MS) e Itajubá (MG)que poderá ser expandido em larga escala quando a tecnologia 5G chegar ao Brasil. Desde outubro, e pelos próximos seis meses, cerca de 300 clientes TIM estão recebendo equipamentos 5G em suas residências para testarem, sem custos extras, uma nova experiência de conectividade com a ativação da rede 5G DSS (sobre as frequências atuais 4G) na tecnologia FWA pela operadora. O objetivo é levar banda larga residencial de altas velocidades através da rede móvel e já oferecer uma experiência que evoluirá com o 5G.

Com a novidade, a TIM passa a ser a primeira operadora a entregar aos clientes equipamentos 5G para os testes. Ao habilitar o serviço, a operadora oferece uma amostra do que será possível a partir de 2021, após o leilão de frequências e a ativação das redes 5G, e que permitirá a expansão dos serviços para regiões onde a empresa não atuava, otimizando custos de implantação com o uso de tecnologia wireless e que viabilizará a ampliação de ofertas de banda larga de ultravelocidades para todo o Brasil.

Os equipamentos foram fornecidos em sistema de comodato e já estão preparados para as futuras redes 5G, sendo necessário apenas uma atualização de software.

Para Alberto Griselli, Chief Revenue Officer da TIM Brasil, o piloto abre um novo caminho na estratégia da empresa para a oferta de banda larga a cidades não cobertas por fibra ótica e prepara consumidores desde já para o futuro da rede de quinta geração: “O 5G traz consigo um potencial de negócios e oportunidades nunca antes visto. É a chance de promover a transformação digital e a inclusão digital de forma mais rápida e eficiente, e assim, atender à crescente demanda por serviços de conectividade de altíssima velocidade.”

“A liderança da TIM no 4G e os fortes investimentos em infraestrutura nos permitiram estarmos prontos desde já para o 5G. Fomos pioneiros nos testes da nova tecnologia no ano passado, fizemos parcerias estratégicas com instituições de ensino e conduzimos as discussões no mercado, movimentando o ecossistema necessário para a implantação da rede de quinta geração. Agora, nos antecipamos, mais uma vez, ao disponibilizar o piloto de um novo serviço para que nossos clientes tivessem, desde já, uma experiência real e diferenciada de banda larga a caminho do 5G de verdade. Vamos vencer as barreiras do Brasil e levar a banda larga para todo país, assumindo o protagonismo no 5G assim como já fizemos no 4G”, complementa Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui