Início Notícias Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro reabre com a exposição Gente...

Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro reabre com a exposição Gente Peixe

0
Divulgação

O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) inaugura neste sábado, dia 31/10, sua primeira exposição aberta ao público, após sete meses com as portas fechadas, devido às medidas restritivas adotadas contra a pandemia de Covid-19. Centrada nos povos do Alto do Rio Negro, no Amazonas, Gente Peixe propõe uma viagem imersiva à cultura de uma das mais ricas regiões etnográficas do Brasil, caracterizada pela grande e variada produção de cultura material.

Apoiada em relatos míticos sobre a origem do mundo, das pessoas e das coisas, a exposição levará o visitante do CRAB a descobrir histórias, origens e territórios relacionados ao modo como estes povos milenares da bacia amazônica criam objetos como expressão de sua cultura e criatividade. Uma obra que com certeza vai impressionar o visitante é a imensa Cobra Canoa confeccionada em arumã que, segundo a lenda, viaja pelo Rio de Leite.

E por que o nome Gente Peixe? “Para os indígenas dessa região, a criação da humanidade seguiu um ritmo de transformação: primeiro vieram os objetos, depois os peixes e, por fim, os humanos”, afirma a curadora da mostra Rozana Trilha. “Os indígenas tem uma dinâmica de pensamento diferente da nossa, que é linear. O deles é circular, o que permite essa inversão de objeto surgir antes do homem”, explica Rozana.

“Vamos expor inúmeros objetos feitos à mão pelos povos que habitam o Alto do Rio Negro. Eles criaram essas peças como expressão de sua vida e religiosidade. É a primeira mostra aqui no CRAB totalmente dedicada à cultura indígena brasileira”, diz Rony Oliveira, diretor-gerente do CRAB.

O CRAB seguirá o protocolo de segurança para proteção de seus visitantes, com agendamento da visita (pelo link: http://bit.ly/AgendamentoCRAB), capacidade reduzida, distanciamento, aferição de temperatura e álcool gel em vários pontos do prédio. O CRAB fica na Praça Tiradentes 67, Centro, e funciona de terça a sábado, 10h às 16h. A entrada é gratuita.

Sobre o CRAB

O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), criado em março de 2016 em um prédio histórico da Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro, tem como missão promover o artesanato nacional e contribuir para qualificar a imagem dos produtos feitos à mão no Brasil. O CRAB também dispõe de midiateca e espaços multiuso, como um auditório de 100 lugares e salas para oficinas e workshops. Os ambientes são destinados à capacitação, formação, especialização, pesquisa e experimentação.

Está localizado na Praça Tiradentes, no Centro da cidade, local de memória urbana e um importante distrito criativo do Rio de Janeiro. A região combina valor histórico, cultural, turístico, gastronômico e de entretenimento. Todo o espaço possui uma estrutura moderna e sofisticada que convive com o padrão construtivo do século XVIII. Esse cenário arquitetônico revitalizado valoriza e destaca o artesanato brasileiro, contribuindo para a afirmação cultural da Praça Tiradentes e de sua área de influência. O complexo arquitetônico do CRAB está regido pela legislação de proteção aos bens tombados pelo IPHAN, na esfera federal; pelo INEPAC, na estadual; e pelo IRPH, órgão municipal. Os três prédios fazem parte do Corredor Cultural do Rio Antigo, criado para preservar áreas históricas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui