Início Notícias Jota Quest comemora 25 anos de carreira com turnê “Dias Melhores”

Jota Quest comemora 25 anos de carreira com turnê “Dias Melhores”

684
0
Reprodução/Facebook

A TIME FOR FUN tem o prazer de anunciar que fará parte de uma comemoração histórica. O Jota Quest, um dos principais nomes do pop-rock brasileiro, está comemorando 25 anos de carreira e anuncia um presente especial para os fãs. A partir de junho o grupo estará com a turnê “Dias Melhores” viajando pelo Brasil.

O grupo vai passar por nove cidades: Belo Horizonte (27 de junho), Rio de Janeiro (04 de julho), Recife (15 de agosto), Salvador (30 de agosto), São Paulo (19 de setembro), Porto Alegre (17 de outubro), Brasília (24 de outubro), Curitiba (sem data definida) e Fortaleza (sem data definida).

Com a mesma formação desde sua criação, em meados dos anos 90, a banda dos mineiros Rogério Flausino (voz), Paulinho Fonseca (bateria), PJ (baixo), Marco Túlio (guitarra) e Márcio Buzelin (teclados) promete agitar a galera com essa nova turnê. Os shows terão participações especiais e cerca de duas horas de duração, recheados de hits que os fãs sabem cantar de cor.

A turnê “Dias Melhores” acontece depois do projeto Acústico, com o qual a banda viajou por dois anos, somando mais de 250 apresentações pelo Brasil e por Portugal, com mais de 750 mil espectadores e 350 milhões de visualizações nas plataformas digitais.

Para o vocalista Rogério Flausino, esse ano vai ser muito positivo para o Jota Quest: “2020 será um ano incrível, pois comemoraremos nossos 25 anos de batalha! Não são 25 dias né? É chegada a hora de partir para o novo! E que o futuro seja tão mágico e especial para todos, quanto está sendo para nós! Desde já, agradecemos muito a todo mundo pelo apoio e pelo incentivo de sempre”.

Com mais de seis milhões de cópias vendidas de seus discos e DVDs, dois prêmios “Grammy Latino” e prestes a alcançar a incrível marca de um bilhão de views, plays e downloads nas plataformas digitais, Jota Quest segue sua caminhada como uma das mais queridas e ativas bandas do pop-rock nacional.

Informações sobre vendas de ingressos e os locais dos shows serão divulgadas em breve.

Mas os mineiros não param! Antes da turnê “Dias Melhores”, o grupo parte para a sua primeira turnê oficial pela Europa, onde passará por Paris (FRA), Amsterdam (HOL), Lisboa (POR), Londres (ING), Dublin (IRL), Turim (ITA), Barcelona (ESP) e Madri (ESP).

Clique na imagem e assista ao clipe da música “Dias Melhores” (Acústico)

Sobre o Jota Quest:

Banda brasileira formada em meados dos anos 90, na efervescente cena pop-rock de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais. Com mistura peculiar de black-music (funk, disco, soul) e pop-rock, lançaram em 1995, “J.Quest”, seu primeiro álbum independente que seria o passaporte para um contrato com a gravadora Sony Music com quem construiriam sólida carreira discográfica que já reúne: nove álbuns de estúdio, cinco registros “Ao Vivo”, um álbum “Latino”, e ainda seu recente e aclamado Acústico Jota Quest – Músicas Para Cantar Junto, primeiro unplugged da carreira, que somados a inúmeros singles, videoclipes, remixes, docs. e coletâneas, ultrapassam a casa das oito milhões de unidades vendidas, se aproximando da marca um bilhão de views, plays e downloads digitais.

Curiosidades Jota Quest 25 anos:

– Das festas-universitárias e botecos do underground mineiro até os dias de hoje, a banda Jota Quest já realizou mais de 3.000 apresentações em sua carreira, percorrendo todos os 26 estados brasileiros, além dos Estados Unidos, Argentina, Portugal e Inglaterra, e se prepara para fazer sua primeira turnê oficial pela Europa.

– O nome do grupo, inicialmente “J.Quest”, se deu em homenagem ao famoso desenho animado dos anos 60: “As Aventuras de Jonny Quest”. Em 1998, nome foi “abrasileirado” para “Jota Quest”, tendo como padrinho da mudança um dos grandes ídolos da banda, o cantor e compositor Tim Maia.

– Em seu primeiro álbum pela Sony Music, a banda já atrairia a atenção da cena-pop, tanto por sua irreverência, quanto por sua peculiar fusão sonora entre a black-music (funk, disco, soul) e o pop-rock. Na capa do primeiro álbum e nos shows de sua primeira turnê, os mineiros assumiriam novas personas, aparecendo em cena com suas perucas “black-blondie-powers”, terninhos, óculos e demais acessórios vintages, que ajudaram a criar sua própria new-wave, batizada pela imprensa da época de “brechó-music”. São deste álbum faixas como “Encontrar Alguém”, “As Dores do Mundo”, “Vou Pra Aí” e regravação de “Dance Enquanto É Tempo” de Tim Maia.

– Em seu segundo disco de estúdio, De Volta ao Planeta (1998), a banda atingiria a marca de um milhão de cópias vendidas, embaladas por canções como “Fácil”, “O Vento”, “Sempre Assim”, “De Volta Ao Planeta”, entre outras. A marca seria alcançada novamente em 2003, com o lançamento de seu primeiro registro “Ao Vivo”, em CD/DVD intitulado MTV Ao Vivo Jota Quest gravado em Belo Horizonte, cidade natal do grupo.

– Em 1999, a banda fez o primeiro show da América Latina movido a energia-solar, no campus da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) em Florianópolis. Ainda em 1999, o grupo também realizou, em parceria com o Greenpeace, uma ação de denúncia de extração de madeira ilegal na Amazônia, que foi ao ar na TV Globo, no quadro “Repórter Por um Dia”, do Fantástico.

– O terceiro disco do grupo Oxigênio (2000), teve parte dos direitos autorais doados ao Greenpeace, e teve as participações especiais de Milton Nascimento e Zé Ramalho, além de colaborações artísticas de Nando Reis, Ed Motta, Pepeu Gomes e Carlinhos Brown. São deste álbum as faixas “Dias Melhores”, “O Que Eu Também Não Entendo”, “Tele-Fome”, “Oxigênio”, “Desses Tantos Modos”, entre outras.

– O videoclipe oficial da canção “Dias Melhores”, filmado em 2001, do diretor Pietro Sargentelli, teve como cenário o Centro de Captação de Energia Eólica, em Fortaleza-CE.

– Em 2002, o grupo ganharia sua logomarca definitiva, criada pelo designer mineiro Franklin Araújo, especialmente para a capa de seu quarto álbum de estúdio batizado Discotecagem Pop Variada. Fazem parte deste disco canções como “Na Moral”, com participação especial de Seu Jorge, “Só Hoje”, “Mais Uma Vez”, “Voltar a Ser Feliz” e “Todas As Janelas”.

– A banda já se apresentou ao lado do “Rei” Roberto Carlos em duas ocasiões: em 2005 e 2015. O primeiro encontro aconteceu embalado pelo sucesso da regravação do clássico “Além do Horizonte”, de Roberto e Erasmo Carlos, lançada como single de estreia do seu quinto álbum de estúdio Até Onde Vai. São também deste álbum as faixas “O Sol”, “Palavras de um futuro Bom” e “Já Foi”. Essa temporada traria ao grupo os prêmios MTV de Melhor Clipe-Pop (“O Sol”), e Prêmio Multishow de Banda do Ano.

– O grupo já subiu ao palco principal do Rock in Rio em três ocasiões no Brasil: 2011, 2013 e 2017. Mas sua estreia no Festival ocorreu mesmo no Rock in Rio Lisboa, em 2006, ao lado de estrelas como Carlos Santana e Roger Waters.

– Ao longo de seus 25 anos a banda esteve presente nos mais importantes festivais e eventos do país, entre os quais: Planeta Atlântida, Pop Rock Brasil, João Rock, SWU, Planeta Brasil, Prime Rock Festival, Festival de Verão Salvador, Virada Cultural SP, Ceará Music, Porão do Rock, Live 8 Rio, I’Music Fortaleza.

– Brazillian Day: a banda já participou de três edições da maior festa brasileira fora do país. Uma edição em Lisboa, em 2013, e outras duas em Manhattan, Nova York, nos anos de 2007 e 2016. Nesta última, a banda convidou ao palco o lendário nova-iorquino Nile Rodgers, e o baixista Jerry Barnes, para uma participação especial histórica.

– Grupo já recebeu seis indicações ao prêmio “Grammy Latino”, tendo recebido dois deles: em 2011, o de “Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro”, por Jota Quest Quinze; e em 2013, “Melhor Álbum de Rock Brasileiro”, por Rock in Rio 2011 – Ao Vivo.

– Em 2010, a banda produziu e lançou um álbum para o mercado latino intitulado Dias Mejores, em parceria com a Sony Music Latino América. O álbum foi produzido pelo argentino Mário Breuer e teve a participação especial da dupla “Illya kuryaki and the Valderamas” na versão latina de “Na Moral”.

– Nas celebrações de seus 15 anos, entre os anos de 2011 e 2012, o grupo realizou uma turnê especial comemorativa batizada “Jota Quest 15 Anos – Na Moral”, que rodou o país com shows exclusivos e com participações especiais de grandes nomes da música brasileira, como: Ney Matogrosso, Erasmo Carlos, Pepeu Gomes, Seu Jorge, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá (Legião Urbana), Marcelo Falcão, Nando Reis, Pitty, Maria Gadú, Lenine, Paulo Miklos, Sandra de Sá, Otto, Wilson Sideral e Dj Roger Dee. Parte destes encontros podem ser ouvidos e assistidos no CD/DVD Multishow Ao Vivo – Folia & Caos, lançado em 2012.

– São também deste período colaborações internacionais com as bandas: Earth, Wind and Fire (Estados Unidos), Maná (México), e El Canto Del Loco (Espanha).

– Os dois últimos álbuns de estúdio do grupo, Funky Funky Boom Boom (2013) e Pancadélico (2015), foram produzidos pelo norte-americano Jerry Barnes e tiveram participação especial do guitarrista e produtor Nile Rodgers, lenda viva do pop-mundial, responsável por clássicos de CHIC, David Bowie, INXS, Duran-Duran, Madonna, Daft Punk, entre outros. Os álbuns receberam ainda a arte de capa de importantes nomes da cultura pop, respectivamente, do californiano Mel Ramos, e dos brasileiros Os Gêmeos.

– A faixa “Blecaute”, do álbum Pancadélico, com as participações especiais de Nile Rodgers e Anitta, recebeu a estatueta de “canção do ano” no Prêmio Multishow de Música Brasileira de 2015.

– Entre os anos de 2017 e 2019, o grupo se dedicou ao seu primeiro projeto “desplugado” batizado Acústico Jota Quest – Músicas Para Cantar Junto. Produzido pelo lendário Liminha e com direção geral de Joanna Mazuchelli, o álbum teve as participações especiais de Milton Nascimento e Marcelo Falcão, e parcerias musicais com Alexandre Carlo (Natiruts), Leoni e Wilson Sideral. Sucesso de público e crítica Acústico já é considerado um dos mais importantes trabalhos do grupo, atingindo a marca de 500 milhões de views, plays e downloads digitais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui