Início Notícias Sesc Pompeia promove debate sobre Interface Cultura, Educação e Tecnologias

Sesc Pompeia promove debate sobre Interface Cultura, Educação e Tecnologias

0
Divulgação

Aspectos estratégicos na interface entre cultura, educação e tecnologias serão debatidos no Sesc Pompeia no dia 5 de novembro em São Paulo como parte do Ciclo Cultura, Educação e Tecnologias em Debate, uma realização do  Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), do Sesc São Paulo e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Os interessados em participar devem inscrever-se por meio da página do CPF Sesc (Centro de Pesquisa e Formação) ou pessoalmente nas unidades do Sesc.

Este é o terceiro encontro do Ciclo, que teve início em setembro. Sob o tema Alfabetização para a cidadania digital, a professora Cristina Ponte (Universidade Nova de Lisboa) parte de dados sobre o uso das TIC em escolas e por crianças e adolescentes e discute a apropriação crítica das tecnologias, com o desenvolvimento da capacidade de leitura reflexiva e analítica das particularidades da cultura digital, concentrando-se nos papéis atribuídos à educação no apoio à formação dos indivíduos e da sociedade.

Confira a programação:

Dia 5 de novembro, terça, das 19h às 21h, no Sesc Pompeia.

Lançamentos TIC Educação, TIC Kids Online e lançamento da 2ª Publicação do Ciclo “Educação, Cultura e Tecnologias em Debate”

Alexandre Barbosa (Cetic.br/NIC.br)

Danilo Miranda (Diretor Regional do SESC-SP)

Fernando Almeida (PUC-SP)

Mesa – Alfabetização para a cidadania digital

Conferência com Cristina Ponte (Universidade Nova de Lisboa)

Mediação de Patricia Blanco

Currículos dos participantes:

Cristina Ponte. Coordena a equipe portuguesa da rede europeia EU Kids Online desde o seu início, em 2006, e faz parte da sua direção. Professora associada com agregação em Estudos dos Media e do Jornalismo, é atualmente coordenadora executiva do Departamento de Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e membro integrado do Instituto de Comunicação (ICNOVA). Tem investigado a relação entre media e gerações, com foco em crianças e jovens e seus ambientes familiares. É co-editora do livro Digital Parenting. The Challenges for Families in the Digital Age (Nordicom, 2018) e autora ou co-autora de artigos sobre o tema. Participa em várias redes e associações internacionais, como Global Kids Online e ECREA, European Communication Research and Education Association.

Danilo Santos de Miranda. Filósofo, Cientista Social e especialista em Ação Cultural. Diretor Regional do Sesc – Serviço Social do Comércio no Estado de São Paulo. Conselheiro em diversas entidades, dentre as quais a Fundação Itaú Cultural, Fundação Padre Anchieta, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Rede Nossa São Paulo, Conselho Nacional de Política Cultural, Conselho de Turismo e Negócios da Fecomércio, Conselho Municipal de Turismo da Cidade de São Paulo, Fórum de Educação e Cultura Contemporânea. É membro da Art for the World, com sede na Suíça.

Fernando Almeida. Filósofo e pedagogo, com doutorado em Filosofia da educação pela PUC-SP e pós-doutorado na área da Tecnologias da Educação, pelo CNPq/CNRS, em Lyon-FR. Foi secretário da Educação do município de São Paulo, vice-reitor da PUC-SP. Atualmente é professor titular do curso de pós-graduação em educação: currículo, na PUC-SP.

Patricia Blanco. Graduada em Relações Públicas pela Cásper Líbero, com Pós-graduação em Marketing pela ESPM. É atualmente Presidente Executiva e do Conselho Diretor do Instituto Palavra Aberta. É membro do Conselho de Ética do Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária – CONAR e membro da Comissão Permanente de Comunicação e Liberdade de Expressão do Conselho Nacional de Direitos Humanos. É organizadora de diversos livros, entre eles, Liberdade de Expressão e Campanhas Eleitorais 2018.

Serviço:

Ciclo Cultura, Educação e Tecnologias em Debate

Data: 05/11/2019
Dias e Horários: Terça, 19h às 21h.
As inscrições podem ser feitas a partir de 29 de outubro, às 14h, no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo. 
Local: Sesc Pompeia
Rua Clélia, 93, Pompeia. 
São Paulo – SP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui